Conteúdos
– Compreender o objeto de estudo da genética e algumas questões atuais
– Conhecer a contribuição de Mendel para a genética
Objetivos
– Cooestabelecer relação entre os conceitos de genética e as características do ser humano
– Identificar as características genéticas presentes em determinado grupo de pessoas, quanto aos genes dominantes e recessivos
1ª Etapa: Início de Conversa
Inicie a aula, conversando com os alunos sobre o conhecimento deles a respeito de genética.
Comece falando sobre as diferentes características dentro da sala de aula, presente nos colegas.
Deixe que os alunos apontem curiosidades dentro da sala, sobre a genética dos colegas, bem como trazer de casa, as curiosidades da genética na família.
Escreva na lousa, fazendo um quadro comparativo desses pontos levantados.
Usando a Aula Web,permita sua exploração para que se possa aprofundar o conhecimento, pedindo que façam anotações ou até mesmo um pequeno resumo do que é tratado nessa aula multimídia.
Feito isso, divida a sala em pequenos grupos, para que eles tragam de casa, uma pesquisa que farão sobre a genética dentro de sua família.
Em sala, o professor fornecerá material de pesquisa, como jornais e revistas, onde eles pesquisarão, mesmo em casa, junto a internet, quais as características da população brasileira, já que isso tem a ver com a origem do nosso povo e também com a nossa colonização.
Características essas que são presentes inclusive em nossa família, pela mistura de culturas e raças.
Diante de todos os dados coletados, monte um quadro para explicar genes, cromossomos, DNA e etc, elementos esses presentes em nossa herança genética.
Aproximação do tema
Utilize os artigos de jornal propostos ou selecione outros em que sejam abordados temas relacionados à genética: teste de DNA, manipulação de DNA, mapeamento etc.
Distribua aos alunos cópias ou peça que leiam os artigos. Converse com o grupo sobre os conhecimentos científicos que possibilitam afirmar a hereditariedade e o parentesco. Durante a discussão registre termos científicos citados: DNA, genes, etc.
Informe o grupo sobre a Genética, seu objeto de estudo e indague como e quando imaginam que foram feitas as primeiras descobertas.
2ª Etapa: As leis de Mendel
Apresente o primeiro dos vídeos sugeridos. A partir do que foi observado explique as leis de Mendel (você pode usar trechos dos demais vídeos e o material didático da série)
Garanta que, por meio de sua apresentação e dos materiais de apoio, os alunos obtenham a compreensão dos conceitos e definições de:
• Genes, genes alelos, genes dominantes e genes recessivos
• Cromossomos
• Fator
• Lócus
• Homozigoto, heterozigoto
• Dominante, recessivo
• Genótipo, fenótipo
Você pode solicitar, ao final do processo, que construam um glossário dos termos de Genética, aprendidos no processo.
3ª Etapa: Atividade
Solicite que os alunos pesquisem e registrem a cor dos olhos de seus pais, avós e irmãos. A partir dos fenótipos encontrados, e lembrando-os que a característica dos olhos escuros é dominante, peça que montem a tabela de genótipos relativa à cor dos olhos da família.
4ª Etapa: Avaliação
Diante da aula elaborada e explorada, tem-se dados para se avaliar o desenvolvimento e dificuldades dos alunos.
A exploração da Aula Web e a realização dos exercícios propostos, servem também de base para o professor analisar as dificuldades enfrentadas por seus alunos, durante a aula e na abordagem do conteúdo.
Materiais Relacionados
Leia os textos: Genética, do site Só Biologia e Genética, do site Professor Jarbas Bio
Utilize o material didático adotado pela escola
Assista aos vídeos:
Mendel e as leis da hereditariedade – Discovery Channel
Entenda as Leis de Mendel
Genética: introdução histórica e conceitos gerais parte 1, parte 2, parte 3 (este é um vídeo longo, você poderá selecionar trechos para trabalhar com os alunos)
Outras sugestões de textos:
Acesse aqui – Justiça determina e UERJ fará exame de DNA na suposta filha de Tim Maia
Confira aqui – Egito fará teste de DNA em fetos da tumba de Tutancâmon