Conteúdos
Iluminismo
Características do Movimento das Luzes
Objetivos
Identificar os principais filósofos iluministas e compreender os elementos que formavam a base de suas ideias;
Compreender a forma de difusão dos ideais iluministas no mundo;
Analisar a influência do iluminismo nas transformações políticas do século XVIII;
Identificar manifestações de influência iluminista na América portuguesa
1ª Etapa: Introdução ao Tema
Professor, você pode pode introduzir o tema partindo do significado da palavra “Iluminismo”, que se origina em Luzes para designar metaforicamente o movimento intelectual que caracteriza o século XVIII Europeu e suas influências: illuminismo em italiano, ilustracion em espanhol, Aufklarung em alemão. O significado evoca a passagem da noite para o dia, do obscurantismo ao conhecimento racional, que marca uma época decicida a questionar as tradições que pesavam sobre os povos.
2ª Etapa: Investigação sobre o Tema
Sugira aos alunos que explorem a atividade interativa “Iluminismo” disponivel no NET Educação (material de apoio), em grupos de três pessoas, para que deem prosseguimento com o mesmo grupo.
Peça para que anotem quais foram as principais reflexões dos iluministas, e de como influenciaram para expressar os valores da burguesia que crescia – mérito, trabalho, livre-comércio e, principalmente, razão, tolerância e humanidade.
Foi em nome da humanidade que os enciclopedistas conjugaram seus esforços para produzir e compilar um conhecimento que fosse acessível a todos.
Na atividade que se segue, exploraremos dois textos onde é possível observar como os filósofos eram animados pela sua consideração pelo gênero humano e por sua crença no progresso.
3ª Etapa: Interpretação de texto
Para dar prosseguimento à atividade, divida a sala em pequenos grupos e apresente o texto abaixo. Durante a leitura, proponha que os grupos respondam as seguintes perguntas:
• Como este texto manifesta as três características do Iluminismo, quais sejam, o amor ao gênero humano, a confiança nos seus progressos graças ao saber e o exercício crítico da razão?
• Identifique e liste quais os principais aspectos das ideias apresentadas no texto.
• Revele a passagem onde é possível entrever uma crítica à organização social imposta pela monarquia absolutista. Justifique o porquê da escolha.
• Como Diderot pensa a expansão e veiculação do conhecimento?
Texto: “É necessário um século filosófico”
Nascido em 1748 do projeto de Diderot de traduzir a Encyclopedia do inglês Ephraim Chambers (1728) para o editor francês Le Breton, a Enciclopédia ou Dicionário Fundamentado das Ciências, das Artes e dos Ofícios tinha a ambições de fazer um inventário das aquisições do espírito humano e favorecer a difusão da filosofia das Luzes. A obra é certamente um dicionário, mas oferece, sobretudo, uma crítica fundamentada dos saberes, nos quais cada artigo, pelo sistema de referências, sublinha a unidade entre as Ciências e acrescenta, pela primeira vez, as artes mecânicas. A Enciclopédia pode ser compreendida como um dos melhores testemunhos sobre o espírito das Luzes onde se conjugam o desejo pelo saber, a liberdade de pensamento e a de duvidar.
Artigo “Enciclopédia” (Encyclopédie, 1751). Da autoria de Denis DIDEROT (1713-1784)
(Encarregado com d’Alembert da edição da Enciclopédia, Diderot dedica ao projeto uma energia considerável, que resulta em oposições, censuras e prisões. Ele deu às obras seu caráter original e soube definir seu objetivo, às vezes, didático ou humanista: difundir o saber para produzir liberdade e felicidade).
Enciclopédia. Esta palavra significa o encadeamento de conhecimentos; ela é composta da preposição grega en, e dos substantivos kuklos, ciclo e paideia, conhecimento.
De fato, o objetivo da Encilopédia é agrupar os conhecimentos esparsos na Terra; de expor o sistema geral aos homens com quem nós vivemos, e de os transmitir aos homens que virão depois de nós, para que os trabalhos dos séculos passados não tenham sido trabalhos inúteis para os séculos que sucederão; que nossos sobrinhos, vindos a ser mais instruídos, tornem-se ao mesmo tempo mais virtuosos e mais felizes, e que nós não morramos sem termos sido merecedores do gênero humano (…).
É à execução deste projeto extenso, não somente aos diferentes temas de nossas academias, mas a todos os ramos do conhecimento humano, que uma Enciclopédia deve se lançar; obra que não se executará por uma sociedade de gentes letradas e de artistas, separados, ocupados cada um de sua parte, e ligados somente pelo interesse geral no gênero humano, e por um sentimento de benevolência recíproco (…).
Eu digo que a tentativa de uma Enciclopédia pertence a um século filosófico; e eu o digo porque esta obra demanda mais ousadia de espírito, do que houve comumente nos séculos covardes. É necessário tudo examinar, tudo revolver sem exceção e sem preocupação; ousar ver (…) que aqueles que vieram após os primeiros inventores não eram, a maior parte das vezes, mais do que seus escravos; que as produções que devíamos ter como o primeiro degrau, tomadas cegamente como último estágio, ao invés de avançar a arte à sua perfeição, não serve que para a atrasar, reduzindo os outros homens à condição servil de imitadores. (…) É preciso pisar sobre todas essas velhas infantilidades; derrubar as barreiras que a razão não teria erguido; dar às ciências e às artes uma liberdade que lhes é tão preciosa. (…).
Eu sei que este sentimento não é partilhado por todo mundo; há cabeças estreitas, almas mal nascidas, indiferentes à sorte do gênero humano, e tão concentrados em sua pequena sociedade que não vêem nada para além de seu interesse (…). A quem divulgar os conhecimentos da nação, suas transações secretas, suas invenções, sua indústria, seus recursos, seus mistérios, sua luz, suas artes e toda a sua sabedoria! Não são estas as coisas às quais ela deve uma parte de sua superioridade em relação às nações rivais e circunvizinhas? Isto é o que eles dizem; e aqui está com o que eles poderiam contribuir. Não seria desejável que ao invés de clarear o exterior, nós pudéssemos mantê-los nas trevas, e mergulhar na barbárie o resto da Terra, para os dominar mais seguramente? Eles não prestam atenção que eles não ocupam mais do que um ponto no globo, e que eles não durarão mais do que um instante; que é neste ponto e neste instante que eles sacrificam a felicidade dos séculos vinduros e de todo o espaço”.
Retirado de
http://artflx.uchicago.edu/cgi-bin/philologic/getobject.pl?c.4:1252.encyclopedie0311
Tradução: Kelly Cristina Araujo.
4ª Etapa: Fechamento
Para concluir a atividade, o professor pode pedir que os grupos apresentem suas respostas às questões, e anotar os aspectos principais abordados por cada um nas respostas dadas. Em seguida, pode ser proposto aos alunos que avaliem quais foram os pontos onde houve concordâncias nas respostas e quais aqueles em que discordaram. A partir das discordâncias, procede-se ao debate e ao esclarecimento de eventuais dúvidas.
Materiais Relacionados
Para tomar contato com o tema, ou mesmo utilizar como recurso em sala de aula, sugerimos os conteúdos disponíveis nos seguintes links:
As ideias e ideais iluministas:
http://mundoeducacao.uol.com.br/iluminismo/
Pensadores Iluministas:
http://www.infoescola.com/historia/iluminismo/
Influências do Iluminismo:
http://www.brasilescola.com/literatura/iluminismo-literatura.htm
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