Conteúdos

• Ecologia;
• Botânica;
• Consciência espacial;
• Produção textual.

Objetivos

• Conscientizar-se sobre a responsabilidade frente a questões ambientais;

• Refletir sobre hábitos do cotidiano que contribuam para a conservação e implementação da flora em nosso entorno;

• Identificar e catalogar espécies nativas e exóticas da flora, presentes no pátio da escola, relevando a sua importância;

• Sintetizar e organizar dados de pesquisa;

• Criar textos informativos sobre a flora local, a partir da pesquisa bibliográfica e da seleção de dados coletados por meio da observação do ambiente que nos cerca;

• Expandir o conceito de região, país, continente, mapa, globo terrestre.

1ª Etapa: Início de Conversa

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



É importante preservar? Por quê? Para preservar temos, que antes de mais nada, que “conhecer” e o conhecimento dará a importância devida a nossa causa. Aqui valem o conhecimento popular, a pesquisa, a observação, a comparação, a curiosidade, a dúvida, a conscientização.

2ª Etapa: Introduzindo o tema - Filme e questionamentos

Após assistir ao documentário sobre a vida das plantas (link 2, aba Para organizar seu trabalho), os alunos são levados a discutir sobre o assunto, refletindo sobre a importância da vegetação como parte integrante do ecossistema para todo o planeta e sobre a postura da sociedade diante de comportamentos de uso e abuso deste sistema vivo.

3ª Etapa: Saída a campo

Pesquise previamente o entorno da escola e identifique áreas em que é possível encontrar espécies vegetais. Solicite que os alunos utilizem seus smartphones, tablets e máquinas fotográficas para fotografarem espécies arbóreas (exemplares exóticos e nativos) e coletam material para identificação (folhas, flores, frutos, sementes, cascas).

4ª Etapa: Seleção de imagens e identificação

Oriente os alunos divididos em grupos a, no laboratório de informática, baixarem seus arquivos de imagens nos computadores e pesquisarem sites apropriados para poderem fazer a  identificação das árvores. Veja a sugestão desses sites no link 3 da aba Para Organizar… Caso a escola possua os livros sugeridos neste plano, disponibilize também para os alunos.



Oriente para que identifiquem a árvore e indiquem seu nome científico e popular.  

5ª Etapa: Aprofundando a pesquisa

Conceitue o que são espécies nativas e espécies exóticas e peça que ampliem a pesquisa buscando as espécies nativas e exóticas (em torno de 7 espécies por grupo de alunos) e reúnam as seguintes informações:



• dados morfológicos (altura, diâmetro, características das folhas, tronco, flores, frutos, raízes, etc);



• informações sobre lugar de origem, dispersão, habitat;



• informações sobre usos e importância econômica (madeira, alimento, produção de papel, tanino e produtos aromáticos, contenção, farmacologia, construção civil,  indústria têxtil e moveleira, paisagismo e outros);



• importância ecológica: atrai fauna local (pássaros, insetos, mamíferos, pequenos répteis); sombreamento e quebra-vento, evita o assoreamento do solo, atenua os efeitos indesejáveis da  emissão de gases nocivos na atmosfera.

6ª Etapa: Distribuição geográfica

Agora que sabem os locais de ocorrência das espécies, peça que busquem imagens desses locais, com auxílio de mapas, Globo Terrestre e Google Maps: sugira que  busquem o lugar de origem e distribuição das espécies em estudo. Revendo os conceitos de região, país, continente, hemisférios, chame a atenção para o fato de que a  vegetação não respeita fronteiras políticas e depende do clima e outros fatores.

7ª Etapa: Confecção do herbário

Com a orientação da professora, os alunos confeccionam um “mini-herbário”, utilizando prensas e jornais, álbum de fotografias (vazio) e o material vegetal coletado (folhas e flores) para catalogar e identificar as espécies encontradas no pátio da escola.



O herbário poderá fazer parte do acervo da biblioteca da escola servindo como fonte para futuras pesquisas. A orientação de como confeccioná-lo está no link 4.

8ª Etapa: Socialização

Para socializar as descobertas e as curiosidades com os outros integrantes da turma, proponha aos alunos a elaboração de uma exposição, de uma apresentação eletrônica ou de um e-book que reúna textos e imagens coletadas. 

9ª Etapa: Identificação das árvores do pátio

Utilizando pequenas placas de madeira, arames e um pirógrafo, os alunos confeccionam “plaquetas de identificação” contendo o nome científico e popular das árvores da escola (pelo menos uma de cada espécie), situado em pontos estratégicos e maior visibilidade.

Materiais Relacionados

1. O documentário sobre as árvores pode ser encontrado no YouTube – Canal da BBC e pode ser assistido com legendas em português;

2. O filme/documentário: The Private Life of Plants – David Attenborough – BBC, pode ser encontrado em DVD (com legendas em português)   ou no link;

3. Para identificação dos exemplares arbóreos do pátio da escola, além das imagens feitas pelos alunos e coleta de material (folhas, flores, cascas, sementes, frutos) terão auxílio de sites e bibliografia adequada:

http://bit.ly/2bh7SZb

http://bit.ly/2aDEj2n

LORENZI, H. 1998. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 2ª ed. Nova Odessa. Editora Plantarum. vol. 2. 368 p.

LORENZI, H. 2000. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 3ª ed. Nova Odessa. Editora Plantarum. vol. 1. 366 p.

LORENZI, H. 2003. Árvores Exóticas do Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª ed. Nova Odessa. Instituto Plantarum. 384 p.

ART, HENRY W. editor-geral. 1998. Dicionário de Biologia e Ciência Ambiental. São Paulo. Editora Melhoramentos. 583 p.

MARCHAND, PIERRE. diretor. 1999. O Planeta das Plantas. Coleção: As origens do saber. São Paulo. Editora Melhoramentos. 46 p.

4. Veja como fazer um herbário.

Arquivos anexados

  1. Levantamento Arbóreo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.