Conteúdos

Introdução à Política e à Cidadania

Objetivos

Definir o papel da filosofia política.
Compreender o início da filosofia como ato de participação política.

1ª Etapa: Iniciando a discussão

Inicie a aula questionando sobre o que os alunos entendem por cidadania. Tente buscar a reflexão acerca da noção de direitos e deveres e de cidadania como participação social. Busque exemplos pessoais de envolvimento dos alunos em questões de participação na sociedade. Pergunte se cidadania é sinônimo de solidariedade.

Introduza o tema de refletir sobre o papel de cada um na sociedade, na sua comunidade. Trate da importância da participação social de todos na construção da sociedade. Para finalizar, pergunte aos alunos se eles conseguem estabelecer uma relação clara entre política e cidadania. Solicite que eles redijam um parágrafo em seus cadernos, tentando estabelecer esta relação.

2ª Etapa: Compreendendo o papel da ágora na Grécia Antiga

Introduza a noção de ágora como local central dos debates políticos na Grécia antiga. Trabalhe a questão do discurso nas assembléias como a forma de o homem grego participar da sua sociedade.

Proponha aos alunos que explorem em conjunto o site http://www.klepsidra.net/klepsidra26/agora.htm, conhecendo a ágora grega. Tal atividade pode ser feita por meio de projeção do site para todos os alunos ou em pequenos grupos, em computadores. Você também poderá propor que os alunos façam uma pesquisa nos livros de História para coletar informações sobre a ágora grega. Para isso, solicite que os alunos tragam informações sobre o papel da ágora nas cidades-estados gregas.

Finalize retomando a questão feita ao final da primeira etapa e ligando a cidadania grega à participação na organização da pólis grega (política).

3ª Etapa: A fiscalização e o discurso


Explore com os alunos os sites de prestação de contas do governo e em ONGs que buscam publicar informações sobre gastos públicos. Sugere-se que a pesquisa seja feita nos sites Portal Transparência, Transparência  e Excelências, sendo que o foco da pesquisa deve ser buscar as informações gerais sobre o que divulga o site, sua finalidade e seu intento. O mais importante é que os alunos compreendam como pode se dar a fiscalização do poder público por meio do cidadão.



Sugira, como item complementar, que os alunos explorem alguns gastos e tentem compreender como se dá a prestação de contas. Algumas estratégias podem ser identificar a distribuição de renda do programa ‘bolsa-família’ no ‘portal de gráficos’ da área ‘Gráficos e Downloads’, disponível no Portal Transparência do Governo Federal ou verificar como os parlamentares gastam suas verbas de gabinete em Excelências. De toda forma sugere-se que os alunos tenham algum tempo para explorar os ambientes virtuais.

4ª Etapa: Refletindo sobre a cidadania

Para finalizar a reflexão, proponha um breve ensaio ou uma dissertação sobre o seguinte tema: Compreender e fiscalizar o poder é participar da política atual, é ser cidadão no Brasil contemporâneo. A presente atividade pode ser complementada com atividades a serem desenvolvidas em  conjunto com os professores de História ou Sociologia, buscando maior interdisciplinaridade nas discussões propostas.

Materiais Relacionados

Alguns consideram que a Política nascera antes da própria Filosofia, pois foi na assembleia da Ágora Grega que o homem passou a realizar as discussões sobre o futuro da cidade; tais discussões geraram o embate intelectual filosófico inicial. Não se pode deixar, portanto, de resgatar o papel do diálogo filosófico político para definir o papel do homem na sociedade a que pertence. Isto é o que chamamos de reflexão política.
Você encontrará a seguir um breve conjunto de atividades para fazer com que os alunos reflitam sobre o seu papel enquanto partícipes sociais e sobre o papel da reflexão filosófica como auxiliar deste processo.

Estude com cuidado o site:
Ágora
Explore os sites:
Portal Transparência
Transparência  
Excelências

Indicações de Leitura e Vídeos:
Leia aqui sobre a política na polis grega.
Veja aqui dados sobre a cidadania em:

Arquivos anexados

  1. Introdução à Política e à Cidadania

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.