Conteúdos

Importância da polinização na reprodução vegetal. 

Objetivos

  • Reconhecer a importância dos agentes polinizadores na reprodução vegetal.
  • Reconhecer a importância ecológica e econômica dos polinizadores. 

1ª Etapa: Resgatando conceitos

Assista, com a turma reunida, ao vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar….”. Esta deve ser uma etapa para relembrar o conceito de polinização e sua importância para a reprodução vegetal. Sendo assim, após assistir ao vídeo, promova uma aula dialogada com os alunos, relembrando as partes do vegetal envolvidas no processo de polinização, o resultado deste processo (semente e fruto, no caso das Angiospermas) e os diferentes tipos de agentes polinizadores. Utilize o vídeo sugerido no item 2 do tópico “Para organizar…” para ilustrar a sua aula. 

2ª Etapa: Reconhecendo a importância econômica dos polinizadores

Assista com os alunos ao vídeo sugerido no item 3 do tópico “Para organizar…”. A seguir, reúna os alunos em pequenos grupos e solicite a eles que discutam as possíveis consequências econômicas, caso ocorresse a extinção das abelhas, para a produção de óleo de girassol. Informe que a discussão não deverá passar de 15 minutos, pois, logo após, cada grupo irá expor as suas conclusões e será feito o fechamento da discussão que será retomada na etapa 3. 

3ª Etapa: Reconhecendo a importância ecológica dos polinizadores

1) Providencie cópias xerox do texto sugerido no item 4 do tópico “Para organizar…”, distribua um para cada aluno e faça uma leitura compartilhada em sala, com a turma reunida. Novamente divida a sala em pequenos grupos e solicite a eles que discutam as possíveis consequências ecológicas caso ocorra a extinção das abelhas. A discussão não deverá passar de 15 minutos. Peça aos alunos que apresentem suas conclusões.

2) Faça o fechamento e a sistematização das discussões propostas nesta e na 2ª. etapa, ressaltando: a) a importância econômica das abelhas, para a produção de óleo de girassol, pois caso não ocorra polinização não ocorrerá formação da semente e b) a importância das abelhas e de outras polinizadores na reprodução de espécies nativas que dependem desses animais para manutenção de suas espécies. 

 

4ª Etapa: Exercendo a cidadania

Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos. Solicite a eles em uma aula anterior que providenciem cartolina, revistas, canetas coloridas, entre outros, para a confecção de pôsteres. Estes devem fornecer informações sobre a importância econômica e ecológica dos polinizadores e as consequências de sua extinção para o ambiente. Oriente os alunos que um pôster é um documento em formato grande (quase sempre superior a A2) que é afixado verticalmente numa parede ou num placar.

 

 A informação que contém pode assim ser consultada por várias pessoas simultaneamente. Um cartaz deve ser um documento de elevada qualidade gráfica dado que pretende apresentar informação ao público. Deve ser um documento muito atraente do ponto de vista visual. OBS: Estes pôsteres podem ser confeccionados também no laboratório de informática, no programa Powerpoint ou similar.

 

Materiais Relacionados

1) O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Vih4EK6CoWA é belíssimo, ilustrativo e mostra vários exemplos de polinizadores.
 
2) O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=LkaM_GI9NOs apresenta, com riqueza de detalhes, as partes da flor envolvidas na reprodução e a consequente polinização. O vídeo não apresenta som. Dessa forma, o professor poderá pausá-lo, quando considerar necessário, para destacar conceitos importantes.
 
3) O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=UyFJzfRSbVA apresenta a importância das abelhas no processo de polinização e a importância econômica desses animais na produção de óleo de girassol.
 
4) O texto “Agrotóxicos matam população de abelhas e comprometem biodiversidade”, disponível em http://www.mst.org.br/Agrotoxicos-matam-populacao-de-abelhas-e-comprometem-biodiversidade  apresenta alguns estudos relacionados à morte de abelhas, devido a utilização de agrotóxicos, e as consequências desse fato para o ambiente.

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.