Conteúdos
Leon Hirszman;
Cinema Novo;
Cineclube;
Curadoria;
Arte e política;
Arte contemporânea;
32a Bienal de São Paulo
Objetivos
Conhecer a obra de Leon Hirszman
Criar um cineclube
Organizar uma mostra de filmes
Refletir sobre arte contemporânea.
1ª Etapa: início de conversa
Leon Hirszman (1937-1987) foi um cineasta brasileiro, um dos expoentes do Cinema Novo. Seu trabalho irá integrar a 32a Bienal de São Paulo. Sob o título Incerteza viva, edição da mostra que busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição acontece de 10 de setembro a 11 de dezembro de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Ibirapuera, reunindo 81 artistas e coletivos.
Autor de uma vasta filmografia, em documentário e ficção, Leon Hirszman teve um papel extremamente importante na afirmação do cinema brasileiro e intensa participação politica como cineasta. Trabalhou pela organização da categoria, pela regulamentação das leis do cinema e pelo fim da censura. Ainda na faculdade, participou da criação de seu primeiro cineclube. Em 1958, fundou a Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro. Um dos mais ativos militantes do Cinema Novo, participou também da criação da Cooperativa Brasileira de Cinema, no início dos anos 80. Sua presença na 32a Bienal de São Paulo reafirma o caráter político da mostra, bem como o transbordamento das linguagens na arte contemporânea.
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na área “Para organizar o seu trabalho e saber mais”
2ª Etapa: Cineclube
Para conhecer e dar a conhecer a obra de Leon Hirszman, proponha aos alunos a organização de uma mostra de filmes do autor, em formato de cineclube. Converse com eles sobre a importância politica e cultural dos cineclubes e suas particularidades:
3ª Etapa: pesquisa e recorte curatorial
Proponha uma atividade de pesquisa sobre Leon Hirszman, dividindo a turma em grupos organizados em torno de temas – tais como biografia, contexto histórico, cultural e social, Cinema Novo, filmografia, interlocuções, etc. Solicite ainda que os alunos responsáveis pela filmografia, localizem os filmes disponíveis, na íntegra, em canais de vídeo da internet.
Organize uma dinâmica de troca dos materiais pesquisados pelos grupos, de modo a criar um ambiente de compartilhamento contendo imagens, filmes, textos, diagramas, etc., e a fomentar uma reflexão sobre a obra do cineasta. Você pode sugerir aos alunos que identifiquem e anotem possíveis ‘subtemas’ presentes nos filmes, ou ainda ‘regiões’ poéticas/politicas etc.
A partir dos filmes disponíveis na internet e das reflexões geradas no ambiente de compartilhamento, os alunos deverão propor um ou mais recortes curatoriais para a mostra a ser realizada. Para cada recorte, serão produzidos um texto e uma programação na próxima etapa.
4ª Etapa: textos e programação da mostra
Para cada recorte curatorial da ‘Mostra Leon Hirszman’, os alunos deverão produzir um texto e organizar uma programação de filmes do autor, podendo-se também incluir filmes de outros cineastas que estejam relacionados ao recorte proposto. Por exemplo, documentários que apresentem e ampliem a compreensão do contexto histórico; filmes de outros representantes do Cinema Novo; etc.
5ª Etapa: Mostra Leon Hirszman
Realização da ‘Mostra Leon Hirszman’ em uma sala ou auditório da escola, reservada para o evento.
Materiais Relacionados
A lista abaixo de sites contém a referências visuais e textos usados no plano de aula.