Objetivos
Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa sociedade.
Conhecer a intencionalidade desse gênero.
Produzir uma HQ a partir do repertório apresentado.
1ª Etapa: Apresentação do tema
• Vocês gostam?
Escreva o nome dos personagens na lousa e peça para que, oralmente, descrevam esses personagens. Nesse momento, oriente a descrição dando um exemplo, em que você descreve fisicamente e psicologicamente um personagem. Deixe os alunos falarem à vontade, estimule-os a descrever os personagens, respeitando a opinião de todos e as suas preferências.
Esse primeiro contato é muito importante, pois você terá uma ideia do repertório desses alunos. Há grupos que só citam os personagens de Maurício de Souza, outros também os da Disney, mas poucos grupos vão além. Você já pode estimular a curiosidade dos alunos, citando personagens menos comuns e mostrando a direção que o trabalho irá tomar. Os alunos costumam se interessar muito mais nesse momento. Proponha, então:
Quem conhece a Mafalda? Qual é a sua nacionalidade? Como é seu temperamento? Com o que ela se preocupa? Em que época ela foi criada?
Há alguma mensagem que o autor queria transmitir?
Solicite que tragam HQs para a sala de aula. A ideia é que eles busquem diferentes autores e personagens para ampliarem seu repertório. Caso os alunos não consigam adquirir os exemplares, é importante que você reúna alguns para disponibilizar na classe.
2ª Etapa: Leitura das HQs e importância das inferências
3ª Etapa: Levantamento das características da HQs
É importante que, após a exploração e a leitura, os alunos levantem coletivamente as características das HQs. Com os gibis ou as histórias em quadrinhos em mãos, você pede para observarem e levantarem características. Registre no quadro as observações apresentadas. Devem emergir, explicitados com a linguagem dos alunos, os seguintes elementos:
• O espaço da ação é contido no interior de um quadrinho
Sistematize os conhecimentos. Pode-se registrá-los no caderno ou você pode preparar um cartaz para o mural da sala. Os alunos devem poder consultar a lista nas aulas subsequentes.
4ª Etapa: Uso das onomatopeias
5ª Etapa: Produção de sua própria história
Organize a turma em duplas ou em trios. Cada grupo deve decidir que personagens ou “turma” irá utilizar. Como o processo de criação é bastante intenso, é mais produtivo que façam uma história utilizando personagens já conhecidos, como os que foram explorados e analisados até então.
Organize um roteiro de criação em que os alunos tenham que escrever sobre um episódio que pretendem contar. Eles devem decidir quais personagens aparecem, qual cenário, qual fato ou acontecimento ocorrerá e qual desenlace. Somente depois de definir a história é que começam a desenhar os personagens e os quadrinhos propriamente ditos.
Estimule-os a desenhar sem se prenderem à qualidade dos desenhos. Deixe-os livres para desenhar, recortar e colar. O importante é que percebam que a história tem uma sequência e uma lógica. Estimule-os a usarem e abusarem dos recursos e elementos estudados.
Materiais Relacionados
1. Por que trabalhar com HQ na escola? Leia o texto em http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2009/03/por-que-trabalhar-com-quadrinhos-em.html
Para conhecer melhor a história das HQs, os personagens antigos, e a trajetória desta linguagem acesse.
2. http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/06-historia-hq-jarcem.pdf .
3. http://quadrinhosantigos.blogspot.com.br/
Eles trazem informações que auxiliam você a ampliar seu repertório sobre personagens antigos, relacionando características psicológicas e sua importância para a sociedade da época.
Para conhecer autores importantes do gênero e sua produção acesse os lins abaixo. Esses sites não são adequados para a pesquisa direta dos alunos, mas ampliam nosso conhecimento sobre a cultura relacionada com essa forma de representação artística.
4. Mauricio de Souza – http://www.algosobre.com.br/biografias/mauricio-de-sousa.html
5. Quino – http://www.mibuenosairesquerido.com/Personagens04.htm
6. Dik Browne http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=1613
7. Bill Watterson http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2009/04/biografia-de-bill-watterson.html
8. Para saber mais sobre uma personagem muito interessante que será explorada nas aulas: Mafalda http://pstu.org.br/cultura_materia.asp?id=9110&ida=36