Conteúdos

Introdução à Lógica – Lógica 1.

Objetivos

  • Compreender o papel da lógica no dia-a-dia.
     
  • Introduzir a lógica como parte da Filosofia.
     
  • Introduzir a lógica como forma de avaliar o raciocínio humano

1ª Etapa: Início de conversa

A lógica pode ser entendida como a área da filosofia que estuda o processo racional. Nossas afirmativas, decisões e atitudes muitas vezes são decorrentes de relações que estabelecemos mentalmente entre coisas e ideias (causa e efeito, adição, conseqüência, condições etc.) e que julgamos ter ou não coerência com nosso entorno. Talvez o papel da Filosofia seja avaliar o processo de julgamento de tais relações. Todavia, antes de entrar em contato com a lógica, importa compreender suas múltiplas facetas.



Este material apresenta um conjunto de atividades com a finalidade de fazer com que os alunos questionem como funciona a sua lógica do dia-a-dia.

2ª Etapa: Problematizando nossa própria razão

Convide os alunos a pensarem sobre o que significa dizer “isso é lógico!”. Leve para a discussão exemplos simples como:  “Se um primeiro objeto é igual a um segundo e este segundo igual a um terceiro, então o primeiro é igual ao terceiro” ou “A parte é menor que o todo”.



Leve os alunos à compreensão de que nessas frases são estabelecidas relações entre seus termos (como `igualdade’, `meio, parte e todo’) e que o papel inicial da lógica é avaliar e compreender tais relações. Introduza o conceito de que a lógica é uma parte da Filosofia.

3ª Etapa: Usando a lógica no dia-a-dia

Proponha aos alunos uma forma de avaliar o uso da lógica no cotidiano. Para isso, junte a turma em grupos de 3 a 4 alunos e proponha que eles preencham livremente o seguinte quadro, sem se preocuparem com a exatidão das respostas, mas tentando justificá-las (abaixo são listados exemplos):















Situação

Uso da lógica (pouco, mediano, muito)

Como seria utilizada a lógica

Exemplo 1: Dividir uma conta em um restaurante

Muito

Somando e dividindo (matemática) e buscando a parte de cada um.

Exemplo 2: Fazer uma jogada de futebol ou basquete

Mediano

Prevendo o que ocorrerá após a jogada.

Iniciar ou romper o namoro com um(a) namorado(a)

 

 

Solucionar problemas de física

 

 

Buscar a solução de um crime

 

 

Julgar a correção de um ato de algum amigo

 

 

Argumentar em favor de uma causa

 

 

Organizar o dia em “estudo e lazer”

 

 

Aprender uma música (tocar ou cantar)

 

 

Decidir acerca de uma roupa a usar

 

 

4ª Etapa: Raciocinando antes de agir

Proponha um desafio com a turma. Projete um dos jogos, sugeridos no “Para organizar o seu trabalho” e explique as regras. Peça, então, que tentem resolver o jogo/desafio, mas que o façam em seus lugares, sem realizar a `tentativa e erro` no software do jogo. O aluno que pensar que conseguiu encontrar a solução, poderá se manifestar, mostrar o caminho aos demais e justificar seu raciocínio.



Após algumas rodadas, discuta como a lógica serve para prever resultados a partir de regras previamente estabelecidas.

5ª Etapa: Pesquisa

Como fechamento desta sequência e preparação para o trabalho proposto em outros planos,  solicite uma breve pesquisa acerca dos termos “premissa”, “proposição”, “dedução”, “indução” e “conclusão”.



Peça aos alunos que anotem em seus cadernos o resultado das pesquisas, relacionando-os brevemente com a ideia de lógica como forma de prever resultados a partir de regras previamente estabelecidas.

 

Materiais Relacionados

• Conheça e compreenda os jogos dos links http://rachacuca.com.br/jogos/jarros/, http://rachacuca.com.br/jogos/missionarios-e-canibais/ e http://rachacuca.com.br/jogos/ponte-escura/

• Se você domina a língua inglesa, utilize também o site http://www.schooltimegames.com/Logic/CoinWeighing.html

• Verifique as condições para a realização da 3ª atividade. O ideal é utilizar  o computador com data-show, mas é possível também reunir grupos em torno de computadores e propor a atividade de maneira análoga.

Indicações de leitura e vídeos:

• Sobre o papel da lógica: http://criticanarede.com/logica2.html

• Sobre a lógica no cotidiano: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/05/MC03526677700.pdf

Arquivos anexados

  1. Introdução à Lógica – Lógica 1

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.