Conteúdos

Nível Intermediário

Objetivos

Ler e interpretar a letra da música If Today Was Your Last Day;
Conhecer informações sobre o Nickelback;
Conhecer novo vocabulário;
Reconhecer o uso do Second Conditional.

Para dar início às Etapas acesse a aba Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais.

 

1ª Etapa: Início de Conversa
A música If today was your last day do grupo canadense Nickelback tem uma linda mensagem sobre a importância de vivermos o presente da melhor forma possível, como se cada momento fosse o último. Além disso, embora apresente no título e na letra o segundo condicional com IF tomorrow WAS ao invés de WERE, a letra repete por várias vezes o condicional, proporcionando pela estrutura e pelo tema uma ótima oportunidade para praticar este conteúdo.

2ª Etapa: A biografia
Se sua classe possui equipamento de data show, projete a biografia do Nickelback na tela e peça que seus alunos encontrem informações importantes sobre o grupo. Se desejar, anote as informações na lousa. Se sua classe não possui o equipamento, acrescente a biografia em sua folha de atividades.

3ª Etapa: O vocabulário
Peça que preencham as lacunas dos exercícios propostos na lista de atividades sem ouvir a música e que escutem em seguida, para corrigir (A lista de atividades está disponível para download na aba “Material de Apoio”). Se necessário, toque novamente. Faça a correção coletiva. (O gabarito é: 1.advice; 2.traveled; 3.life; 4.fight; 5.twice; 6.see; 7.enemies; 8.God; 9.mending; 10.stars; 11.moment; 12.way)

4ª Etapa: Interpretação
Proponha que os alunos respondam em pares a atividade 2 sobre a letra da música (consulte a lista de atividades). Faça a correção coletiva. Se preferir, faça as perguntas de interpretação em português. 

5ª Etapa: Individual e grupo
Peça que respondam à atividade 3 individualmente. Em seguida, sugira que entrevistem 3 alunos com as perguntas: ‘What would you do if today were the last day?’ e ‘What wouldn’t you do if today were the last day?’ Peça que façam a atividade 3b. Faça a correção coletiva e se preferir, anote algumas sentenças no quadro.

Materiais Relacionados

  1. Leia aqui biografia do Nickelback;
  2. Confira aqui o video clipe de If Today Was Your Last Day;
  3. Veja aqui a letra de If Today Was Your Last Day;
  4. Confira aqui mais explicações e exercícios sobre o Second Conditional.

Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas.

Arquivos anexados

  1. If today was your last day

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.