Conteúdos

Este plano de aula aborda a hepatite A: o que é, agente causador, modos de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Trata ainda da vacina contra a hepatite A e de sua alta eficácia.

Objetivos

  • Apresentar e caracterizar a hepatite A; e
  • Conscientizar sobre a importância da vacinação contra a hepatite A e demais formas de prevenção.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Vírus HAV;
  • Hepatite A;
  • Vacina;
  • Sistema imunológico; e
  • Outros tipos de hepatite.

Palavras-chave:

Vírus HAV. Hepatite A. Vacina.

Previsão para aplicação:

2 a 3 aulas (50 min/aula).

Professor(a), para a aplicação desse plano de aula, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

Para a etapa 1, indico uma aula com 50 minutos de duração, que você pode iniciar questionando se os alunos já ouviram falar sobre hepatite A, se conhecem alguém que possui essa doença, se sabem seus sintomas e modos de transmissão. Dê a oportunidade de os alunos responderem aos questionamentos feitos, conduzindo a aula como se fosse uma espécie de debate.

Em seguida, você pode assistir ao segundo filme indicado nesse plano com os alunos. Ao término do vídeo, construa uma sistematização na lousa – com o auxílio dos alunos, por meio de uma aula dialogada –, contendo os principais tópicos abordados no filme, tais como:  o que é a hepatite A, como ocorre sua transmissão, quais seus sinais e sintomas e formas de prevenção.

Solicite aos alunos que anotem no caderno tal sistematização. Uma sugestão de tarefa de casa é pedir que os alunos construam um folder sobre a hepatite A, que pode ser feito manualmente, com cartolina, ou digital, usando aplicativos como o Canva. O folder pode ser divulgado e compartilhado com toda a comunidade escolar.

Para a etapa 2 – que pode ser aplicada em uma aula de 50 minutos de duração –, sugiro que você, professor(a), faça uma aula expositiva dialogada, lendo com os alunos o segundo texto indicado anteriormente neste plano, explicando como é a vacina contra a hepatite A. Aproveite para retomar como é feita a produção de uma vacina, como ela age em nosso corpo, conceitos importantes sobre nosso sistema imunológico e a importância da vacinação para a qualidade de vida e a saúde pública.

A etapa 3 pode ser aplicada em uma terceira aula, com 50 minutos de duração, ou solicitada como trabalho de pesquisa, em que cada aluno – ou pequenos grupos de trabalho – deve pesquisar sobre os outros tipos de hepatite, como: B, C, D, E, alcoólica e autoimune, e preparar um trabalho escrito ou uma apresentação, a ser compartilhada com a turma, adicionando uma 4ª aula a este plano, ficando tal decisão a seu critério, de acordo com sua disponibilidade de tempo e perfil da turma.

Para os exercícios da etapa 4, você pode oferecer um tempo para os alunos resolverem na sala de aula ou solicitar como lição de casa, ficando ao seu critério tal decisão. Só não se esqueça de fazer a correção compartilhada, aproveitando o momento para sanar qualquer dúvida.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Hepatite A

Podemos chamar de hepatite qualquer inflamação do fígado, ocasionada por diferentes causas, sendo as mais comuns as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool, ou até mesmo de remédios.

A hepatite A pode ser transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa infectada para outra. O vírus causador pode ficar incubado entre 10 e 50 dias, sem causar sintomas.

Quando presentes, os sintomas mais comuns são: febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de Coca-Cola e fezes esbranquiçadas. Seu diagnóstico é feito por exame de sangue e não há tratamento específico.

As principais medidas profiláticas são a vacina contra o vírus da hepatite A (HAV), o saneamento básico, o tratamento adequado da água, os alimentos bem cozidos e o hábito de lavar sempre as mãos antes das refeições.

2ª Etapa: Vacina contra hepatite A

A vacina é uma das melhores formas de prevenção contra a hepatite A, sendo, neste caso, uma vacina do tipo inativada, ou seja, feita a partir de um vírus morto ou de pequenas partículas virais que não causam a doença. Pode ser tomada nas unidades básicas de saúde (SUS) ou em clínicas privadas, a partir dos 12 meses de vida, sendo necessárias duas doses com o intervalo de seis meses entre elas.

hepatite-a
Como as vacinas funcionam (crédito: Centro de Vacinas Pequeno Príncipe)

Acesso em: 22 de novembro de 2023.

3ª Etapa: Outros tipos de hepatite

Não existe apenas a hepatite A. Há ainda uma diferença entre o que chamamos de hepatite aguda e crônica. A hepatite do tipo aguda é a mais comum e dura menos de seis meses, e a crônica pode durar mais de seis meses. As hepatites podem se manifestar de diversas formas, como:

