Conteúdos

Linguagem

Objetivos

Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa sociedade.
Conhecer a intencionalidade desse gênero.
Produzir uma HQ a partir do repertório apresentado.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

 

Materiais Relacionados

1. Por que trabalhar com HQ na escola? Leia o texto em http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2009/03/por-que-trabalhar-com-quadrinhos-em.html
Para conhecer melhor a história das HQs, os personagens antigos, e a trajetória desta linguagem acesse.  

2. http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/06-historia-hq-jarcem.pdf .

3. http://quadrinhosantigos.blogspot.com.br/

Eles trazem informações que auxiliam você a ampliar seu repertório sobre personagens antigos, relacionando características psicológicas e sua importância para a sociedade da época.
Para conhecer autores importantes do gênero e sua produção acesse os lins abaixo. Esses sites não são adequados para a pesquisa direta dos alunos, mas ampliam nosso conhecimento sobre a cultura relacionada com essa forma de representação artística.

4. Mauricio de Souza –  http://www.algosobre.com.br/biografias/mauricio-de-sousa.html 

5. Quino – http://www.mibuenosairesquerido.com/Personagens04.htm

6. Dik Browne http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=1613

7. Bill Watterson http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2009/04/biografia-de-bill-watterson.html

8. Para saber mais sobre uma personagem muito interessante que será explorada nas aulas: Mafalda http://pstu.org.br/cultura_materia.asp?id=9110&ida=36
 

Arquivos anexados

  1. Histórias em Quadrinhos: Conhecer e Produzir
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.