Conteúdos

Juventude e seu Valor Social

Objetivos

Discutir a existência de um “valor” no atributo de “ser jovem”. Compreender o fenômeno de valoração de idades por conta de relações sociais.

1ª Etapa: Iniciando a discussão

Em conjunto com os alunos tente estabelecer o que seria a idade relativa ao ‘jovem’. Quando se inicia a juventude e quando ela termina. Para fomentar o debate, use frases como “fulano tem uma cabeça jovem” ou “jovem é atitude, não idade” ou ainda “há jovens adultos e adultos jovens”. A partir dos resultados e das diversas opiniões, introduza o tema juventude como valor, explicando que a compreensão acerca de um termo como juventude pressupõe a compreensão da sociedade, do valor que a própria sociedade atribui ao vocábulo.



Passe então a solicitar que os alunos relacionem os termos adulto, jovem e idoso, com a seguinte lista de palavras. Os alunos deverão tentar justificar algumas das relações estabelecidas.

  • Jovem
  • Adulto
  • Idoso

Dinamismo, descanso, vida saudável, diversão, responsabilidade, família, amizade, companheirismo, tédio, calma, viajar, rock’n’roll, filme de ação, contas a pagar, cigarro, xadrez, computadores, liberdade, drogas, sexo, exercícios físicos, comprar, filhos, amor, paixão, memória.



Por fim, trabalhe o conceito de ‘jovem’ como um conceito cultural, envolvido em um conjunto de saberes relativos a uma ideia social de jovem.



Como fechamento desta discussão, solicite aos alunos que leiam o trecho do anexo de recortes e que façam uma reflexão acerca da sua relação com os resultados do exercício anterior.

2ª Etapa: O surgimento do jovem enquanto valor

Proponha aos alunos a atividade de verem o vídeo indicado acima (We all want to be young) analisando-o por meio de um roteiro. Sugere-se que o vídeo seja mostrado uma primeira vez e, após a leitura cuidadosa do roteiro a seguir, seja exibido novamente,  para novas anotações.

Roteiro:

a) Identifique as diferentes gerações de jovens e seus momentos de surgimento

b) Identifique algumas características de tais gerações

c) Qual a relação estabelecida entre consumo e juventude?

d) Qual o papel dos meios de comunicação na cultura jovem?

e) Como moda e comportamento estão relacionados a atitude?

f) Como relacionar juventude e valor social?

g) Você considera o vídeo positivo ou negativo enquanto crítica da cultura jovem?

Após realizado o trabalho, proponha a leitura complementar do texto:

Movimento hippie consolidou rebeldia pacífica da geração de 1960, solicitando aos alunos que identifiquem razões para o surgimento de um “valor social” positivo no tocante ao jovem. Trabalhe com eles o movimento Hippie e a contracultura como movimentos de renovação em relação à ‘política adulta’ e ‘cultura adulta’ que mandou jovens para o Vietnã, sempre lembrando de pontuar fragilidade de tais termos uma vez que se tratam de generalizações.

Ao fim desta etapa, peça aos alunos que façam uma breve pesquisa acerca dos termos: “síndrome de Peter Pan”, “kidults”, “nesting syndrom”, “adolescentização” e “adultescente” e solicite um comentário acerca de um dos termos, estabelecendo relações entre eles e a cultura jovem.

Nesta atividade pode-se realizar também uma atividade avaliativa, solicitando que os alunos entreguem textos dissertativos em que poderão ser considerados como critérios (i) clareza acerca da relação estabelecida, (ii) uso da norma culta, (iii) qualidade das informações oferecidas.

3ª Etapa: O playlist da cultura jovem

Inicie esta etapa lendo o breve artigo sobre o grupo “Capital inicial”, indicado acima. Questione: por que um grupo tão antigo ainda consegue falar aos jovens? Identifique com os alunos algumas temáticas atinentes à cultura jovem.

Passe então a analisar a letra e os vídeos dos grupos Alphaville e Supregrass, tentando explorar o movimento, a partir dos anos 80, de valorização da juventude e da diversão.

Como fechamento do conjunto de aulas, proponha a seguinte atividade em grupos de 4 a 6 alunos:

Cada grupo deverá selecionar uma música que represente a juventude atual e deverá selecionar imagens da cultura (da literatura, do cinema, da TV etc.) que sejam também representativas do que pode ser chamado de cultura jovem.

A sala poderá apresentar seus resultados e ouvir as músicas em uma aula de apresentações.

Materiais Relacionados

Crianças querem ser tratadas por adolescentes e estes por jovens adultos. Ao chegarem na vida adulta, tentam prolongar a vida jovem por anos. Tratamos como positivo o fato de uma pessoa já adulta ter uma cabeça ‘jovem’, ter ideias jovens. Homens e mulheres lutam contra o envelhecimento. A juventude parece ter se tornado um valor social, uma forma positiva de viver. Por que? Qual a relação desta questão com os meios de comunicação em massa e com o surgimento de uma certa ‘cultura jovem’?
O presente plano de aula busca fazer algumas conexões entre o que consideramos por valor social e o que consideramos por ‘juventude’. Serve, portanto, como uma temática atual e de total interesse dos alunos.

Veja previamente o vídeo “We all want to be Young”

Conheça a letra e veja o vídeo da música “Alright” do Supergrass e “Forever Young” do Alphaville

Leia o texto – Capital Inicial ainda fala a lingua dos jovens

Leia previamente o texto Movimento hippie consolidou rebeldia pacífica da geração de 1960

Indicações de Leitura e Vídeos:

Para uma leitura aprofundada sobre o tema da juventude como valor, ler o artigo de Guita Grin Debert.

Arquivos anexados

  1. Juventude e seu Valor Social

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.