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Índice de Desenvolvimento Humano – Indicadores Sociais e Econômicos

Objetivos

Conhecer o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e sua importância como indicador da situação socioeconômica de um país;
Compreender a composição dos índices que compõem o IDH;
Perceber a importância de outros fatores, além da renda, para indicar o desenvolvimento de uma nação;
Perceber a desigualdade entre os países ricos e pobres, utilizando o IDH como base de comparação;
Identificar informações em mapas e tabelas, inferir dados e compará-los.

Antes dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais

1ª Etapa: Introdução ao tema - O que é IDH?

Pergunte aos seus alunos se sabem o significado da sigla IDH. Em caso negativo, apresente o Índice de Desenvolvimento Humano como uma unidade de medida de desenvolvimento socioeconômico de um país. Questione-os sobre quais outros indicadores eles conhecem. Nesse momento, mostre a importância de analisarem sempre todos os indicadores, exemplificando que o PIB e o Coeficiente de Gini, sozinhos, não são suficientes para informar se o país tem uma população rica em sua plenitude. Explique que não adianta um país apresentar bons números do PIB e Coeficiente de Gini se a população não goza de serviços básicos para manutenção do bem estar social. Há exemplos de situações em que o país tem um elevado PIB, mas a riqueza não é dividida igualmente. Os países árabes produtores de petróleo são exemplos dessa situação. Há também exemplos em que a população é bem atendida nos serviços de educação e saúde, mas não tem rendimento suficientemente elevado para figurar entre os países com alto desenvolvimento humano, como é o caso de Cuba.
Apresente a seus alunos o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU, presente em 166 países, cujo principal objetivo é o combate à pobreza. O programa também é responsável pela produção do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), produzido anualmente com objetivo de divulgar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)  dos países, a partir de indicadores relacionados à  saúde, educação, saneamento e renda da população de cada país.
Para isso, oriente os alunos a acessarem o site do PNUD disponível em “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, a fim de obterem as informações sobre os indicadores pioneiros do IDH e sobre os novos, incluídos a partir de 2010.
Reforce a relação entre os novos indicadores do IDH na busca por uma redução das desigualdades de distribuição de renda e o Coeficiente de Gini. Observe que o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD) leva em consideração a desigualdade em todos os três componentes do IDH, descontando a perda no desenvolvimento humano potencial, devido à desigualdade na distribuição de renda.
Aborde a questão da diferença entre os gêneros refletida pelo Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), pois uma sociedade justa é aquela que proporciona as mesmas chances de desenvolvimento entre os gêneros.
O Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) identifica privações em educação, saúde e padrão de vida. Considera multidimensionalmente pobre o indivíduo privado de níveis aceitáveis de nutrição, acesso a água potável, saneamento, energia e com anos mínimos de escolaridade.

2ª Etapa: Exploração da Atividade Interativa

Peça para que os alunos, em duplas, acessem a atividade interativa “IDH”, disponível no NET Educação (material de apoio).
O foco é analisar a situação do Brasil e conhecer a evolução dos índices que compõem o IDH do país ao longo dos anos. Peça aos alunos para analisarem o gráfico de Tendências dos Índices Componentes do IDH do Brasil 1980-2011 e a tabela com os valores desses componentes.
Embora a atividade interativa tenha apenas uma pergunta como foco – Com base nos dados que observou, responda: Qual indicador teve a maior elevação na curva de crescimento? (resposta: educação) -, você pode explorar a atividade com mais perguntas:

1) Houve crescimento dos componentes do IDH brasileiro desde 1980?
Sim, o IDH brasileiro subiu de 0,549, em 1980, para 0,718, em 2011.

2) Como a Educação vem se comportando desde 1980?
A Educação saltou de aproximadamente 0,4 para 0,65 – um crescimento aproximado de 0,25.

3) Qual componente apresenta evolução negativa? Entre quais anos?
A Renda Nacional Per Capita oscilou negativamente entre 1980 e 1985.

4) Qual dado da tabela ou do gráfico você considera que teve a melhor evolução ao longo dos anos?
Resposta livre. Alguns alunos podem considerar a Expectativa de vida com aumento de 11 anos. Outros podem citar a educação que passou de 2,6 anos para 7,2 anos. A RNB pode ser citada com aumento de US$2.856,00. A evolução do IDH também pode ser considerada, pois o Brasil sempre teve um crescimento positivo saindo de um país considerado de desenvolvimento médio para desenvolvimento elevado.

Oriente seus alunos a observarem o mapa com o IDH dos países. Alerte para a diferença entre os países do continente europeu em relação aos países do continente africano. O país mais bem colocado é a Noruega e o pior é a República Democrática do Congo.

3ª Etapa: Retomada Conceitual

Para finalizar a aula, baseado na análise da tabela apresentada na atividade interativa, questione seus alunos sobre o Brasil: que programas governamentais conhecem que podem auxiliar na elevação do IDH (a evolução dos números do Brasil aponta nesta direção, pois em nenhum momento houve retrocesso dos dados apresentados na tabela). Pergunte como podemos melhorar a distribuição de renda no país, quais políticas nas áreas de emprego, transferência de renda, educação, saúde e saneamento básico, igualdade de gêneros, alimentação estão sendo ou podem ser implantadas.

Você pode organizar a sala em grupos, cada um trabalhando um dos temas citados, por meio de pesquisas a respeito, trazendo dados sobre os principais desafios e os gastos governamentais. Para a apresentação dos resultados da pesquisa, os alunos podem realizar seminários, painéis fotográficos a partir de imagens colhidas na internet, ou criar uma página no blog da escola, caso exista esse recurso disponível.

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Professor, esta aula abordará a composição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e seus diversos componentes auxiliares que medem o grau de desenvolvimento das 187 nações ao redor do mundo.
Os índices e números apresentados nesta aula são de conhecimento público a partir de estudos e pesquisas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), braço da ONU, presente em 166 países. O seu principal objetivo é o combate à pobreza. É importante fonte de produção de dados estatísticos sobre desenvolvimento humano mundial. Mais informações podem ser acessadas no www.pnud.org.br.

A lista completa do IDH elaborada pelo PNUD pode ser obtida no endereço abaixo:
http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2011_PT_Complete.pdf

Realização: Instituto Paramitas.

Arquivos anexados

  1. O que é IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano?

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