Conteúdos

Jogos matemáticos.

Situação-problema.

 

Objetivos

Descobrir o jogo como fonte de entretenimento e aprendizagem.

Compreender a importância das regras.
 
Realizar o cálculo mental de dois dados numéricos.
 
Resolver situações-problema por meio de diferentes estratégias e registros.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Focado na questão do brincar com jogos, o filósofo e historiador holandês Johan Huizinga se dedicou a pesquisar o assunto.  Segundo ele, os jogos fazem parte de todas as fases da vida e estão na base do surgimento e do desenvolvimento da civilização. Dessa forma, é fundamental valorizar a utilização dos jogos para o ensino da matemática, sobretudo porque eles não apenas divertem, mas, também propiciam a aquisição de habilidades importantes para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.

2ª Etapa: Cata pulgas

Para essa primeira aula, confeccione o jogo utilizando uma imagem de cachorro grande e várias imagens de pulgas pequenas, você poderá encontrar alguns modelos no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. 

Inicie a aula, entregando aos alunos ou lendo coletivamente com eles as regras do jogo disponíveis abaixo.

 

* As regras do jogo está disponível no Material de Apoio deste Plano de Aula.

 

Em seguida, proponha que joguem coletivamente, caso prefira, confeccione mais de um jogo para que os alunos joguem em duplas ou pequenos grupos. 

Você também poderá solicitar que os alunos registrem em seus cadernos, por meio da escrita ou do desenho,  o que aprenderam com o jogo proposto. Essa etapa de registro pode ser feita após a exploração de cada jogo e é importante para que os alunos tomem consciência de suas percepções e das estratégias utilizadas por ele.

Permita que os alunos joguem o jogo mais de uma vez para que compreendam efetivamente as regras e treinem o cálculo mental dos números tirados no dado. Uma dica importante é utilizar dados com números ao invés de dados com bolinhas, pois assim, as crianças não terão como se apoiar em quantidades para fazer contagens e, sim, terão que olhar os números e calcular o resultado mentalmente. Durante a realização do jogo, você poderá sistematizar com o grupo as noções de base 10. Inclusive pode fixar uma tabela na sala com todas as possibilidades de formar 10 (6 + 4; 7 + 3; 5 + 5; 9 + 1; 8 + 2), assim os alunos poderão se apoiar em cálculos já memorizados para a construção de novos.

 

 

3ª Etapa: Cobras e escadas

Esse outro jogo tem como objetivos principais o trabalho com o cálculo mental durante a soma de dois dados e o reconhecimento da sequência numérica. Você encontra um modelo de tabuleiro para confeccionar o jogo no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

Comece a aula, apresentando ao grupo as regras do jogo:

 

* As regras do jogo está disponível no Material de Apoio deste Plano de Aula.

 

Após esse momento, forme grupos de 6 alunos e entregue os materiais para jogar. Permita que joguem o jogo diversas vezes. Assim como na etapa anterior, não se esqueça de solicitar aos alunos que façam os registros com desenhos ou escrita do que compreenderam ou aprenderam com este jogo.

4ª Etapa: Feche a caixa

Esse próximo jogo poderá ser jogado virtualmente no link disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais” ou caso preferir confeccione um tabuleiro dele. 

Assim como nos demais jogos, entregue aos alunos as regras ensinando-os como jogar

 

* As regras do jogo está disponível no Material de Apoio deste Plano de Aula.

 

 

Em seguida, leve os alunos para a sala de informática e apresente o jogo para eles. Você poderá inicialmente jogar coletivamente com o grupo, até que eles se apropriem das regras e, em seguida, poderá propor que cada aluno jogue em um computador. Caso a unidade escolar não tenha computadores para todos, monte trios com os alunos.

 

Ao final do jogo, solicite que os alunos façam o registro dessa etapa.

 

 

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre a importância dos jogos em sala de aula acesse o link http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/o-papel-dos-jogos-tabuleiro-na-aprendizagem.htm

2. Para construir o jogo cata pulgas utilize imagens da internet por meio do link https://www.google.com.br/search?q=jogo+cata+pulgas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=JO54U5zCJuLNsQSN5oDgCw&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1280&bih=653#q=desenhod+de+cachorro&tbm=isch
 
3. Para construir o jogo cata pulgas utilize imagens da internet por meio do link  https://www.google.com.br/search?q=jogo+cata+pulgas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=JO54U5zCJuLNsQSN5oDgCw&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1280&bih=653#q=desenhod+de+pulgas&tbm=isch
 
4. Para confeccionar o jogo cobras e escadas utilize o tabuleiro disponível no link http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2011/10/jogos-de-tabuleiro-para-ensinar-adicao.html
 
5. Para jogar com os alunos virtualmente o jogo feche a caixa acesse o link http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa-428064.shtml
 
6. Para saber mais opções de jogos matemáticos para usar em sala de aula acesse o link http://www.mathema.com.br/index.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_b/jogos/_display.html
 

Arquivos anexados

  1. Jogos matemáticos em sala de aula
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