Conteúdos
História da escrita.
Objetivos
• Conhecer a história da escrita e ser capaz de relatar sobre ela.
• Compreender a importância da escrita para a humanidade.
1ª Etapa: Início de Conversa
“Eu considero que a invenção da escrita tenha sido a mais importante de todas as evoluções tecnológicas da humanidade, porque sem ela, é muito difícil imaginar que as outras tivessem acontecido.”
Margarida Salomão, linguista e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora
A invenção da escrita foi um passo fundamental para a evolução tecnológica do Homem. Partindo dessa premissa, a relevância do tema para as aulas de História é fundamental. Contudo, é preciso levar em consideração também a curiosidade dos alunos em fase de Alfabetização, visto que eles estão em processo de aquisição do sistema de escrita e são convidados, em muitos momentos, a ler e escrever, mas poucas ou raras vezes são informados sobre o porquê destas tarefas serem tão importantes. Apresentar aos alunos a história da escrita e sua evolução ao longo dos anos é ensiná-los a valorizar a história dos povos, ensiná-los a importância do registro como uma forma de comunicação.
2ª Etapa: Conversando sobre o assunto
• Comece a aula em roda com os alunos e proponha que falem sobre como acham que a escrita foi criada. É provável que alguns alunos façam referência aos homens das cavernas, caso isso aconteça converse com eles pedindo que pensem sobre o porquê desta invenção. Porém, se esta referência não for feita, pois muitas crianças, nesta fase, não fazem relação entre desenho e escrita, apresente essa ideia ao grupo, pergunte em que época/momento histórico eles acham que a escrita surgiu. Você poderá fazer anotações sobre as hipóteses dos alunos, pois elas servirão futuramente para a sistematização dos conhecimentos.
• Após esta conversa inicial, assista com os alunos vídeos que contem como a escrita foi criada e por quais transformações passou ao longo do tempo, você pode encontrar algumas sugestões de vídeo no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.
• Depois de assistirem aos vídeos, reúna os alunos para uma conversa sobre suas opiniões a respeito do que viram e escreva um texto coletivo sobre como e por que a escrita foi criada.
3ª Etapa: Caixa de descobertas
• Com o auxílio de uma professora de artes, prepare um circuito com diferentes caixas e coloque dentro delas diversos materiais que já foram utilizados para escrever como pena e tinta, carvão, gravetos e tábuas de argila, papel reciclado que se assemelha a textura do papiro, lápis, canetas, um tablet, entre outros que achar pertinente.
• Reúna os alunos em roda e converse com eles sobre quais tipos de materiais eles acham que já foram usados pelos homens para escrever. Faça uma lista coletiva anotando as hipóteses dos alunos separadas em dois itens: suportes e materiais para escrita.
• Após esse momento, proponha aos alunos que circulem pela sala e explorem os materiais disponíveis nas caixas espalhadas pelo ambiente, diga que poderão experimentar livremente o que encontrarem nas caixas.
• Ao final da proposta, reúna novamente o grupo e peça que compartilhem quais foram suas impressões ao escreverem-nos diferentes suportes disponíveis utilizando materiais tão diversos. Solicite que contem com quais materiais escreveram mais rápido uma determinada mensagem e quais foram mais difíceis de manusear e o porquê. Neste momento, relembre com o grupo os vídeos assistidos anteriormente, peça que reflitam sobre quais modificações aconteceram com a escrita ao longo dos séculos e porque aconteceram. Para que a escrita foi usada e o que muda na vida dos seres humanos a partir do momento que podem escrever e registrar.
4ª Etapa: Linha do tempo
• Posteriormente, solicite que, em pequenos grupos, os alunos organizem o material produzido na atividade de “caixa das descobertas” em uma linha do tempo, ou seja, que separem em um espaço os primeiros materiais utilizados na história para escrever e, assim por diante, até chegarem ao invento mais atual, neste caso o tablet.
• Durante esta proposta, vá circulando pelos grupos e participe das conversas dos alunos, propondo boas perguntas para que reflitam sobre a importância da evolução da escrita para a humanidade e como os materiais foram sendo modificados ao longo do tempo.
5ª Etapa: Compartilhando saberes
• Após socializarem as percepções dos grupos e reorganizarem, se necessário, a linha do tempo produzida, proponha aos alunos que convidem outra série para experimentar os mesmos materiais que eles. Diga que eles serão como guias deste espaço para esse outro grupo, devendo mostrar e compartilhar o que aprenderam durante as atividades propostas.
•Os materiais produzidos pelos dois grupos poderão ficar expostos a comunidade e os alunos poderão convidar pais e familiares para uma apresentação sobre o que aprenderam.
Materiais Relacionados
4. Para ler com os alunos selecione alguns bons livros sobre o tema, nos links abaixo você encontrará alguns títulos:
BAUSSIER, Sylvie. Pequena história da escrita. São Paulo: Edições SM, 2003
ROTH, Otávio. e ROCHA, Ruth. O Livro Do Papel – O Homem E A Comunicação. São Paulo: Melhoramentos, 2005
ZATZ, Lia. A Aventura da escrita. São Paulo: Moderna, 2003.
VISCONTI, Maria Cristina e JUNQUEIRA, Zilda A. Escrita – das paredes ao computador. São Paulo: Ática, 1998
5. Para saber mais sobre o assunto assista os vídeos disponíveis nos links abaixo: