Conteúdos

Leon Hirszman;
Cinema Novo;
Cineclube;
Curadoria;
Arte e política;
Arte contemporânea;
32a Bienal de São Paulo

 

Objetivos

Conhecer a obra de Leon Hirszman

Criar um cineclube

Organizar uma mostra de filmes

Refletir sobre arte contemporânea.

 

1ª Etapa: início de conversa

 

http://bit.ly/2bQDky7

 

Leon Hirszman (1937-1987) foi um cineasta brasileiro, um dos expoentes do Cinema Novo. Seu trabalho irá integrar a 32a Bienal de São Paulo. Sob o título Incerteza viva, edição da mostra que busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição acontece de 10 de setembro a 11 de dezembro de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Ibirapuera, reunindo 81 artistas e coletivos.

 

Autor de uma vasta filmografia, em documentário e ficção, Leon Hirszman teve um papel extremamente importante na afirmação do cinema brasileiro e intensa participação politica como cineasta. Trabalhou pela organização da categoria, pela regulamentação das leis do cinema e pelo fim da censura. Ainda na faculdade, participou da criação de seu primeiro cineclube. Em 1958, fundou a Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro. Um dos mais ativos militantes do Cinema Novo, participou também da criação da Cooperativa Brasileira de Cinema, no início dos anos 80. Sua presença na 32a Bienal de São Paulo reafirma o caráter político da mostra, bem como o transbordamento das linguagens na arte contemporânea.

 

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na área “Para organizar o seu trabalho e saber mais”

 

2ª Etapa: Cineclube

Para conhecer e dar a conhecer a obra de Leon Hirszman, proponha aos alunos a organização de uma mostra de filmes do autor, em formato de cineclube. Converse com eles sobre a importância politica e cultural dos cineclubes e suas particularidades:

 

Cineclube é um local de exibição de filmes que tem como intenção estimular o publico a ver, discutir e refletir sobre a arte cinematográfica. Não é mero lazer cultural ou entretenimento, por isso, não pode ser confundido com cinema (…) O cineclube não tem fins lucrativos e nem exibe estreias e/ou lançamentos, portanto não tem intenções comerciais de exibição. (…) É um espaço de democratização audiovisual, que preza ao direito do público de ter acesso a cultura. (…) O cineclube exibe filmes com apelo e valor artístico e cultural das mais diversas épocas e linguagens e também produções independentes que dificilmente chegariam ao publico de outra maneira. (Shel Almeida in: ‘Você sabe o que é um cineclube’ – Jornal em Dia, link do artigo na integra disponível no item 2 da lista de sites)

3ª Etapa: pesquisa e recorte curatorial

Proponha uma atividade de pesquisa sobre Leon Hirszman, dividindo a turma em grupos organizados em torno de temas – tais como biografia, contexto histórico, cultural e social, Cinema Novo, filmografia, interlocuções, etc. Solicite ainda que os alunos responsáveis pela filmografia, localizem os filmes disponíveis, na íntegra, em canais de vídeo da internet.

 

Organize uma dinâmica de troca dos materiais pesquisados pelos grupos, de modo a criar um ambiente de compartilhamento contendo imagens, filmes, textos, diagramas, etc., e a fomentar uma reflexão sobre a obra do cineasta. Você pode sugerir aos alunos que identifiquem e anotem possíveis ‘subtemas’ presentes nos filmes, ou ainda ‘regiões’ poéticas/politicas etc.

 

A partir dos filmes disponíveis na internet e das reflexões geradas no ambiente de compartilhamento, os alunos deverão propor um ou mais recortes curatoriais para a mostra a ser realizada. Para cada recorte, serão produzidos um texto e uma programação na próxima etapa. 

 

4ª Etapa: textos e programação da mostra

Para cada recorte curatorial da ‘Mostra Leon Hirszman’, os alunos deverão produzir um texto e organizar uma programação de filmes do autor, podendo-se também incluir filmes de outros cineastas que estejam relacionados ao recorte proposto. Por exemplo, documentários que apresentem e ampliem a compreensão do contexto histórico; filmes de outros representantes do Cinema Novo; etc.

 

A programação da mostra deverá incluir dias e horários de projeção e levar em conta seu público alvo. Seria interessante que os alunos também propusessem debates com o público após as sessões de cada filme.

 

Essa etapa também poderá incluir a produção de material de divulgação com sinopses e imagens dos filmes que fazem parte da programação, além do texto de apresentação. Você também pode propor que um grupo de alunos visitem as salas de aula das outras turmas divulgar o projeto.

 

5ª Etapa: Mostra Leon Hirszman

Realização da ‘Mostra Leon Hirszman’ em uma sala ou auditório da escola, reservada para o evento.

 

Antes de começar a exibição dos filmes, seria interessante que os alunos apresentassem brevemente o projeto, bem como os critérios utilizados no(s) recorte(s) curatorial(ais) da mostra.

 

Um formato interessante pode ser ter 3 debatedores a cada sessão, que comentarão o filme ao final. Você pode delimitar um tempo de aproximadamente 5 minutos para cada um dos comentadores principais e depois cerca de 15 minutos de interac¸a~o com os presentes. 

 

Materiais Relacionados

A lista abaixo de sites contém a referências visuais e textos usados no plano de aula.  

 
1. Sobre Leon Hirzman:
 
 
 
2. Sobre Cineclube: 
 
 
 
 
3. Sobre a 32a Bienal de São Paulo:
 
 
 
4. Material didático da 32a Bienal de São Paulo disponível para download
 

Arquivos anexados

  1. Leon Hirszman | Cineclube

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.