Conteúdos
Intervenções norte americanas no Iraque e Afeganistão
Objetivos
Contextualizar a guerra fria e a bipolarização ideológica dos anos 50. Compreender o processo histórico que ‘armou’ grupos extremistas no Iraque e no Afeganistão a partir dos anos 80. Contextualizar o fim da guerra fria e a participação de EUA e URSS nos conflitos do Oriente Médio no decorrer da ‘nova ordem mundial’.
1ª Etapa: Início de conversa
A influência norte-americana no Oriente Médio se fez presente desde o período da Guerra Fria. Compreender as guerras desencadeadas após o 11 de setembro é também compreender o conjunto de guerras e ações militares ocorridas nestes países nas três últimas décadas. Necessário também compreender a participação de Osama bin Laden e da Al-Qaeda nestes conflitos. O presente grupo de atividades tem a finalidade de explorar e sistematizar estes conflitos, a partir do final da Guerra Fria.
2ª Etapa: Introdução do tema
Retome com os alunos o fato de duas guerras terem sido deflagradas após o 11 de setembro: a do Afeganistão e a do Iraque. Utilize o fato como o problema, mostrando que é necessário voltar alguns anos para compreender as raízes do conflito. Relembre os alunos do que foi a Guerra Fria, a bipolarização Mundial e a disputa por territórios e áreas de influência no mundo (e também no Oriente Médio). Projete os mapas 1, 2 e 3 (indicados no item “Para organizar o seu trabalho…”) Passe então a analisar os mapas, conjuntamente com os alunos, e identifique o Iraque, o Irã, o Kuwait, o Paquistão e o Afeganistão, apontando o fato de os mapas trazerem informações diferentes acerca dos países aliados aos EUA e à URSS. Informe que esta diferença se dá por conta da quantidade de conflitos existentes na região e da possibilidade de diversas interpretações acerca das constantes guerras. Reflita com os alunos que compreender esta região é conhecer , também, a história de seus conflitos.
3ª Etapa: Grupos de pesquisa
Sugere-se para a contextualização das guerras uma exposição, a ser feita pelos alunos, de cada um dos momentos que podem ser considerados essenciais. Os alunos poderão montar apresentações em Power Point, para mostrar para toda a sala. Para isso separe a turma em 7 grupos operativos e distribua por sorteio os seguintes temas: 1. 1980/88 – Primeira Guerra do Golfo (Iraque) 2. 1990/91 – Segunda Guerra do Golfo (Iraque) 3. 2003 – Terceira Guerra do Golfo (Iraque) 4. 1979/89 – Invasão Soviética (Afeganistão) 5. 1989/01 – Guerra Civil Afegã 6. 1998 e 2001 – Ofensivas dos EUA 7. Osama bin Laden e Al Qaeda (participação nas guerras do Afeganistão, formação do grupo Al-Qaeda) Os grupos 1 a 6 deverão fazer uma pesquisa e organizar uma apresentação de 5 minutos cada, com um ou dois slides de Power Point, contendo os seguintes tópicos: (i) Partes envolvidas (países ou grupos), (ii) Principais líderes, (iii) Interesses envolvidos na disputa, (iv) Lista de principais ofensivas / batalhas e (v) Resultado final/consequências. O grupo 7 deverá fazer uma breve biografia de Osama bin Laden e narrar a formação do Al-Qaeda e sua influência na região do Afeganistão.
4ª Etapa: Apresentando e compreendendo a sequência de fatos
Após realizada a apresentação dos grupos, passe os vídeos 4 e 6 e peça que os alunos façam um breve comentário em seus cadernos acerca do que representam com relação ao que foi apresentado. Discuta os resultados. Proponha então uma construção coletiva. Em uma grande linha do tempo, iniciando em 1975 até 2011, peça que os grupos insiram os fatos mais relevantes no tempo em que ocorreram acerca do período que estudaram. Sugere-se que o trabalho seja feito em um espaço amplo, no chão, com canetinhas. Sugere-se também organizar os grupos para que disponham suas informações de forma organizada. Abaixo segue uma sugestão de onde colocar cada conjunto de informações, seguindo-se uma ordem cronológica.
5ª Etapa: Finalização
Com toda a turma, assista ao vídeo 5. Peça, como produto final, um breve ensaio ou dissertação Acerca do tema/questão “Guerras pós 11 de setembro de 2001: acaso ou processo histórico?” Roteiro pedagógico: Prof. MS. Prof. Ricardo Alves Barreira Lourenço
Materiais Relacionados
Analise os mapas seguintes e prepare-os para projeção em sala:
Acesse aqui Mapa político
Assista atentamente aos vídeos: – Guerra Irã Iraque no Golfo Pérsico (1980)
– Sem Fronteiras, Oriente Médio (parte 1)
– Steve Coll avalia a política americana no Afeganistão
Selecione um local para a construção de uma linha do tempo que deverá se iniciar em 1975 e seguir até 2011. Você poderá utilizar um mural, um rolo de papel grande ou um conjunto de cartolinas. Disponibilize também canetinhas. Indicações de leitura e vídeos:
– Para um resumo acerca dos problemas do Golfo Pérsico, leia aqui
– Para a ação no Afeganistão a partir de 1979, leia aqui
– Para o poder norte-americano na região, ler a partir de `o poder militar` no artigo http://200.145.78.103/perspectivas/article/view/32/25