Conteúdos
• Jornal;
• Gêneros textuais.
Objetivos
• Manusear exemplares de jornais da região onde mora;
• Compreender noções e dinâmica para a redação das colunas de um jornal;
• Interagir com os outros alunos e com a rotina da Casa da Educação;
• Desenvolver a capacidade de confeccionar um jornal da Casa da Educação;
• Classificar os gêneros jornalísticos;
• Desenvolver a criatividade.
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”. A íntegra do plano para download está na aba Material de Apoio.
Comece a aula com uma breve exposição sobre a importância de se manter atualizado nos dias de hoje. Destaque a importância dos jornais em nosso cotidiano, como um dos instrumentos de informação, por exemplo.
Assista aos vídeos que tratam sobre a confecção do jornal. (link 6)
Para ter maior segurança com relação ao tema é conveniente ler os textos indicados nos links da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
2ª Etapa: Buscando informações
Divida os alunos em grupos e distribua exemplares de jornais para serem manuseados. Peça aos alunos para analisarem, o layout utilizado na capa e no interior dos exemplares.
Cada grupo deverá escolher um tópico do jornal para analisar e anotar o maior número de informações possíveis.
Acessar os sites dos endereços indicados nos links da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
De posse das informações coletadas, proponha uma mesa redonda para uma conversa sobre o que foi analisado nos jornais manuseados.
Agora, distribua as tarefas e os papéis (repórter, fotógrafo, ilustrador, diagramador, editor e cartunista) que cada grupo desempenhará na confecção do jornal da escola.
3ª Etapa: Mão na massa
Inicialmente, os integrantes da turma vão debater a pauta de matérias que irão compor a primeira edição do jornal.
De posse do tema a ser noticiado, os repórteres vão a campo buscar elementos para suas matérias e, logo após usarão o editor de texto para redigir os artigos que serão enviados ao diagramador.
Os fotógrafos acompanharão os repórteres para garantir as imagens a serem divulgadas.
Os ilustradores e cartunistas irão produzir os elementos que também farão parte da coluna de charges e passatempo desta edição. (Segue modelo que está em construção).
Obs: Está sendo utilizado o modelo de formulário para boletim informativo do Word.
4ª Etapa: Alinhavando as notícias ao corpo do jornal
Neste momento as matérias já foram entregues e serão distribuídas pelas colunas do jornal, pelo diagramador que as distribuirá de forma coerente, de acordo com seus temas, num editor de textos.
O redator fará a conferência das notícias apresentadas, realizando os ajustes necessários e enviará o jornal para a impressão do exemplar piloto que será apresentado aos participantes do projeto.
Estando todos de acordo, os demais exemplares poderão ser impressos.
5ª Etapa: Entregando os exemplares
Após a impressão os alunos se reunirão para distribuírem a tiragem feita do jornal, divulgando o fruto do seu trabalho.
Materiais Relacionados
1 – Os elementos que compõem um Jornal: Blog odiario.com explicando as principais definições e elementos que compõem a capa do jornal O Diário. Disponível;
2 – Explorar o jornal, descobrir sua forma de organização, perceber as funções dos principais elementos de um jornal. Disponível;
3 – Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras). Disponível;
4 – Os nomes dos cadernos variam de um jornal para outro, enquanto uns adotam nomes outros adotam o nome da matéria. Disponível;
5 – As etapas da criação de um jornal: “o maior desafio de uma publicação é ser lida”. Gráfica do Jornal, e deve ser delimitada pelos outros elementos. Disponível;
6 – Vídeos abordando a confecção do jornal. Disponível em:
http://bit.ly/2bobMj5