Conteúdos

– Teoria do caos.

– Relação entre alguns impactos ambientais e a Teoria do Caos.

– Elaboração de pôsteres virtuais para sistematização do conhecim

Objetivos

– Conhecer e entender a Teoria do Caos.
 

– Relacionar a Teoria do Caos a alguns impactos ambientais provocados pela ação humana.
 
– Manifestar-se criticamente em relação a propostas de ação visando a minimização dos impactos estudados, tendo em vista a Teoria do Caos
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

 

Inicie esse plano de aula fazendo uma leitura compartilhada, com a turma reunida, do conto “Um som do trovão” de Ray Bradburry, disponível no link indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Utilize o projetor multimídia ou, se preferir, providencie cópias xerox do texto e distribua aos alunos. Finalizada a leitura, organize uma discussão com a classe, esclarecendo que o texto é um conto de ficção. Indague  se eles consideram que esse tipo de situação pode realmente ocorrer: um evento do passado pode comprometer eventos futuros? Introduza, durante essa conversa, aspectos relacionados à Teoria do Caos. Para se munir de subsídios para o encaminhamento dessa discussão, leia o texto disponível no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….” . Ilustre a discussão com o exemplo citado nesse texto (disponível também no final desta plano). Questione os alunos se eles conseguem reconhecer alguma situação da vida deles em que é possível identificar a Teoria do Caos. Para finalizar essa etapa, assista ao vídeo indicado no item 3 desse mesmo tópico.

 

2ª Etapa: Identificando a Teoria do caos em alguns exemplos

Organize a turma em grupos de, no máximo 4 alunos. A cada grupo formado, distribua cópias de um dos textos indicados no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Eles apresentam diferentes impactos da ação humana no meio ambiente: introdução de espécies exóticas; morte de polinizadores pelo uso de agrotóxicos; desmatamento e alterações climáticas.

 

Dependendo do número de alunos na sala, mais de um grupo poderá ficar com o mesmo tema ou você pode optar por propor mais exemplos aos alunos.  Oriente os grupos em relação ao trabalho que deverá ser realizado durante a etapa, a partir dos itens abaixo.

 

– Leitura dos textos e identificação da relação entre a situação apresentada e a Teoria do Caos. Responder: qual a situação apresentada? Qual o evento que a desencadeou?

 

– Esse evento está relacionado à ação humana? Poderia ter sido evitado? De que forma, isso poderia ter sido evitado?

 

– Como você atuaria nessa situação para solucionar o problema? Não pense em ações em curto prazo. Pense e proponha ações que possam impedir que situações desse tipo voltem a acontecer.

 

Esclareça que, juntamente com essa discussão, cada grupo deverá preparar uma apresentação e que essa deverá ser compartilhada com a turma reunida. 

 

3ª Etapa: Socializando conhecimento

Essa etapa está reservada para as apresentações dos grupos. No decorrer das apresentações, faça intervenções, na medida em que considerar necessário, para esclarecer dúvidas e/ou corrigir eventuais erros conceituais.

4ª Etapa: Sistematizando o trabalho realizado

Finalize este plano de aula solicitando aos alunos (ainda nos grupos) a confecção de um pôster virtual que tenha como objetivo informar a comunidade escolar sobre a relação entre os impactos estudados, a Teoria do Caos que conheceram nesse plano de aula e as possibilidades de minimizar o problema. Cada grupo deverá explorar no pôster virtual o impacto que estudaram na etapa anterior. Ou seja, o grupo que estudou mais detalhadamente sobre a invasão de espécies exóticas, deverá abordar esse tema em seu cartaz. Mostre aos  alunos que um pôster (mesmo um pôster virtual) tem como objetivo fornecer informação que pode ser consultada por várias pessoas simultaneamente. Deve ser um documento de elevada qualidade gráfica e atraente do ponto de vista visual dado que pretende apresentar informação ao público. Poderá ser confeccionado no PowerPoint, Publisher (ou similar) e deverá ser salvo em JPEG. 

Materiais Relacionados

 1) O conto de ficção de Ray Bradbury “Um som do trovão” pode ser lido no link http://bit.ly/1KKai1F



2) Confira uma explicação bastante didática sobre a Teoria do Caos no link http://abr.ai/1pzuFnL
 
3) O vídeo disponível em http://bit.ly/1OyAg6x traz explicações interessantes sobre os estudos de Edward Lorenz que culminaram na elaboração da Teoria do Caos.
 
4) Os links a seguir trazem exemplos de situações provocadas pela ação humana e que geram danos para o ambiente e/ou seres vivos:
 
 

Arquivos anexados

  1. Impactos ambientais e Teoria do Caos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.