Conteúdos
– Processo de fotossíntese.
– Pigmentos vegetais – clorofila
– Refração e reflexão da luz
– Composição da luz branca
– Extinção dos dinossauros.
Objetivos
– Compreender a importância do processo de fotossíntese para o ambiente.
– Reconhecer a importância da luz no processo de fotossíntese.
– Compreender a composição da luz e os fenômenos de refração e reflexão da luz.
– Compreender que a cor verde das folhas se deve à clorofila, pigmento presente nas folhas.
– Conhecer a hipótese mais aceita sobre a extinção dos dinossauros
1ª Etapa: Nós no papel de dinossauro
Nesta etapa, para finalizar o plano de aula, proponha a elaboração de um texto, no qual os alunos deverão assumir a posição de um dinossauro (herbívoro ou carnívoro) após a queda do meteoro. Este dinossauro deverá relatar os principais acontecimentos observados, quais os seus sentimentos e como se comportou frente aos fatos, entre outros. O importante é que os alunos façam um relato fiel, frente às informações discutidas na 4ª. etapa.
2ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Com a turma reunida, assista ao vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Ao final do vídeo esclareça as dúvidas dos alunos. O trecho relacionado à formação do ATP não é conteúdo do Ensino Fundamental II e poderá gerar algumas dúvidas. Ressalte que aprenderão esse conteúdo durante o Ensino Médio e que sua compreensão não compromete o entendimento do vídeo. Represente na lousa um resumo da fotossíntese ressaltando que a matéria orgânica (alimento) e o oxigênio são produzidos a partir da luz captada pela clorofila, do gás carbônico absorvido nas folhas e a água absorvida pela raiz.
3ª Etapa: Estudando a luz para entender a cor verde das folhas
Inicie esta etapa do plano de aula procurando verificar o conhecimento dos alunos sobre a cor verde das folhas. A questão seria: Por que as folhas apresentam cor verde?
Prepare uma aula expositiva dialogada, visando discutir com os alunos o conceito de refração e reflexão da luz, a composição da luz branca e a reflexão de determinados comprimentos de onda que, atingindo nossos olhos, nos permite visualizar as cores do mundo que nos cerca. Sugestão de sequência de aula: composição da luz branca (prisma de Newton) – conceito de refração e reflexão da luz – formação da imagem no olho humano (em linhas gerais – o importante é que eles percebam que a luz é o estímulo que permite a formação da imagem).
O objetivo final dessa aula é permitir que os alunos compreendam que a clorofila é uma molécula que reflete o comprimento de onda para o verde, absorvendo os demais comprimentos. Não é necessário utilizar o termo “comprimento de onda” para o Ensino Fundamental 2. Use somente “cor”. Ou seja, a clorofila reflete o verde e absorve as demais cores.
Para preparar essa aula, utilize as referências indicadas no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”
4ª Etapa: Isolando a clorofila das folhas por meio de experimento
Inicie esta aula com o seguinte questionamento: Se a clorofila presente nas folhas é fundamental para a fotossíntese, porque alguns vegetais não apresentam a cor verde? Será que esses vegetais não apresentam clorofila?
Informe aos alunos que irão realizar um experimento para responder a essa questão. O ideal é realizar esse experimento no laboratório de Biologia, em pequenos grupos. Caso não seja possível, o professor poderá desenvolvê-lo em sala de aula, em caráter de demonstração.
Acesse o material indicado no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….” que apresenta o roteiro para o desenvolvimento deste experimento. Além das folhas de espinafre sugeridas, inclua na pesquisa folhas vermelhas. Realize o mesmo procedimento sugerido para as folhas verdes.
OBSERVAÇÃO: Os alunos costumam gostar bastante desta atividade, principalmente pelos resultados, já que observam as cores dos pigmentos no papel-filtro.
5ª Etapa: Luz e extinção dos dinossauros
Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada da notícia indicada no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. A ideia é discutir com os alunos a hipótese aceita atualmente sobre a extinção dos dinossauros. Após essa leitura, divida os alunos em duplas e solicite a elaboração de um texto que responda a seguinte questão: Qual a relação entre a extinção dos dinossauros e a queda do meteoro? Para responder a essa questão os alunos devem refletir sobre os seguintes aspectos:
– o impacto do meteoro no solo provocou uma grande nuvem de poeira em volta da Terra.
– em uma cadeia alimentar, as plantas servem de alimento para herbívoros que, por sua vez, servem de alimento para os carnívoros.
– os dinossauros, por serem animais de grande porte necessitavam de grandes quantidades de alimento.
Faça um fechamento desta aula, recolhendo as respostas dos alunos e comentando-as.
O objetivo final é que os alunos compreendam que a queda do meteoro provocou uma nuvem de poeira que impediu a entrada dos raios solares que, por sua vez, impediu a realização da fotossíntese. Dessa forma, não havia disponibilidade de alimentos para os herbívoros e, consequentemente, para os carnívoros.
Materiais Relacionados
1) O vídeo apresenta o processo de fotossíntese de forma bastante didática. Além disso, é um vídeo visualmente muito atrativo.
2) Os materiais disponíveis nos links a seguir são excelentes para a compreensão dos conceitos de refração e reflexão da luz, composição da luz branca, conceito de cor, de uma forma geral e estrutura do olho humano:
3)
O
link apresenta orientações de procedimento para extração de pigmentos das folhas dos vegetais.
4)
Para compreender os tipos de pigmentos presentes nos vegetais e sua importância, acesse o
link.
5)
A notícia veiculada no
link apresenta as últimas pesquisas sobre a hipótese mais aceita sobre a extinção dos dinossauros.
Arquivos anexados
- Importância da luz para manutenção da vida