Conteúdos
• Alimentação saudável;
• Pirâmide alimentar;
• Atividades físicas;
• Higiene.
Objetivos
• Reconhecer a importância da Alimentação Saudável para uma vida com qualidade e valorizá-la;
• Aprender a dar preferência a alimentos nutritivos e de boa qualidade;
• Conhecer a Pirâmide Alimentar e classificar os alimentos, conforme a sua indicação;
• Identificar problemas de saúde causados por desequilíbrios alimentares e suas formas de tratamento e prevenção;
• Entender a relação entre alimentação, sono, atividades físicas e higiene para obtenção de uma vida saudável;
• Estimular a leitura, a pesquisa e a curiosidade em relação a assuntos que tratam de alimentação.
1ª Etapa: Roda de conversa sobre “Hábitos Saudáveis”
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.
2ª Etapa: Apresentação em Power Point com informações sobre o assunto, em tópicos
• Regras Gerais para uma Alimentação Saudável.
• Pirâmide alimentar / Classificação dos Alimentos em grupos.
• Desequilíbrios alimentares com enfoque à Subnutrição e a Obesidade Infantil.
• Higiene pessoal e coletiva.
• A importância do sono para a qualidade de vida diária.
3ª Etapa: Apresentação e análise coletiva de Infográfico
Apresente aos alunos informações sobre cuidados com a saúde nos últimos anos. Utilize o infográfico cujo link está disponível no link 3. Proponha uma discussão sobre as informações apresentadas.
4ª Etapa: Vídeo: Fome de Doce
Apresente à turma o filme Um menino muito maluquinho – Fome de doce –
Duração: 25:24 Série: Um menino muito maluquinho Nível de ensino: Ensino Fundamental Sinopse: Uma alimentação saudável deve ser também cheia de opções diferentes. Afinal, quem tem muitas regras na hora de comer — e, também, os que não têm — corre o risco de perder oportunidades. Ou, no caso do menino maluquinho, ficar com cáries. É o que acontece aos cinco anos, quando ele come doce demais. Já aos 10 anos, ele precisa vencer suas restrições de cardápio para encarar um jantar japonês repleto de pratos que ele não conhece.
Outras informações Ano de produção: 2005 Público-alvo: Público em geral Faixa etária: 08-10 Área temática: Sociologia, Ciências, Saúde País de origem: Brasil Versão do áudio: Áudio original Produtora: TV Escola / Fundo de apoio à cultura – Ministério da Cultura Diretor: César Rodrigues
Após a apresentação, proponha uma conversa sobre o filme, o que gostaram, que informações já conheciam, quais informações são novas
5ª Etapa: Visita ao Site: Canal Kids / Alimentação
Reunidos em duplas, sugira que visitem o canal Kids, Menu: Alimentação, sugerido no link 2 e realizem as atividades, leituras e pesquisas solicitadas.
6ª Etapa: Leitura e interpretação escrita do texto: Hábitos Saudáveis
Também em duplas, os alunos realizarão a atividade de interpretação escrita do texto: Hábitos saudáveis, link 4, disponível no Canal Kids.
Após esse momento, realize a socialização das respostas dos alunos, coletivamente, com intervenções da professora.
7ª Etapa: Importância da Higiene Pessoal e Coletiva
Proponha como Tarefa de Casa, pesquisar a importância da Higiene Pessoal e Coletiva na Qualidade de Vida, para socialização (oralmente) nas aulas posteriores.
Materiais Relacionados
1. O filme pode ser encontrado no site TV Escola MEC, sem necessidade de legenda, por meio do seguinte link;
2. Jogos, curiosidades e brincadeiras sobre Alimentação podem ser acessados no link;
3. O infográfico sobre a dificuldade no cuidado da saúde está disponível no link;
4. Texto hábitos saudáveis;