  • Hepatite B: é o tipo mais perigoso da doença e pode ser fatal. Ela se manifesta, sobretudo, em crianças e em jovens adultos, seja por vias sexuais ou pelo compartilhamento de seringas e instrumentos de drogas injetáveis.
  • Hepatite C: a principal forma de contaminação é feita pelo sangue, através da reutilização ou compartilhamento de materiais perfurocortantes, como agulhas, e a falta de esterilização de equipamentos odontológicos ou de manicure. Evolui para crônica em 80% dos casos, pode ser fatal e não conta com vacina.
  • Hepatite D: se manifesta simultaneamente ou após o contato com o tipo B, podendo evoluir para a hepatite crônica em 80% dos casos e até mesmo resultar em cirrose. Não há uma vacina específica.
  • Hepatite E: não é grave, exceto em casos fulminantes. Frequente nas mulheres grávidas. Não há vacina para esta doença.
  • Hepatite alcoólica: se manifesta em pessoas que fazem abuso do álcool, podendo levar a um processo crônico e desencadeando em insuficiências hepáticas e cirrose.
  • Hepatite autoimune: ocorre devido a uma desregulação do sistema imunológico, evento genético que faz com que o corpo produza anticorpos contra as células do próprio fígado.

Como em qualquer doença, quanto mais cedo se dá o diagnóstico, melhor. A prevenção pode ser feita por meio de cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos, saneamento básico, sexo com proteção, evitar compartilhar objetos perfurocortantes que possam ter contato com o sangue de outras pessoas e se certificar de que eles sejam sempre descartáveis, além de manter a vacinação em dia.

4ª Etapa: Exercícios

1) “A hepatite B pode ser prevenida por vacinas. Temos a faixa etária de até 19 anos, preferencial para o uso da vacina, mas para a qual a vacinação ainda é muito baixa, principalmente a partir dos 11 anos de idade”, afirma Mariângela, revelando que o ministério estuda as medidas para ampliar a faixa etária e melhorar a cobertura entre a faixa etária de 11 a 19 anos. As principais formas de infecção são muito similares às da transmissão do vírus da Aids, ou seja, pode ocorrer pela relação sexual sem o uso de preservativo, pelo compartilhamento de objetos contaminados – lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha, materiais para a colocação de piercing e para tatuagens –, entre outros equipamentos e objetos, como por usuários de drogas injetáveis. A vacina é uma das principais medidas de prevenção e, segundo o ministério, após tomar as três doses, mais de 90% dos adultos jovens e 95% das crianças e adolescentes ficam imunizados contra a hepatite B.

Crédito: Folha de S.Paulo – 27/10/2009.

Analise o gráfico:

gráfico-zoologia
(Hickman, Roberts e Larson, Princípios integrados de zoologia)

Um outro problema enfrentado pelos adolescentes, além da gravidez, é o contágio, por via sexual, do vírus da hepatite B, dentre outras doenças sexualmente transmissíveis. Baseando-se no que se conhece sobre hepatites e suas consequências, e nas informações contidas no gráfico, pode-se afirmar que:

a) a dose de reforço é necessária nessa faixa etária devido à intensa vida sexual. Assim, neutrófilos são estimulados a produzirem anticorpos específicos e posteriormente originam células de memória de vida longa.

b) o vírus tem afinidade pelos tecidos linfáticos, dentre eles o fígado, e na falta de tratamento adequado, pode causar cirrose e até câncer hepático.

c) um método drástico, mas eficiente, é o transplante hepático diante de diagnósticos precoces e seguros, evitando que o vírus atinja outros órgãos do corpo.

d) uma forma de combater eficientemente o vírus é a administração de antirretrovirais específicos, por isso a necessidade da dose de reforço, pois impede a entrada do vírus na célula.

e) a vacinação constitui-se numa forma de profilaxia, já que induz no organismo vacinado a produção de anticorpos específicos e a formação de células de memória.

GABARITO: E.

2) Considere as seguintes informações sobre as hepatites virais.

I – A hepatite C pode ser transmitida por sangue contaminado proveniente de procedimentos incisivos como tatuagens, colocação de piercings e manicures.

II – As diferentes formas de hepatite viral constituem doenças inflamatórias do fígado que podem ser prevenidas por meio de vacinação.

III – Algumas das formas de hepatites virais podem tornar-se crônicas e evoluir para câncer de fígado.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

GABARITO: D.

Crédito: InfoEscola.

3) Em relação às hepatites, virais é correto afirmar que:

a) A hepatite A ocorre por transmissão oral-fecal e sempre tem evolução benigna.

b) O perfil sorológico revelando anti-HbsAg positivo e anti-HBc total negativo não é compatível com o de indivíduos previamente vacinados.

c) A evolução para cronicidade ocorre com maior frequência na hepatite B.

d) O vírus B e C são geralmente eliminados meses após a infecção aguda.

e) A hepatite E pode ocorrer de forma epidêmica, sendo mais grave no terceiro trimestre da gestação.

GABARITO: E.

Acesso em 01 de novembro de 2023.

Crédito: Sanar Med.

Acesso em 01 de novembro de 2023.

Materiais Relacionados

Acesso em: 01 de novembro de 2023.

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Acesso em: 01 de novembro de 2023.

Sugestões de vídeos:

  1. Hepatite misteriosa e o risco de uma nova epidemia – Drauzio Varella.

Acesso em: 01 de novembro de 2023.

  1. Você e o doutor: conheça os sintomas e saiba prevenir a Hepatite A – Hoje em dia.

Acesso em: 01 de novembro de 2023.

Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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