Conteúdos

Forma e uso do Question Tag;
Leitura e interpretação da letra da música;
Criação de fotos e legendas para elas.

Objetivos

– Ler e interpretar a letra da música In my life;

– Desenvolver a compreensão oral identificando os versos da música;

– Conhecer novo vocabulário;

– Reconhecer e utilizar o Question Tag;

– Escrever legendas para fotos;

Caro professor, antes de dar sequência às atividades sugeridas neste plano de aula, consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

A lista de atividades sugeridas neste plano de aula está disponível para download na aba "Material de Apoio".

1ª Etapa: Início de Conversa

A música In my life foi classificada como a 23ª canção mais linda de todos os tempos pela revista Rolling Stone e 5º lugar entre as canções dos Beatles. John Lennon considerava esta sua primeira canção ‘importante’. Além disso, com esta música você poderá trabalhar o fechamento do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio. Aproveite, também, para apresentar ou revisar o Question Tag.



Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas. O material está disponível nas abas “Material de Apoio” e “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

 

2ª Etapa: A canção

Distribua as cópias da atividade sobre a canção a cada aluno e solicite que façam a atividade 1 em duplas e façam a auto-correção na atividade 2. Se sua sala possui um data show, projete um dos sites sobre a canção e peça que extraiam informações interessantes. Se preferir, apenas relate as informações que você leu.

3ª Etapa: Trabalho com o vocabulário

O vocabulário de In my life é bastante simples, mas verifique se todas as palavras são conhecidas pelos alunos.

4ª Etapa: Question Tag

Apresente o uso do Question Tag. Aproveite para dizer que equivale ao ‘né?’ em português e que é usado somente no inglês oral. Se preferir, mostre a explicação do site e projete também um dos exercícios. Em seguida, peça que escrevam em duplas os question tags dos versos de In my life da atividade 3. Faça a correção coletiva.

5ª Etapa: Writing

Proponha que escrevam individualmente um parágrafo sobre o melhor momento de suas vidas. Esta atividade deve ser entregue a você, corrigida e devolvida aos alunos.

6ª Etapa: Mini projeto

Faça um miniprojeto de conclusão de segmento. Peça que trabalhem em grupos de 3 alunos. Eles devem providenciar 6 fotos que se refiram ao curso deles. Podem ser fotos que tenham tirado em séries anteriores ou fotos tiradas para este trabalho. O grupo deve redigir uma legenda para sua foto. O produto final do trabalho poderá ser um filme com a edição de todas as fotos com as legendas e a música In my life feito com o software MovieMaker (professor, se em sua sala houver um aluno com mais facilidade para lidar com esse software, peça a ele e seu grupo que fique responsável pelo filme.Se necessário, utilize o manual do MovieMaker sugerido na aba ‘Para organizar o seu trabalho e saber mais’.

Materiais Relacionados

1. Leia informações sobre a música:
Link 1
Link 2

2. Leia a publicação da revista Rolling Stone e aclassificação das 100 melhores músicas dos Beatles

3. Curiosidade: veja a letra escrita por John Lennon

4. Assista ao clipe de In my life original com fotos da banda

5. Assista ao clipe de In my life com Allison Crowe

6. Veja a interpretação de Sean Connery

7. Veja a explicação e vários exercícios sobre Question Tag

8. Consulte o manual do Movie Maker. Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas.

Arquivos anexados

  1. In My Life – John Lennon – The Beatles
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.