Conteúdos

Iracema

Objetivos

Compreender Iracema como uma alegoria da colonização e formação do Brasil.
Compreender os elementos textuais que fazem o romance ser considerado poema em prosa.
Estabelecer relações intertextuais entre Iracema e Macunaíma, de Mário de Andrade.

1ª Etapa: Aproximação da obra.

Acesse o site do domínio público indicado no item 1 de “Para organizar seu trabalho” e inicie, junto com os alunos, a leitura do “Prólogo da 1ª. edição”. Nessa etapa, é importante esclarecer que o autor expõe, já nessa parte, as razões que o levaram a escrever o livro, bem como parte de seu projeto intelectual. É importante também informar que, durante a leitura, os alunos vão encontrar uma série de expressões no livro que, à primeira vista, podem causar certa estranheza. Explique que muitas delas são palavras de origem indígena, que não devem, no entanto, servir de empecilho ao entendimento da obra alencariana. Explique que a presença de palavras indígenas faz parte do projeto literário do autor em criar uma obra genuinamente brasileira. Por isso, a coerência do texto.

 

2ª Etapa: Leitura de Iracema.

Após a leitura do Prólogo e as explicações iniciais sobre o texto, proceda à leitura compartilhada da obra. Consiste esta em dividir, com os alunos, a leitura do texto, que pode ser realizada da seguinte forma: o professor solicita aos alunos a leitura dos capítulos para casa e depois complementa a leitura deles com explicações em classe. A quantidade de leitura para casa deve atender ao perfil de cada turma.  No entanto, é interessante que não se estenda demasiado a leitura, inclusive porque o romance é curto. Esse trabalho de leitura pode ser realizado em torno de duas semanas.

3ª Etapa: Introdução ao contexto histórico do Romantismo

Inicie a aula incentivando os alunos a pesquisarem sobre o contexto histórico do Romantismo. Para tanto, acesse o link sugerido no item 5 de “Para organizar seu trabalho”. Durante a pesquisa, peça para eles levantarem:

• Características do Romantismo

• Principais autores

Em seguida, solicite aos alunos que exponham os dados levantados.

4ª Etapa: Estudo do autor e do indianismo.

Agora, solicite aos alunos que pesquisem sobre vida e obra de José de Alencar. Direcione-os para o link sugerido nos itens 2  e 3 de “Para organizar seu trabalho”. Peça que os alunos levantem dados sobre:

• Vida e obra de José de Alencar

• Divisão e características de sua obra

• Projeto intelectual de José de Alencar

Na sequência, solicite aos alunos que exponham os dados levantados.

5ª Etapa: Estudo do texto.

Após a leitura, divida a classe em 5 grupos e peça a eles que analisem a obra de acordo com as informações disponíveis no link indicado no item 2 de “Para organizar seu trabalho”. Seguindo as informações disponíveis nesse link, sugere-se aos grupos pesquisar:

• Grupo 1: A lenda e a História

• Grupo 2: O narrador

• Grupo 3: O indianismo

• Grupo 4: Resumo da obra (a heroína idealizada, a harmonia rompida, a sedução)

• Grupo 5: Resumo da obra (o conflito, o exílio, a polêmica, desdobramentos)

Realizada essa atividade, solicite aos alunos que apresentem o resultado da pesquisa para o restante do grupo. Reserve 3 aulas para essa apresentação.

6ª Etapa: Relações intertextuais entre Iracema e Macunaíma.

Solicite aos alunos a leitura do primeiro capítulo de Macunaíma, de Mário de Andrade. Para tanto, sugira o link indicando no item 6 de “Para organizar seu trabalho”.

Agora, peça que eles estabeleçam relações entre as personagens principais dos  referidos livros, observando:

• A caracterização do ambiente em que se movem as personagens

• As características físicas de Iracema e Macunaíma

Após a pesquisa, solicite aos alunos que exponham os dados para o restante da classe.

7ª Etapa: Atividades.

A partir da leitura dos capítulos sugeridos, dos dados levantados sobre as duas personagens mencionadas e da pesquisa realizada no link sugerido no item 2 de “Para organizar seu trabalho”, solicite aos alunos que redijam um texto expositivo explicando por que Iracema é caracterizada como herói e Macunaíma, como anti-herói. Marque um dia para que os alunos possam ler seus textos para o restante do grupo.

Materiais Relacionados

• .Para ler a obra na íntegra, visite o site do domínio público acessando o link:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000136.pdf
• No link http://fredb.sites.uol.com.br/iracema.html você tem acesso a um precioso estudo da obra feito pelo poeta contemporâneo Frederico Barbosa.  Não deixe de conferir.
• No link  http://www.artigonal.com/literatura-artigos/iracema-uma-historia-do-novo-mundo-403056.html Há um estudo sobre o projeto intelectual de José de Alencar.
• No link a seguir há um interessante estudo sobre o ócio em Macunaíma, de Mario de Andrade: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=115085
• Sobre o contexto histórico do Romantismo no Brasil acesse o link: http://educacao.uol.com.br/literatura/ult1706u52.jhtm
• No link http://download.baixatudo.globo.com/docs/Macunaima.pdf você tem acesso a Macunaíma, de Mário de Andrade, na íntegra.

 

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Iracema. Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque.

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