Conteúdos

Jornal.

Atualidades.
 

Objetivos

Conheça a organização/estrutura de um jornal.

 
Leia diferentes gêneros textuais presentes em um jornal.
 
Interprete notícias e compartilhe com os demais os conhecimentos adquiridos.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Muitos podem dizer que jornal é coisa para “gente grande”, que é um veículo de comunicação de entendimento complexo para os alunos do Ensino Fundamental I. Contudo, é extremamente importante que, na escola, as crianças tenham contato com esses textos considerados “difíceis”, textos que não foram pensados para esse público, mas que auxiliam na formação de leitores habituais e bem informados. Assim, trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a formação de leitores críticos, além da possibilidade da exploração de gêneros textuais diversos presentes nesse portador. Para isso os alunos precisarão do auxílio de um leitor mais experiente, no caso o professor, que auxiliará os alunos a estabelecerem relações entre conhecimentos que já possuem e informações apresentadas no texto.

2ª Etapa: Explorando jornais

Dê início à aula organizando os alunos em roda e apresentando para eles um jornal do dia e da cidade em que moram. Você também poderá levar para essa aula um jornal do final de semana, pois estes, normalmente, têm cadernos diversos. Explore com o grupo todas as partes de um jornal, os cadernos, como ler a capa, como manuseá-lo, entre outras informações importantes a respeito deste portador. 

 

Em seguida, entregue um jornal para cada aluno ou dupla e deixe que o explorem com autonomia. Assim, eles poderão buscar as informações que mais lhe interessam. Durante a proposta, o professor deverá circular pela sala e fazer boas intervenções a respeito desse momento de leitura, como questionar o motivo da escolha da matéria, a relação entre o título e o texto, perguntar como o texto escolhido se organiza (tirinhas, notícias, classificados, carta ao leitor), entre outras perguntas que achar pertinente.

 

É importante também chamar a atenção para os elementos da notícia (o título curto em letras maiores, a frase logo abaixo chamada ‘olho’, etc). Também ´vale notar os outros elementos que integram as notícias: infográficos, imagens com textos legenda, mapas.

 

3ª Etapa: Roda de jornal

Após a exploração coletiva e em duplas dos jornais, proponha uma aula em que os alunos poderão escolher uma notícia do jornal, que mais lhe chamou a atenção. Cada um fará a leitura de seu texto individualmente e, em seguida, vocês novamente em roda farão a discussão dos assuntos lidos por eles.

 

Essa atividade poderá se tornar permanente na rotina da sala, sendo realizada toda semana ou a cada quinze dias. Aqui, além de trabalhar com os interesses de cada um, ainda conseguirá estimular a criticidade e a opinião dos alunos a respeito de temas atuais.

 

Outra proposta bem interessante para fazer nesse momento, é trazer uma notícia que tenha sido destaque em no mínimo três jornais diferentes e comparar os pontos de vista de quem escreveu a respeito do assunto. Os alunos poderão dar sua opinião a respeito das diferenças encontradas em cada um dos portadores utilizados.

 

4ª Etapa: Criando um jornal da escola

Para estimular ainda mais o interesse dos alunos sobre os jornais, proponha que criem um jornal da escola, contendo informações importantes do universo escolar. Antes da criação, faça uma lista coletiva com eles sobre quais cadernos e partes o jornal deles terão, em seguida, divida os alunos em pequenos grupos, em que cada um ficará responsável por uma parte do jornal. 

 

Com as seções prontas, troque o que foi produzido entre os grupos para que eles façam a revisão do que foi escrito. Assim, eles passarão da função de escritor para a de leitor, auxiliando na qualidade do que foi produzido por seus colegas.

 

Procure organizar o uso da sala de informática para a digitação dos textos e digitalização das imagens. Há programas e aplicativos que auxiliam na confecção de impressos

 

Se possível, providencie diversas cópias do jornal para distribuir no ambiente escolar, caso não seja possível selecione pontos estratégicos da escola para que todos tenham acesso a esse material, por exemplo, na biblioteca ou na secretaria.

 

 

 

 

Materiais Relacionados

 1. Para saber mais sobre a importância do jornal em sala de aula acesse o link 

 
2. Para saber mais sobre como usar o jornal em sala de aula leia o livro que aborda o tema, a indicação está no link 
 
3. Para conhecer outras possibilidades de trabalho com o jornal em sala de aula acesse o link 
 
4. Para conhecer outras possibilidades de trabalho com o jornal em sala de aula assista o vídeo disponível no link 
 

Arquivos anexados

  1. Jornal na sala de aula

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.