Conteúdos
Introdução à Lógica – Lógica 1.
Objetivos
- Compreender o papel da lógica no dia-a-dia.
- Introduzir a lógica como parte da Filosofia.
- Introduzir a lógica como forma de avaliar o raciocínio humano
1ª Etapa: Início de conversa
A lógica pode ser entendida como a área da filosofia que estuda o processo racional. Nossas afirmativas, decisões e atitudes muitas vezes são decorrentes de relações que estabelecemos mentalmente entre coisas e ideias (causa e efeito, adição, conseqüência, condições etc.) e que julgamos ter ou não coerência com nosso entorno. Talvez o papel da Filosofia seja avaliar o processo de julgamento de tais relações. Todavia, antes de entrar em contato com a lógica, importa compreender suas múltiplas facetas.
Este material apresenta um conjunto de atividades com a finalidade de fazer com que os alunos questionem como funciona a sua lógica do dia-a-dia.
2ª Etapa: Problematizando nossa própria razão
Convide os alunos a pensarem sobre o que significa dizer “isso é lógico!”. Leve para a discussão exemplos simples como: “Se um primeiro objeto é igual a um segundo e este segundo igual a um terceiro, então o primeiro é igual ao terceiro” ou “A parte é menor que o todo”.
Leve os alunos à compreensão de que nessas frases são estabelecidas relações entre seus termos (como `igualdade’, `meio, parte e todo’) e que o papel inicial da lógica é avaliar e compreender tais relações. Introduza o conceito de que a lógica é uma parte da Filosofia.
3ª Etapa: Usando a lógica no dia-a-dia
Proponha aos alunos uma forma de avaliar o uso da lógica no cotidiano. Para isso, junte a turma em grupos de 3 a 4 alunos e proponha que eles preencham livremente o seguinte quadro, sem se preocuparem com a exatidão das respostas, mas tentando justificá-las (abaixo são listados exemplos):
Situação
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Uso da lógica (pouco, mediano, muito)
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Como seria utilizada a lógica
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Exemplo 1: Dividir uma conta em um restaurante
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Muito
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Somando e dividindo (matemática) e buscando a parte de cada um.
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Exemplo 2: Fazer uma jogada de futebol ou basquete
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Mediano
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Prevendo o que ocorrerá após a jogada.
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Iniciar ou romper o namoro com um(a) namorado(a)
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Solucionar problemas de física
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Buscar a solução de um crime
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Julgar a correção de um ato de algum amigo
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Argumentar em favor de uma causa
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Organizar o dia em “estudo e lazer”
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Aprender uma música (tocar ou cantar)
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Decidir acerca de uma roupa a usar
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4ª Etapa: Raciocinando antes de agir
Proponha um desafio com a turma. Projete um dos jogos, sugeridos no “Para organizar o seu trabalho” e explique as regras. Peça, então, que tentem resolver o jogo/desafio, mas que o façam em seus lugares, sem realizar a `tentativa e erro` no software do jogo. O aluno que pensar que conseguiu encontrar a solução, poderá se manifestar, mostrar o caminho aos demais e justificar seu raciocínio.
Após algumas rodadas, discuta como a lógica serve para prever resultados a partir de regras previamente estabelecidas.
5ª Etapa: Pesquisa
Como fechamento desta sequência e preparação para o trabalho proposto em outros planos, solicite uma breve pesquisa acerca dos termos “premissa”, “proposição”, “dedução”, “indução” e “conclusão”.
Peça aos alunos que anotem em seus cadernos o resultado das pesquisas, relacionando-os brevemente com a ideia de lógica como forma de prever resultados a partir de regras previamente estabelecidas.
Materiais Relacionados
• Conheça e compreenda os jogos dos links http://rachacuca.com.br/jogos/jarros/, http://rachacuca.com.br/jogos/missionarios-e-canibais/ e http://rachacuca.com.br/jogos/ponte-escura/
• Se você domina a língua inglesa, utilize também o site http://www.schooltimegames.com/Logic/CoinWeighing.html
• Verifique as condições para a realização da 3ª atividade. O ideal é utilizar o computador com data-show, mas é possível também reunir grupos em torno de computadores e propor a atividade de maneira análoga.
Indicações de leitura e vídeos:
• Sobre o papel da lógica: http://criticanarede.com/logica2.html
• Sobre a lógica no cotidiano: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/05/MC03526677700.pdf