Conteúdos

Introdução à Filosofia

Objetivos

• Problematizar o vocábulo filosofia em suas diversas acepções.
• Conceituar o ato filosófico e a necessidade do pensamento filosófico.
• Compreender a origem do termo filosofia.

1ª Etapa: Avançando na Problematização

Apresente para a turma cada uma das pinturas de Rembrandt, levando-os a relacioná-las com as idéias iniciais acerca da filosofia. Busque as relações com conceitos como curiosidade, ócio, reflexão, estudo, compreensão, isolamento, calma, tempo para refletir, conhecimento e experiência. Outras palavras poderão surgir. Reflita com seus alunos se a curiosidade é algo natural ao homem. Questione também se os alunos se sentem bem quando acertam uma questão. Neste sentido, peça para que eles escrevam no caderno uma questão para a qual não têm resposta e gostariam de saber. Após uma breve verificação na sala, questione como seria possível pesquisá-las ou respondê-las. É importante fechar este momento com a compreensão de que o constante questionar-se é o grande papel do filósofo.

2ª Etapa: Trabalhando o conceito inicial

Peça aos alunos que tragam dicionários e pesquisem o termo filosofia. Proponha que comparem com os conceitos produzidos/discutidos na 1ª etapa. Apresente a epistemologia do termo “filosofia”, seus sentidos denotativos em diversos dicionários e conceitue o ato filosófico como o questionar sinceramente o mundo que nos cerca. Como fechamento, solicite que registrem no caderno o seu próprio conceito de filosofia.

3ª Etapa: Problematizando o tema

Peça aos alunos que selecionem uma frase e redijam em seus cadernos uma breve explicação para o sentido da palavra filosofia. Apresente as seguintes frases, grifando os termos "filosofia": – Minha filosofia de vida é de paz e amor. – Menino, deixe de ficar filosofando e vá estudar! – Você deverá se decidir entre a fé e a filosofia. – Na biblioteca há livros sobre a vida dos filósofos. – Minha escola tenho aulas de filosofia. Peça a alguns alunos que compartilhem suas explicações com a sala. Sugere-se que as principais explicações sejam anotadas no quadro ou que as façam em tarjas largas de cartolina que possam ser fixadas no quadro e discutidas.

4ª Etapa: Analisando as respostas

Mostre para os alunos que, da mesma forma que outros diversos conceitos, filosofia pode ter diversos usos no nosso cotidiano. É importante falar da filosofia como um conjunto de convicções, como reflexão ociosa, como racionalização e razão, como conjunto de idéias de pessoas e como uma área de estudo específica.

Materiais Relacionados

Busque na internet imagens das obras “Filósofo em meditação”, “Lição (aula) de Anatomia do Dr. Tulp” e “Filósofo com o livro aberto” de Rembrandt e torne-as disponíveis aos alunos.

Busque em dicionários da língua portuguesa e em dicionários de filosofia o termo “filosofia”.

Indicações de leitura:
• Texto “O que é a filosofia e por que vale a pena estudá-la”, de A.C. Ewing

• Texto“O que é a filosofia, professor? E para que ela serve?” de Delamar José Volpato Dutra 

• Breve biografia de Rembrandt

• Leitura do texto “O que é filosofia” de Caio Prado Jr., Ed. Brasiliense, coleção Primeiros Passos.

Arquivos anexados

  1. Introdução à Filosofia

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.