Conteúdos

O plano de aula traz a história dos Jogos Olímpicos ao longo do tempo, a partir da discussão sobre seus significados, seus momentos marcantes e suas transformações.

● História dos Jogos Olímpicos;
● História Antiga e Moderna;
● Esportes e sociedade.

Objetivos

● Compreender como surgiram os Jogos Olímpicos;
● Analisar o significado dos Jogos Olímpicos nas diferentes fases da História;
● Reconhecer as transformações que ocorrem nos Jogos Olímpicos ao longo do tempo;
● Identificar e debater acontecimentos marcantes que ocorreram durante as Olimpíadas.

1ª Etapa: Contextualização

Olimpíada Grécia Antiga (crédito: reprodução/ Olimpíada Todo Dia). Acesso em: 19/01/21.

Professor(a), esta etapa tem como objetivo introduzir o tema para os alunos. Mostre aos estudantes essa imagem e faça algumas perguntas, para identificar os conhecimentos prévios da turma a respeito do tema:

● Você conhece essa imagem? O que ela representa?
● Qual a origem dos Jogos Olímpicos? Qual era o seu significado?
● Como surgiram os Jogos Olímpicos Modernos?
● O que mudou e o que permaneceu igual?

A partir das respostas obtidas pelos estudantes, comece a introduzir o tema, fazendo uma breve exposição sobre a origem dos Jogos Olímpicos na Antiguidade.

Origem dos Jogos Olímpicos:

Os Jogos Olímpicos surgiram na cidade-Estado de Olímpia, por isso o nome Olímpiadas.
Eles significavam uma trégua nos conflitos entre as pólis gregas e tinham um forte caráter religioso, sendo realizados em homenagem ao principal deus do Olimpo, Zeus. Segundo a mitologia grega, Hércules, filho de Zeus, em um de seus doze trabalhos, teria que limpar os currais do rei Áugias. Ao conseguir realizar o feito, Hércules resolveu comemorar criando uma competição esportiva em homenagem ao pai.

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, apenas os homens com cidadania grega podiam participar e assistir aos jogos, sendo assim, mulheres, estrangeiros e escravos ficavam de fora da celebração esportiva.

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor(a), nesta etapa você deve aprofundar a discussão a respeito da transformação das Olimpíadas, passando a explorar a História dos Jogos Olímpicos na Era Moderna.

Barão de Coubertin (crédito: reprodução/ Wikipedia). Acesso em: 19/01/2021

Apresente a imagem do Barão de Coubertin para os estudantes e explique que ele foi o responsável por resgatar a tradição dos Jogos Olímpicos, em Atenas, no século XIX. Com a decadência das cidades-Estado do mundo grego na Antiguidade, os jogos pararam de ser realizados e voltaram a acontecer apenas na Era Moderna, no ano de 1896. A edição que inaugurou as Olimpíadas Modernas ocorreu na cidade de Atenas, buscando resgatar a tradição deixada pelos gregos antigos.

Comente com os estudantes que as edições ocorreram de quatro em quatro anos, só sendo suspensas durante os anos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial (1914, 1918, 1939 e 1945). Mais recentemente, a edição dos Jogos Olímpicos que ocorreria em 2020, em Tóquio, no Japão, foi adiada e só aconteceu em julho de 2021, em decorrência da pandemia de COVID-19. Com exceção das guerras mundiais, foi a primeira vez que os Jogos Olímpicos foram suspensos na História.

● Após introduzir o tema, organize a sala em grupos de até 4 alunos e entregue a eles uma folha com as seguintes imagens:

Jesse Owens (crédito: reprodução/ Olimpíada Todo Dia). Acesso: 19/01/2021.
Nadia Comaneci (crédito: reprodução/ Getty Images). Acesso: 18/02/2022.
Tommie Smith e John Carlos (crédito: reprodução/ Getty Images). Acesso: 18/02/2022.
Simone Biles (crédito: reprodução/ Hypeness). Acesso: 18/02/2022).

● Os grupos devem analisar as imagens, que representam fatos marcantes da História dos Jogos Olímpicos na Era Moderna.

● Peça que os grupos pesquisem informações sobre os fatos representados pelas imagens e que, com as informações obtidas, construam legendas para as fotos. As legendas devem conter o ano das Olimpíadas, o país onde ocorreram e qual o feito representado na foto que marcou a trajetória dos Jogos Olímpicos.

● O objetivo é que os estudantes compreendam a importância dos Jogos na História, para além do evento esportivo. As Olimpíadas são também uma plataforma de reprodução de conflitos sociais, manifestação política e espaço de representatividade.

● Converse com os estudantes sobre como as Olimpíadas reproduzem as estruturas sociais de seu tempo e do lugar onde ocorrem, bem como servem como um espaço para manifestações de diversos grupos sociais.

● Explique que, por exemplo, assim como na Antiguidade, nos Jogos Olímpicos da Era Moderna não havia a participação das mulheres. Em 1896, na primeira Olimpíada Moderna, as mulheres puderam assistir às competições – o que não podiam na Antiguidade – mas não podiam participar.

● Apenas em 1900, as mulheres começaram a participar dos Jogos, ainda sem receber medalhas, apenas com certificados de participação. No Brasil, um Decreto-Lei de 1941 proibia a prática de esportes por mulheres, tendo sido revogado somente em 1979. A primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada foi a nadadora Maria Lenk, nos Jogos de Los Angeles, em 1932.

● Nas Olimpíadas ocorridas em Tóquio em 2021, o número de mulheres foi quase igual ao de homens, somando 48,8% das participantes dos Jogos, a maior participação feminina da História dos Jogos Olímpicos.

3ª Etapa: Sintetização

Professor(a), nesta etapa os(as) alunos(as) deverão desenvolver uma atividade que
sintetize os conhecimentos adquiridos durante a aula. Para isso, peça que os grupos construam uma linha do tempo dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, destacando seus principais acontecimentos.

Plano de aula elaborado pela Professora Júlia Bittencourt.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

História das Olimpíadas (Folha de São Paulo).
Acesso em: 19 de janeiro de 2021.

Olimpíadas (Canal Nerdologia).
Acesso em: 19 de janeiro de 2021.

História das Olimpíadas (Dentro do Esporte).

Acesso em: 19 de janeiro de 2021.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.