Objetivos
• Conhecer o contexto do HIV no Brasil e no mundo;
1ª Etapa: Exibição do Filme
O curta metragem Jesus Criança da América é o terceiro episódio do filme Crianças Invisíveis. Antes de exibi-lo, faça uma introdução sobre a proposta da UNICEF para realização do filme (leia no Para organizar seu trabalho). Apresente também o diretor Spike Lee e sua obra.
2ª Etapa: Debate sobre o filme
Após a exibição, inicie o debate ouvindo as impressões dos alunos. Discutir com eles as personagens e suas posturas: como Blanca lida com a doença? Os pais dela são vilões? Há carinho entre os membros da família? O que será que fez eles chegarem a esse ponto? Quais atitudes eles tomam para mudar sua situação? O que os move para tomar essa atitude? O que será que vai acontecer com ela depois do filme? Será que os pais vão tratar-se também?
Após o debate sobre os personagens do filme, o professor pode perguntar aos jovens se eles se identificaram com o drama vivido por Blanca, se já passaram por situações parecidas, se têm ou tiveram dificuldades na escola e/ou na família. É preciso cuidado para sentir se o grupo tem vontade de compartilhar essas experiências.
Vale uma discussão sobre a personagem da diretora da escola: qual a sua postura em relação à menina? Ela a protege? Poderia poupá-la mais da mãe da amiga? E o que significa a postura da mãe da amiga? Será que a filha reflete as crenças da mãe?
Uma curiosidade: O cartaz que aparece na parede da farmácia é do jogador de basquete Magic Johnson, que anunciou publicamente ser portador do vírus da AIDS, em novembro de 1991. A partir daí, encabeçou uma série de campanhas de conscientização sobre a doença, inclusive questionando o estigma de que se tratava de uma doença de homossexuais – o que ele não é. Além disso, deparou-se com uma situação, em 1992, na qual foi convocado para um jogo, e seus companheiros disseram que não seria recomendável jogar, já que poderia machucar-se e contaminar os outros jogadores. Ele jogou muito bem, e seu time ganhou.
3ª Etapa: Língua Portuguesa e Inglesa – produção de texto e apresentação
O filme pode dar origem a várias temáticas de produção de texto, tanto em inglês quanto em português. Para a língua inglesa, também é possível explorar as gírias que os personagens do filme falam. Além disso, a última cena do filme mostra vários jovens se apresentando, falando sobre si e sua história. Os alunos podem ser provocados a fazer o mesmo, elencando quais aspectos da sua vida são relevantes para uma apresentação em um grupo desconhecido, em ambas as línguas.
4ª Etapa: Ciências Humanas – História, Sociologia e Filosofia
Pode ser proposta uma reflexão coletiva acerca da história da AIDS, desde quando ela surgiu. O professor pode buscar contrapor as políticas públicas norte-americanas com as brasileiras em relação à AIDS e às drogas (verificar o link “para saber mais”). Como o ex-presidente dos EUA Ronald Reagan reagiu durante a explosão da doença reagiu? Por que o Brasil é referência mundial no tratamento da doença?
5ª Etapa: Biologia – HIV, DST e drogas
As temáticas tratadas na aula de biologia podem ser técnicas, como as formas de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis e seus efeitos no corpo, suas formas de tratamento, assim como os efeitos das drogas. Fazer, ainda, a diferenciação entre AIDS e HIV. Além disso, é possível fazer uma abordagem social mais profunda, tratando de campanhas de prevenção, de redução de danos, por exemplo.
Materiais Relacionados
1. O filme Crianças Invisíveis está disponível em DVD (a venda do DVD reverte para a Unicef e para o Programa Mundial contra a fome). O filme, na íntegra. O episódio Jesus Criança da América é o terceiro e pode ser acessado em 34 minutos e 49 segundos (34:49).