Conteúdos

Introdução à Epistemologia

Objetivos

Discutir sobre como conhecemos o mundo.

Refletir sobre meios de conhecer e as áreas de conhecimento.

Compreender o papel da linguagem no processo de conhecimento.

1ª Etapa: Início de conversa

Diversas foram as discussões filosóficas acerca do “conhecer” do homem. Quais são nossas capacidades de conhecimento, quais os recursos, quais os meios e quais as áreas do conhecimento? A compreensão da epistemologia (teoria do conhecimento ou ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento humano) talvez permita ao estudante compreender melhor as ciências que estuda e também o seu próprio ato de conhecer.



Este plano de aula busca inaugurar este constante questionar, no sentido de refletir sobre o como conhecemos aquilo que chamamos de áreas de conhecimento.

 

2ª Etapa: Problematizando o como conhecemos as coisas

Inicie uma discussão sobre como conhecemos as coisas que nos cercam. Durante a condução da discussão, passe a mostrar, uma por vez, as imagens selecionadas, questionando acerca do que podemos utilizar para aprender cada atividade, quais os limites deste aprendizado e de qual o papel da experiência pessoal neste aprendizado.



Ao final da discussão, traga o conceito de “meios de conhecimento”, falando brevemente da razão, dos sentidos, da emoção e da linguagem como meios de conhecer. Sugere-se que estes quatro termos sejam registrados na lousa.

3ª Etapa: Ligando meios de conhecimento com áreas de conhecimento

Junte a turma em grupos de 3 a 4 alunos e distribua as folhas/cartolinas e uma canetinha para cada integrante do grupo. Solicite que eles passem um traço no meio da cartolina, dividindo-a em duas partes.



Dê aos alunos um prazo curto (2 a 3 minutos, por exemplo) e peça para que durante este tempo eles listem, em uma das partes da cartolina, todas as áreas do conhecimento que eles conhecem. Você pode iniciar com exemplos como `história`, `culinária`, `estatística`, `esportes coletivos` etc., sendo que os alunos poderão ter liberdade para sugerir o que lembrarem.



Terminado o período, peça que os alunos façam, na parte que não utilizada da folha, um breve quadro que deverá responder à seguinte pergunta: qual meio de conhecimento é mais importante para conhecer cada área listada? O resultado deverá ser uma breve listagem ou quadro. Lembre-se de advertir seus alunos que é possível que um meio figure em mais de uma área.  Discuta e compare resultados com a sala.



Como fechamento, proponha uma breve reflexão escrita sobre se diferentes disciplinas da escola necessitam preponderamente de algum dos meios de conhecer.

4ª Etapa: A interligação entre os meios de conhecimento

Introduza uma discussão acerca de como os meios de conhecimento integram o ato de conhecer e como o homem aprende a partir de tais meios. Questione se eles encontram alguma possibilidade de conhecer sem ver e ouvir ao mesmo tempo, desde a mais tenra idade.



Traga então informações sobre Hellen Keller e questione sobre as capacidades humanas de conhecer o mundo. Fale então sobre a linguagem de Libras como uma linguagem com a finalidade de substituir sentidos.

5ª Etapa: Refletindo sobre nossos sentidos

Peca aos alunos que pesquisem o sistema de libras em http://www.acessobrasil.org.br/libras/ e que tentem formular uma frase e reproduzi-la na linguagem de libras.



Ao final, solicite a cada aluno que redija no caderno um breve texto sobre as dificuldades de utilizar esta nova linguagem, questionando se seria mais fácil ou mais difícil aprende-la sem possuir o sentido que fora substituído.

Materiais Relacionados

• Busque imagens dos seguintes atos: (i) um jogador conhecido de futebol chutando uma bola (ii) alguém jogando xadrez (iii) um pedreiro construindo uma casa (iv) uma pessoa estudando matemática, (iv) um artista pintando um quadro, (v) uma pessoa lendo um livro de um escritor famoso, (vi) um casal se beijando ou de mãos dadas.

Para encontrá-las basta usar um site de busca, como o  Google, colocar os termos sugeridos e selecionar a busca por “imagens”.

Clique aqui e explore o dicionário brasileiro de Libras em
• Separe cartolinas ou folhas grandes e canetinhas suficientes para grupos de 3 ou 4 alunos.

Indicações de leitura e vídeos

• Clique aqui e saiba mais sobre Helen Keller
• Acesse aqui Filme sobre Helen Keller: “O milagre de Anne Sulivan” (1962). Trecho comentado
• Conheça aqui um pouco sobre o que é a linguagem de libras em

Arquivos anexados

  1. Introdução à Epistemologia

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.