Objetivos
Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa sociedade.
Conhecer a intencionalidade desse gênero.
Produzir uma HQ a partir do repertório apresentado.
Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.
Materiais Relacionados
1. Por que trabalhar com HQ na escola? Leia o texto em http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2009/03/por-que-trabalhar-com-quadrinhos-em.html
2. Para conhecer melhor a história das HQs, os personagens antigos, e a trajetória desta linguagem acesse: http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/06-historia-hq-jarcem.pdf .
3. http://quadrinhosantigos.blogspot.com.br/
Eles trazem informações que auxiliam você a ampliar seu repertório sobre personagens antigos, relacionando características psicológicas e sua importância para a sociedade da época.
Para conhecer autores importantes do gênero e sua produção acesse os lins abaixo. Esses sites não são adequados para a pesquisa direta dos alunos, mas ampliam nosso conhecimento sobre a cultura relacionada com essa forma de representação artística.
4. Mauricio de Souza – http://www.algosobre.com.br/biografias/mauricio-de-sousa.html
5. Quino – http://www.mibuenosairesquerido.com/Personagens04.htm
6. Dik Browne http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=1613
7. Bill Watterson http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2009/04/biografia-de-bill-watterson.html
8. Para saber mais sobre uma personagem muito interessante que será explorada nas aulas: Mafalda http://pstu.org.br/cultura_materia.asp?id=9110&ida=36