Conteúdos

Leitura e interpretação da letra da música;
Leitura de biografia;
Figura de linguagem: ironia

Objetivos

– Identificar ironia como figura de linguagem;
– Ler e interpretar a letra da música Ironic;
– Ler e completar a biografia de Alanis Morrissette;
– Conhecer novo vocabulário.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais". Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula e a lista de atividades para download.

1ª Etapa: Vocabulário

Distribua as cópias da canção a cada aluno e solicite que preencham a atividade 2  enquanto ouvem a gravação. Se necessário repita. Faça a correção coletiva. Se a sala dispõe de data-show projete a atividade e faça o preenchimento com o auxílio das sugestões dos alunos. Proponha a atividade 3 e faça a correção coletiva em seguida. Se preferir, peça que os alunos criem exemplos com o novo vocabulário. (A resposta da atividade 3 é: 1-C; 2-E; 3-F; 4-A; 5-G; 6-H; 7-I; 8-J; 9-D; 10-B)

2ª Etapa: Sobre ironia

Dependendo de sua classe, você pode optar por apresentar as definições dos 3 tipos de ironia: oral, situacional e dramática; ou apenas da ironia situacional, apresentada na canção. Verifique se o conceito de ironia foi entendido pelos alunos, pedindo que criem exemplos de ironia. Se preferir, anote alguns exemplos no quadro. Forme grupos de três alunos e diga a eles que a música Ironic tem somente UMA ironia e peça que eles a encontrem. Na correção coletiva, justifique com os alunos a ironia em “Mr. Play It Safe was afraid to fly/ He packed his suitcase and kissed his kids good-bye/ He waited his whole damn life to take that flight/And as the plane crashed down he thought, Well, isn’t this nice?”



Além da ironia situacional apresentada, você pode comentar que a pergunta “isn’t this nice?” é uma ironia retórica ou oral. Para as outras situações da música, é apresentada uma série de infortúnios que não são ironias.



* Se sua classe está motivada a continuar, você pode pedir que os grupos transformem as situações da música, de forma que se tornem ironias. A correção da atividade deve ser coletiva.

3ª Etapa: O videoclipe

Apresente o vídeo clipe de Ironic e pergunte aos grupos em que ele se aproxima ou se afasta da mensagem da letra. Proponha a atividade 4 da folha de atividades. Faça a correção coletiva.

4ª Etapa: Início de Conversa

Parece irônico, mas a canção Ironic de Alanis tem somente uma ironia. Ela apresenta uma série de situações em que coincidências acontecem, porém não são ironias. É uma canção conhecida e temida por professores de línguas por apresentar situações de ‘azar’ como se fossem ironias. Ao invés de temer, você pode se aproveitar do fato da canção confundir-se com o conceito de ironia para fazer uma atividade interessante.

5ª Etapa: A biografia

Verifique o conhecimento prévio de seus alunos sobre a cantora e compositora Alanis. Proponha que os alunos façam em duplas a atividade 1 da biografia de Alanis. Faça a correção coletiva. (A resposta da atividade é: 1 feminine; 2 learned; 3 recorded; 4 write; 5 selling; 6 conflicts; 7 soundtrack; 8 received; 9 success; 10 includes)

Materiais Relacionados

1. Leia sobre ironia:
Link 1
Link 2

2. Assista ao vídeo clipe de Ironic

3. Veja a letra da música Ironic

Arquivos anexados

  1. Ironic: Alanis Morissete

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.