Conteúdos

Este plano de aula direcionado ao ensino fundamental I (anos iniciais) discute a diferença existente entre os hábitos dos seres vivos com base nos períodos do dia: noturno e diurno. Reconhecendo que a maioria dos seres vivos, em especial animais e plantas, possui momentos do dia em que está mais ou menos ativo, este plano de aula traz propostas para compreender essas diferenças.

Objetivos

  • Compreender e reconhecer os hábitos diurnos e noturnos dos seres vivos, desenvolvendo a capacidade de observação e a consciência das diferentes atividades que ocorrem durante o dia e a noite.
  • Identificar e diferenciar seres vivos que são diurnos e noturnos.
  • Compreender a importância dos hábitos diurnos e noturnos na sobrevivência dos seres vivos.
  • Desenvolver a habilidade de observação e registro de informações.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Seres vivos
  • Hábitos diurnos e noturnos
  • Ficha técnica de animais

Palavras-chave:

Seres diurnos e noturnos. Ficha técnica. Animais.

Previsão para aplicação:

3 aulas de 50 minutos/cada.

Materiais utilizados:

  • Cartazes ou imagens representando seres vivos diurnos e noturnos.
  • Papel, lápis de cor e giz de cera.
  • Livros ou vídeos sobre hábitos diurnos e noturnos dos animais.

Proposta de trabalho:

A sequência de atividades a seguir será apresentada em cinco etapas, com sugestão de três aulas para ser desenvolvida. É possível, no entanto, replanejar o número de aulas a depender do contexto da turma e da escola, em especial sobre a etapa 4, que pode ser desenvolvida em dias diferentes, somando um maior número de observações.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Introdução

Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles sabem o que significa “diurno” e “noturno”.

Apresente a definição de hábitos diurnos e noturnos, explicando que alguns seres vivos são mais ativos durante o dia, enquanto outros são mais ativos durante a noite. Em seguida, mostre imagens ou cartazes de seres vivos diurnos e noturnos. Esse momento pode ser de exploração do livro didático de ciências ou de revistas afins.

Você pode se inspirar em alguns materiais adicionais para embasar sua fala com as crianças sobre as questões referentes ao racismo estrutural, a exemplo dos vídeos a seguir:

Acesso em: 07 de janeiro de 2024. 

Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

2ª Etapa: Atividade de observação

Distribua papel, lápis de cor e giz de cera para cada estudante. Depois, peça que desenhem dois seres vivos, um diurno e um noturno, destacando suas características. Incentive a observação de comportamentos e características específicas que indicam seus hábitos.

3ª Etapa: Discussão em grupo

Divida a turma em pequenos grupos para compartilhar e discutir seus desenhos. Estimule a comunicação e a troca de ideias sobre as diferenças entre hábitos diurnos e noturnos. Aproveite e confira se as propostas executadas pelos estudantes são coerentes com a realidade dos hábitos das espécies desenhadas. Se julgar necessário, faça uma pesquisa na internet para confirmar possíveis dúvidas.

4ª Etapa: Observação do entorno da escola

Leve os estudantes para dar uma volta pelas áreas abertas da escola, incluindo jardim, parque e pátio, para observarem quais animais estão em atividade. A proposta pode ser desenvolvida em alguma praça ou parque próximos, caso não seja viável na escola. Peça que levem folha e lápis para registrarem suas observações por meio de listas e desenhos. Recolha os registros de todos para elaborarem a próxima etapa.

5ª Etapa: Elaboração de fichas técnicas

Construam fichas técnicas com informações sobre os animais de hábitos diurnos que foram observados na escola. Vocês podem utilizar o modelo de ficha disponível abaixo ou criar algum outro formato que julgue mais adequado à turma. As fichas técnicas podem ser transformadas em QR codes e espalhadas pelo espaço escolar, a fim de popularizar as pesquisas realizadas pela turma e promover maior conhecimento sobre a biodiversidade local.

*O nome popular é suficiente, não sendo necessário utilizar nomenclatura científica nesse momento. No entanto, é possível ampliar a proposta fazendo uma pesquisa sobre os nomes científicos de cada organismo identificado.

Como sugestão de tarefa para casa, de modo a ampliar o repertório da turma, solicite aos estudantes que observem os hábitos de um animal de estimação ou de algum animal próximo de casa, durante o dia e a noite, e relatem suas observações na próxima aula.

Plano de aula elaborado pela professora Janaina Dutra Gonzalez.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: mlharing – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.