Conteúdos
Micronarrativas;
Ilustração;
Percepção de Imagens.
Objetivos
– Reconhecer a importância das ilustrações em histórias contadas para crianças e ilustrar micronarrativas com o objetivo de produzir um livro digital ilustrado.
– Favorecer a troca e a interação entre estudantes com variadas aptidões técnicas e apreciações estéticas diferentes.
– Desenvolver o conhecimento visual e a percepção de imagens.
Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. No link "Material de Apoio" você encontra este plano de aula para download.
1ª Etapa: Apresentação do projeto
Inicie a aula explicando aos alunos que eles vão ilustrar microcontos produzidos por colegas de outras escolas do Brasil. Explique que microcontos são narrativas curtas, cuja principal característica é a concisão. Diga que ao final haverá a produção de um livro ilustrado digital.
Acrescente que, como as histórias que eles ilustrarão têm como limite máximo 400 caracteres, a turma terá de usar a imaginação. Diga também que esse trabalho realizado por eles complementará o sentido das micronarrativas que receberão, pois a interpretação que eles farão, e que serão traduzidas em ilustrações, permitirá a nós, leitores, a oportunidade de conhecer novas visões da história contada e de inventar outras.
Explique ainda que, para que o trabalho seja realizado, eles vão não apenas ler microcontos, mas ver filmes, ilustrações e outras produções visuais com o objetivo de desenvolver o conhecimento visual e a percepção de imagens.
2ª Etapa: Apresentação de microconto
Para que os alunos tenham um primeiro contato com uma micronarrativa, apresente aquele que é apontado como o mais famoso miniconto, escrito pelo escritor guatemalteco Augusto Monterroso. Esse texto tem apenas trinta e sete letras:
Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.
Após a leitura, pergunte aos alunos o que eles têm a dizer sobre essa história. Ouça-os e vá fazendo intervenções sobre dados que a turma pode não ter percebido. Peça para eles anotarem as observações para possíveis consultas. Em seguida, complemente as observações dos alunos dizendo que há, nesse miniconto, todos os elementos necessários a uma narrativa:
Narrador – sugerido pelo verbo “acordou”, em terceira pessoa.
Personagens- a presença do verbo denota a presença do narrador e também a da personagem. Esse verbo em terceira pessoa exige pronome também na terceira pessoa do singular “ele” ou “ela”, indicado para a personagem.
Tempo- sugerido pela conjunção “quando”.
Espaço- presente no advérbio “lá”.
Trama: a organização dos elementos do conto implica a presença de um conflito que pode vir a dar num momento culminante – o clímax – e na posterior resolução desse conflito.
3ª Etapa: Apreciação de ilustrações
Acesse o link sugerido no item 3 da aba “Para Organizar Seu Trabalho e Saber Mais” e apresente aos alunos as várias ilustrações que acompanham a produção eletrônica em questão. Separe duas aulas para apreciar, junto com os alunos, essas ilustrações. Observem o traço, a combinação de cores, a iluminação, o movimento das personagens, a composição do espaço, o cenário etc. Solicite que os alunos anotem as observações realizadas.
Após essa etapa, assista, junto com os alunos, ao vídeo sugerido no item 4 da aba “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais”. Solicite que eles façam observações sobre os livros ilustrados nesse filme. Em seguida, assista ao vídeo de José Saramago, A maior flor do mundo. Essa produção certamente fornecerá aos alunos mais ideias sobre desenho, cores, traço, movimento de imagens. O objetivo é que eles se familiarizem com o gênero e incorporem algumas técnicas presentes nessas produções.
Explique aos alunos que o ilustrador tem hoje um universo de referências e materiais quase que inesgotável. Além de todas as técnicas clássicas e tradicionais como guache, aquarela e lápis de cor, estão ao alcance dos olhos e das mãos das crianças soluções fotográficas, técnicas digitais, imagens tipográficas etc. Cada uma com o seu posicionamento conceitual e com resultados estéticos específicos. Esse olhar é de fundamental importância para que as crianças fiquem seguras sobre suas soluções quando ilustrarem as histórias.
4ª Etapa: Ilustração de microconto
Agora que os alunos foram expostos a essas referências pragmáticas e conceituais, podem começar a ilustrar o primeiro conto. Solicite que leiam as histórias recebidas e comecem a ilustrá-la. Lembre-os de que cada aluno terá sua interpretação individual sobre o texto e que isso é fundamental para imprimir personalidade à narrativa.
5ª Etapa: Apresentação do conto ilustrado para a turma
Reserve duas aulas para que os alunos apresentem as narrativas ilustradas. Peça para que leiam o conto que receberam e mostrem para a turma a ilustração que fizeram. Solicite que expliquem para os colegas o que entenderam do microconto e por que as ilustrações receberam esta ou aquela forma.
Nessa etapa, lembre-se do papel do professor como um mediador de leituras das imagens produzidas para e pelas crianças. Não esqueça também que a obra de um ilustrador é uma arte, porque, assim como os pintores, os escultores, os músicos ou outros artistas, ele tem a necessidade de fazer compreensíveis seus sonhos e, por meio de sua capacidade técnica, interpretar o mundo em que vive com sua visão imaginativa. Portanto, esse é o momento para complementar todo o universo que as crianças criaram a partir das histórias ilustradas.
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3. Aprofunde o estudo conhecendo a arte de Paul Klee, artista de fundamental importância para a arte moderna.
4. Assista a um vídeo divertido em que são apresentados vários livros ilustrados. A apresentação é acompanhada de música, o que garante uma boa diversão para adultos e crianças.
5. Veja o curta A maior flor do mundo, de José Saramago,. Essa bela história pode auxiliar os alunos nas ilustrações de microcontos.