Conteúdos

– Rosa-dos-ventos

– Escala
– Legenda
 

Objetivos

– Conhecer e fazer uso de sistema de orientação e de localização. 

– Compreender noções de escala.
– Desenvolver a capacidade de confeccionar mapas.
 

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Comece a aula com uma breve exposição sobre os usos possíveis para os mapas: localização, guerras e conflitos, cuidados com a saúde, transporte e deslocamento de cargas etc. Destaque a importância dos mapas para nosso cotidiano, como o deslocamento pela cidade, por exemplo.

 

É importante ressaltar que os mapas obedecem a determinadas finalidades sendo, portanto uma construção humana, fruto de uma determinada época e de uma forma de organização social. Também convém lembrar que não existem mapas perfeitos, eles sempre sofrerão alguma deformação, em razão da dificuldade de colocar um geoide num plano bidimensional. Leia mais sobre isso no link 9.

 

Peça aos alunos e as alunas que desenhem livremente o caminho de sua casa até a escola, marcando os pontos mais importantes (templos religiosos, estabelecimentos comerciais, equipamentos públicos etc.).

 

Para ter maior segurança com relação ao tema é conveniente ler os textos indicados nos links 8 e 9.

 

2ª Etapa: Agrupando as informações

Reúna a sala para analisar os desenhos, se preferir faça isso em pequenos grupos. Eles deverão encontrar os pontos comuns, aqueles que mais se repetem, bem como aqueles mais raros.

 

Cada grupo deverá anotar o maior número de dados possível retirados dos desenhos: ruas, templos, bares, posto de saúde, biblioteca etc.

 

Com os dados coletados expostos na lousa o professor poderá organizar uma conversa com a sala, especulando a razão dos destaques encontrados e, ao mesmo tempo, das possíveis omissões.

Solicite que todos anotem as informações sistematizadas e façam a conferência no caminho percorrido para, na aula seguinte, trazer os complementos que julgarem necessários. 

 

3ª Etapa: construindo o mapa

Apresente à sala os mapas abaixo e peça para que identifiquem os principais elementos que se repetem nos mapas.

 

O título, a legenda, a escala e a orientação são itens essenciais ao mapa. Eles precisam estar presentes em qualquer nos mapas, cartas e plantas.

 

Use para orientar a sua aula o texto do link 1. Intercale a exposição com os vídeos sobre escala (link 5) e orientação (link 6) e o texto sobre legenda disponível no link 4.

 

É importante o nome das ruas e das referências, as distâncias percorridas e a dimensão aproximada das vias.

 

4ª Etapa: mãos à obra

Primeiro é conveniente ressaltar a diferença entre mapas, cartas e plantas. Embora não haja um consenso conceitual sobre essa diferenciação, usaremos a escala para estabelecer tal diferenciação. Assim trataremos as representações com escalas pequenas como mapas; aquelas com escalas médias como cartas e as escala grande, que recobrem uma área pequena e apresentam detalhes pormenorizados, de planta ou planta cadastral. Recorra ao link 3 para dirimir eventuais dúvidas.

 

Vale destacar a importância da adequação da escala para a finalidade da representação cartográfica.

 

Discuta com os alunos a escala adequada e a legenda a ser usada. Para o mapa mundi a escala é diversa daquela usada para fazer o mapa de um bairro. Neste último a  representação dos detalhes é muito importante. 

 

É importante que a área a ser representada não seja muito extensa, sugiro algo próximo a cinco quilômetros. Visando obter um bom resultado gráfico, utilize uma escala próximo de 1:25.000.

 

De posse dos dados faça a elaboração do mapa. Isso pode ser feito por toda sala ou em grupos menores.

 

Lembre-os sobre a necessidade da correta orientação, dos pontos de referência indicados na legenda, do título e da aplicação da escala correta.

 

Prefira o papel vegetal para o desenho, mas não é obrigatório, pode ser feito em papel sulfite, por exemplo.

 

5ª Etapa: Concluindo a tarefa

Seria muito interessante buscar um mapa da área na Prefeitura (também pode ser encontrado nas concessionárias de serviços públicos, como a companhia elétrica, de águas e esgotos, de telefonia etc.) e compará-lo com aquele feito para a sala.

 

Destaque as referências apontados por cada um, mostrando que isso é comum às pessoas e variam de acordo com a nossa vivência e história de cada indivíduo.

 

Materiais Relacionados

Links

 
1 – Os elementos que compõem um mapa. Reportagem da revista Nova Escola explicando de maneira bem didática os elementos que compõem um mapa. Disponível no link.
 
2 – Noções Básicas de Cartografia. Página do site do IBGE, especial atenção aos tópicos 1, 2 e 3.3. Disponível no link.
 
3 – Escala Cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Texto do UOL Educação com uma breve explicação do cálculo de escalas. Disponível no link.
 
4 – Os símbolos nos mapas. Breve explicação sobre a construção de legendas no mapa. Disponível no link.
 
Vídeos
 
5 – Vídeo aula sobre escalas. Disponível no link.
 
6 – Orientação e Cartografia. Vídeo aula abordando localização e orientação no território. Disponível no link. (Parte 2)
 
7 – Como desenhar um pequeno mapa. Breve texto com animações e dicas para se confeccionar um pequeno mapa. Disponível no link.
 
Texto
 
8 – Os mapas mentais e a representação informal dos lugares. Disponível no link.
 
9 – Noções de Cartografia. Disponível no link.
 

Arquivos anexados

  1. Introdução à Cartografia
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