Conteúdos

Classe Insecta;
Relações entre seres vivos e diversidade da vida.

 

Objetivos

Caracterizar os insetos morfologicamente;

Comparar os insetos com outros artrópodes;
Reconhecer os hábitos alimentares, respiração, reprodução e as diferentes fases de desenvolvimento (metamorfose);
Relacionar os insetos com outros seres vivos, garantindo assim a polinização de plantas, controle de pragas, etc.;
Ampliar conhecimentos sobre as relações de interdependência entre os organismos vivos e deles com os demais componentes do espaço que habitam.
 

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Professor, você encontra este plano para download na aba “Material de apoio”. Antes de iniciar o trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”

 

Inicie a aula com a exposição do tema demonstrando as características morfológicas dos insetos e que os diferenciam de outros artrópodes. Essa exposição pode ser realizada através da montagem de slides e projetada em Data Show para melhor compreensão do tema pelos alunos. Posteriormente, passe o filme Microcosmos: Fantástica aventura da natureza, disponível no Link 1, da aba Para Organizar o seu trabalho e saber mais

 

“Este filme mostra o complexo mundo dos insetos por meio de imagens em close e câmera lenta que é uma proposta do biólogo Marcelo Del Bel, formador de professores da Sangari Brasil, em São Paulo. O documentário retrata como vivem os insetos em lagos e pastagens, o trabalho das abelhas enquanto coletam néctar das flores, joaninhas se alimentando de folhas, aranhas atraindo suas presas e lagartas no momento em que tecem os fios de seu casulo. Com o filme, é possível trabalhar variados tipos de relação entre os seres vivos”.    

 

2ª Etapa: Agrupando as informações

Após o filme, promova uma discussão sobre o que os alunos acharam de mais interessante e se eles perceberam a relação de interdependência entre os organismos vivos e como essa relação poderia influenciar no controle de pragas na agricultura. Apresente rapidamente o vídeo sugerido no link 2, que reforça essa relação.

 

3ª Etapa: Construindo um vídeo – documentário sobre os insetos

Apresente à sala um aplicativo de celular chamado VivaVídeo, acesse por meio do Link 3. Este é um dos melhores apps de câmera de vídeo e editor de vídeos da loja do Android. Ele pode ser instalado nos celulares dos alunos clicando na opção Play Store e buscando “Viva Vídeo” e seguindo as instruções de instalação. Após instalado os alunos já podem montar seu vídeo sobre os insetos.

 

4ª Etapa: Mãos à obra

Primeiramente dividiremos grupos de alunos para a produção do vídeo. Eles deverão tirar fotos dos diferentes insetos encontrados em sua escola, bairro, casa e diversos lugares. Depois, em grupo, na sala de aula, eles deverão reunir essas fotos e montarão um vídeo – documentário, no qual poderão falar sobre as particularidades ou curiosidades dos insetos cujas imagens foram reunidas.  O vídeo pode ter duração de, no máximo, 5 minutos. 

5ª Etapa: Concluindo a tarefa

Após a conclusão dos vídeos, os mesmos podem ser apresentados para toda a turma por meio do Data Show ou recurso que a escola tiver. Deve ser avaliado o envolvimento dos alunos com a produção do vídeo, a pesquisa relacionada ao tema e apresentação geral.

Materiais Relacionados

1 – Filme Microcosmos: Fantástica aventura da natureza. É uma aventura emocionante que tem como personagens principais os insetos. Disponível no link.

 
 
3 – O aplicativo Viva Vídeo pode ser encontrado e baixado gratuitamente por meio do link 
 
4. Caracterização dos insetos. Disponível no link.
 
5  – Hábitos alimentares e metamorfose dos insetos. Disponível em no link.
 
6 – Insetos no controle biológico. Disponível em:
 
 
 

Arquivos anexados

  1. Insetos: Um novo ângulo da biodiversidade

Tags relacionadas

Deixe um comentário

Please Login to comment

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.