Conteúdos
Introdução ao Estudo da História e Pré-História
Objetivos
Levar o cotidiano para as salas de aula e abandonar o estudo marcado pelo etnocentrismo em favor de uma visão mais pluralista; Utilizar corretamente os conceitos históricos, incorporando-os as análises cotidianas.
Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: Introdução ao tema
Proponha para o grupo algumas questões para iniciar a discussão, como, por exemplo:
– Por que em países diferentes falamos línguas diferentes e temos costumes diferentes?
– Por que há países governados por reis, outros por presidentes, outros por emires?
– Por que há países tão ricos e outros tão pobres?
Amplie a discussão inserindo questões relativas ao conhecimento do cotidiano (o texto de Ralf Linton – Difusão Cultural pode ser o seu norteador).
Conduza a discussão de maneira a evidenciar a necessidade de conhecimentos prévios para a melhor compreensão da organização da sociedade e do indivíduo.
2ª Etapa: Apresentação
Após a discussão inicial, apresente à turma o texto de Ralf Linton; Proponha ao grupo uma análise sobre as relações possíveis do texto com as características da sociedade brasileira.
Apresente o conceito de História e as diferentes opiniões sobre a sua “necessidade”.
3ª Etapa: Atividades
– Proponha que, em grupos, escolham uma notícia de jornal, do caderno Internacional e tentem trazer informações históricas sobre o país e o fato abordado, que possibilitem/ampliem a sua compreensão;
4ª Etapa: Fechamento
Proponha que faça um texto ou uma apresentação tendo como tema História: para quê e para quem?
Materiais Relacionados
Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais:
– Leia a reflexão proposta pelo Jornal de Debates: “O que é história?”
– Leia o material sobre a pré-história no site “Atlas Virtual da Pré-História”
– Leia o Material sobre Cultura no site Brasil Cultura
– Leia o Texto sobre Difusão Cultural, do antropólogo Ralf Linton.
– Oriente-se através de mapas de diferentes civilizações – o site Europe Historical Maps é ótimo e oferece excelentes links.
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula : Introdução ao Estudo da História e da Pré-História. Prof. Eduardo Freitas Fonseca.