Conteúdos
Causas e consequências da inversão térmica
Objetivos
- Compreender o conceito de inversão térmica, suas causas e consequências.
- Discutir mecanismos de ação visando a minimização desse fenômeno.
- Reconhecer que i inversão térmica dificulta a dispersão de poluentes.
1ª Etapa: Início de conversa
É muito comum, em artigos de divulgação, confundir-se os conceitos de densidade e peso. Em vários materiais indicados (inclusive os redigidos por químicos) utiliza-se como sinônimos, “ar mais denso” com “ar mais pesado” ou “ar menos denso” com “ar mais leve”. Densidade e peso são dois conceitos diferentes. Procure esclarecer essa questão com os alunos, durante a realização deste plano de aula.
2ª Etapa: Conhecendo o fenômeno da inversão térmica
Providencie cópias da matéria indicada no item 1 do tópico “Para saber mais” e distribua aos alunos. Com a turma reunida, solicite a leitura e abra uma discussão que terá como principal objetivo identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Oriente-os também sobre as diferenças entre os conceitos de peso e densidade. Utilize para isso informações que poderão ser obtidas no texto indicado no item 2 do tópico “Para saber mais”. Se considerar necessário, faça anotações na lousa e peça aos alunos que anotem em seus cadernos, para compararem suas ideias iniciais e finais (depois da realização do plano).
3ª Etapa: Conceituando inversão térmica
Prepare uma aula expositiva com os textos indicados nos item 3 do tópico “Para saber mais”. Utilize o infográfico do item 4 deste mesmo tópico para ilustrar sua aula.
4ª Etapa: Experimentando a inversão térmica
No laboratório de Ciências realize o experimento indicado no item 5 do tópico “Para saber mais”. O vídeo deve ser uma referência para o professor, os alunos não devem assisti-lo, pois esse fornece de imediato respostas a algumas questões que poderão ser trabalhadas durante a realização do experimento.
5ª Etapa: Propondo soluções
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