Conteúdos

Introdução à Estética

Objetivos

• Compreender a estética como parte do questionamento filosófico. • Questionar a arte e a estética enquanto necessidades humanas.

1ª Etapa: Início de Conversa

Muitas vezes tratada como supérflua, a arte é essencial ao homem. A inovação proveniente da criatividade, a reflexão a partir do estímulo sensório artístico, o cultuar da beleza; tudo depende da nossa capacidade de fazer e observar a arte. Compreender estética como parte da filosofia é buscar razões que guiam nossos julgamentos acerca do belo, do sublime, do expressivo, do revolucionário. A Estética, enquanto julgamento acerca da cultura, tem um papel central e deve ser objeto de constante reflexão. Este conjunto de atividades tem a finalidade de questionar a necessidade da Estética na vida cotidiana e o seu papel no desenvolvimento humano. Para isso seguiremos abordando o papel dos museus de arte.

2ª Etapa: Problematizando a necessidade estética

Pergunte aos alunos se eles acham a estética um assunto relevante. Busque com eles referências em suas vidas sobre o papel da estética, da beleza do vestir, das cidades, dos locais, dos móveis, dos cuidados com o corpo e com os costumes. Questione se seria possível um mundo sem a necessidade estética. Questione ainda se eles acham que toda a beleza é subjetiva. Será que um nascer do sol por traz de montanhas é belo por questão cultural ou por alguma qualidade própria? Seria uma sinfonia somente bela por convenção social ou será que nossos sentidos captam alguma característica presente na música que a torna bela? Termine questionando a necessidade da obra de arte. Reproduza em sala (ou solicite aos alunos que vejam) a palestra de Agnaldo Farias, pedindo que os estudantes anotem passagens que achem interessantes. Ao final, busque comentar as escolhas.

3ª Etapa: Buscando a estética em nosso cotidiano

Peça aos alunos que tragam referências de aspectos que julgam estéticos em suas cidades, casas ou até mesmo utensílios domésticos. Peça para que eles tragam fotografias com um breve comentário do porque entendem que aquilo possui uma questão estética envolvida. As imagens podem ser coladas no caderno. Sugere-se, como alternativa, que os alunos tragam as fotos impressas ou reveladas e que seja montado um mural com os comentários para uma breve análise de toda a classe.

4ª Etapa: A estética como passado

A partir dos exemplos trazidos pelos estudantes, busque conhecer com eles o site do Museu da Casa Brasileira, explorando a sua finalidade e a utilidade de seu acervo. Neste momento, é interessa abordar a importância dos museus de arte como arquivo/histórico de usos e costumes estéticos de determinadas épocas. Sugere-se que os alunos tenham algum tempo para explorar o site em aula (a depender das capacidades técnicas de sua escola) ou em suas casas. Traga para os alunos algumas curiosidades do “arquivo Ernani Silva Bruno”, mostrando diferenças de costumes em diversas épocas.

5ª Etapa: A estética como presente

Contraponha o papel histórico dos museus de costumes apresentados na 3ª etapa deste plano ao papel de guardar conjuntos de pinturas ou obras que alteraram ou fixaram conceitos artísticos e de apresentar novos artistas. Trabalhe ainda a importância dos museus como pontos turísticos e arquitetônicos que alteram a paisagem local. Solicite a eles que respondam em seu caderno à seguinte questão: qual o aspecto estético que mais me interessou no MAC-Niteroi? Por que este foi meu interesse?

6ª Etapa: Sistematizando conhecimentos

Proponha aos alunos a produção de uma dissertação acerca do tema “Arte e cotidiano: um diálogo necessário”. Como critérios de correção sugerimos (i) o uso correto da norma culta, (ii) a estrutura e coesão textual, (iii) a clareza dos pontos de vista e (iv) o repertório apresentado, a partir das discussões realizadas em aula.

Materiais Relacionados

• Veja previamente a palestra de Agnaldo Farias em http://www.youtube.com/watch?v=JQcfrgU_kqY • Explore o site do Museu da Casa Brasileira em http://www.mcb.sp.gov.br/ e explore seu “Arquivo Ernani” • Explore o site do Museu de Arte Contemporânea de Niteroi em http://www.macniteroi.com.br

Arquivos anexados

  1. Introdução à Estética

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.