Conteúdos
Curiosidades científicas
Objetivos
• Apresentar postura investigativa durante as coletas de dados.
• Ler para extrair informações específicas a fim de responder perguntas.
• Escrever textos expositivos sobre os assuntos selecionados respeitando as características do gênero.
• Aprender a localizar em textos de divulgação científica as principais informações.
1ª Etapa: Início de conversa
Perguntar é uma necessidade do ser humano. Contudo, é na escola, com o passar dos anos letivos, que os alunos acabam tendo receio de questionar para não se expor. Por isso o professor deve sempre estimular que seus alunos sejam questionadores, que tirem dúvidas, pois é certo que perguntar é uma das formas mais eficazes de conhecer o mundo. Assim, o trabalho nas séries finais do Ensino Fundamental I deve estar baseado não só nas perguntas dos alunos como também na investigação científica e na capacitação deles como leitores críticos de textos complexos como os de divulgação científica.
2ª Etapa: Apresentando a proposta
• Converse com os alunos sobre a proposta de iniciar na escola um guia de curiosidades científicas, explique que os ensinará a responder curiosidades de outros alunos da escola ou de seus pais sobre o mundo científico por meio da leitura de livros, textos e enciclopédias. Para saber mais sobre as características dos textos de divulgação científica acesse o item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.
• Informe aos alunos que algumas decisões precisam ser tomadas coletivamente como: quem fará as perguntas (outras turmas da escola, pais, funcionários), em que lugar eles devem colocar essas perguntas (uma caixa da sala, mural da turma, uma caixa na biblioteca da escola, etc) e qual lugar será utilizado para divulgar as respostas, os textos expositivos escritos por eles (algum mural da escola, biblioteca, portão da frente, entre outros que achar adequado em sua unidade escolar).
• Depois destas decisões tomadas, visite com a turma a biblioteca da escola para conhecer o funcionamento desse espaço e localizar os materiais que poderão ser utilizados por eles para coletar dados sobre as curiosidades que deverão responder. Caso a escola não tenha biblioteca, selecione livros, enciclopédias e textos científicos, leve para a sala de aula e apresente aos alunos. Você também pode montar um canto de pesquisa em sua sala deixando-o fixo até a conclusão da proposta.
3ª Etapa: Capacitando os alunos
• Selecione no site de curiosidades científicas disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, uma pergunta que deverá ser respondida pelos alunos, o ideal é escolher algo que você acha que eles não conhecem e, por isso, deverão pesquisar nos materiais selecionados. Forme duplas de pesquisa, diga a pergunta em voz alta e peça que localizem a resposta nos livros e/ou enciclopédias. O trabalho deles será selecionar materiais que possam buscar a informação necessária, localizá-la, utilizando o índice, capítulos ou leitura seletiva e, por fim, anotar em tópicos as informações coletadas e a referência bibliográfica.
• Posteriormente a pesquisa, solicite que os alunos digam o que encontraram sobre o assunto em voz alta e comparem as diferentes respostas dadas, debatendo sobre a importância da informação coletada.
• O texto expositivo que responderá essa primeira pergunta será produzido coletivamente por meio de um ditado ao professor. Assim, pode-se debater a forma que comunicarão as ideias e, além disso, propiciar uma maior intervenção por parte do professor ensinando-os a detectar problemas no texto, assegurando coerência e revisões necessárias.
• Após a escrita do texto coletivo, o professor deverá relê-lo em voz alta propondo mudanças, se necessário, e mostrando para os alunos a importância de pensar como o leitor que receberá o texto. Com a versão final pronta, a turma já estará mais capacitada para iniciar a produção em dupla das respostas das curiosidades.
4ª Etapa: Iniciando a consultoria
• Para iniciar o trabalho, o grupo que fará as perguntas deverá ser comunicado da proposta e convidado a enviar perguntas sobre o tema Ciências para a turma. Eles podem ser avisados oralmente, por meio de um bilhete ou cartazes e folhetos. Também deverão saber o lugar definido para o envio das perguntas e onde estará disponível a resposta. Uma dica: é importante definir um prazo para o envio de perguntas, assim não corre o risco de chegarem perguntas o ano todo.
• Quando as perguntas começarem a chegar, leia-as para os alunos e defina que dupla responderá cada uma, você pode deixar que eles escolham as perguntas que querem pesquisar e responder.
• Cada dupla fica responsável por coletar dados sobre sua pergunta e elaborar o texto/resposta para ela, de acordo com o que fizeram na primeira parte da proposta. Após a escrita do texto expositivo por eles, solicite que troquem de texto com outros colegas para que estes façam a revisão do texto sugerindo mudanças, se necessário.
• Posteriormente, cada dupla produz a versão final do texto levando em consideração as sugestões dos colegas e da professora e expõe a resposta junto com a pergunta no lugar predeterminado pelo grupo.
Materiais Relacionados
Conheça essa e outras propostas de trabalho no livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”. Delia Lerner. Editora Artmed.