Conteúdos

Gênero texto instrucional

Objetivos

Conhecer a importância social do gênero texto instrucional.
Conhecer as características, a função e os elementos constituintes do gênero trabalhado.
Produzir regras de jogo respeitando as características do gênero.
Revisar os textos produzidos.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

1ª Etapa: Início de Conversa
Em nosso país, existem muitos projetos desenvolvidos por organizações não governamentais que garantem o direito do brincar para as crianças de todas as classes sociais e regiões do Brasil. Entretanto, essas crianças, atualmente, possuem um repertório de brincadeiras restrito. Cada grupo vivencia brincadeiras relacionadas à história de seu povo, mas não tem oportunidade de transmiti-las para outros grupos, a história da infância de cada um fica limitada a sua região. Contudo, as brincadeiras constituem um patrimônio de valor inestimável na cultura popular do nosso país e, dessa forma, possibilitam que as crianças aprendam sobre a história da infância de cada cantinho do Brasil e, principalmente, faz com que elas construam sua realidade e percebam a possibilidade de mudança da sociedade.

Este plano de aula aproximará os alunos de crianças de outras regiões do país, por meio de sua história, cultura e, é claro, de suas brincadeiras. E todo esse aprendizado, pensando na importância de compartilhar o acervo cultural de brincadeiras do país, constituirá um guia de brincadeiras por região do Brasil que poderá ficar disponível a todos da comunidade.

2ª Etapa: Apresentação da Proposta
Antes de iniciar a aula, selecione algumas imagens de crianças brincando, o ideal é selecionar brincadeiras diferentes das que seus alunos costumam brincar, você pode retirar imagens do livro Giramundo indicado no item “Para organizar seu trabalho e saber mais” ou do site “Mapa do brincar” (link 3)  também disponível na aba. Após selecionar as fotos, imprima-as ou tire uma cópia e prepare cartões para usar com os alunos posteriormente.

Com o material pronto, separe os alunos em pequenos grupos de aproximadamente 4 crianças e entregue para cada grupo três cartões com as fotos selecionadas. Peça a eles que observem as imagens e conversem sobre quais brincadeiras estão sendo feitas por aquelas crianças e anotem em uma folha junto com o lugar onde eles acham que elas moram. Durante esta proposta vá circulando pelos grupos a fim de ouvir as hipóteses levantadas pelos alunos.

Depois deste momento inicial em pequenos grupos, dê início a uma conversa coletiva perguntando aos alunos o que eles acharam das imagens observadas e quais foram suas impressões sobre as brincadeiras feitas pelas crianças. Pergunte também se estas brincadeiras são diferentes das que eles costumam brincar, quando estão reunidos com seus amigos.

Com a conversa encerrada, diga aos alunos que eles irão conhecer brincadeiras de outras regiões do Brasil a fim de descobrir como as crianças brasileiras se divertem em seu tempo livre. Informe a eles que vocês primeiro selecionarão algumas brincadeiras desconhecidas do grupo para vivenciar na escola e posteriormente escreverão as regras destas brincadeiras para compor um guia do brincar que ficará disponível na escola para que outras crianças aprendam as regras dessas brincadeiras regionais.

3ª Etapa: Explorando o Site Mapa do Brincar
Neste momento, apresente aos alunos, utilizando um Datashow, lousa eletrônica ou computadores o site mapa do brincar. Inicialmente, mostre aos alunos quais informações poderão encontrar ali, como vídeos, fotos, regras das brincadeiras separadas por categoria e por região do Brasil, entre outras informações. Depois solicite aos alunos que anotem em uma tabela quais brincadeiras gostariam de conhecer de cada região brasileira. Esta proposta pode ser feita em duplas com duas crianças em um computador e com uma tabela ou coletivamente caso não tenha como disponibilizar um computador para cada dupla. O ideal é que as crianças tenham autonomia para escolher as brincadeiras que quiserem, assim o melhor é se estiverem sentadas em duplas. No Material de Apoio há o modelo de tabela (Tabela 1) que você poderá entregar aos alunos antes que explorem o site.
Neste modelo, os alunos poderão escrever o título de 5 brincadeiras de cada região do Brasil.

Ao finalizarem a escrita das brincadeiras você poderá apresentar aos alunos os vídeos disponíveis no site.

Se os alunos fizeram esta proposta em duplas, você precisará produzir coletivamente uma lista final com os nomes das brincadeiras que aparecem mais vezes nas listas produzidas por eles, pois assim você definirá somente 5 brincadeiras de cada região. Caso tenha feito a proposta coletiva já terá em mãos uma listagem final com os nomes das brincadeiras selecionadas pelo grupo.

4ª Etapa: Aprendendo a Brincar
Proponha que os alunos respondam em pares a atividade 2 sobre a letra da música. Faça a correção coletiva. Se preferir, faça as perguntas de interpretação em português.

5ª Etapa: Escrita das Regras das Brincadeiras
Após brincarem e conversarem sobre todas as brincadeiras escolhidas, separe os alunos, novamente em duplas ou trios, lembre-se que ao fazer esta divisão você deverá considerar o que cada aluno sabe sobre a escrita, pois assim você aproxima crianças com conhecimentos próximos e proporciona um verdadeiro espaço de interação entre elas.

Depois dessa divisão, entregue uma folha para cada dupla ou trio, com o nome da brincadeira para a qual eles terão que escrever a regra. O ideal já é selecionar a brincadeira inicialmente para que não apareçam brincadeiras repetidas. Dependendo do nível de aprendizagem do seu grupo, você pode escolher um dos dois modelos de texto a ser entregue, disponíveis no Material de Apoio (Modelo 1 ou Modelo 2). O Modelo 1 apresenta somente o título da brincadeira, para alunos com maiores conhecimentos sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.  Já o Modelo 2 apresenta cada item necessário à descrição,  neste gênero textual, para alunos que, pela primeira vez, têm contato com este gênero e/ou ainda estão em processo de alfabetização. Os itens sugeridos são só exemplos do que pode constar em um texto de regras de jogos, porém você pode definir com o grupo o que eles acham que deve ou não aparecer nos textos produzidos por eles.

6ª Etapa: Revisão do Texto e Produção do Guia do Brincar
Com as regras escritas pelos alunos, auxilie-os na revisão dos textos para que possam ser lidos com facilidade pela comunidade que terá acesso ao guia. Você pode pedir que observem os aspectos ortográficos já trabalhados anteriormente com o grupo, questões de segmentação e/ou aglutinação de palavras e aspectos de concordância e coerência do texto com o gênero proposto.
Para finalizar peça a dupla ou trio que ilustre a brincadeira para colocar junto no guia. Você também poderá escolher se as regras serão escritas à mão ou digitadas pelos alunos. Providencie uma capa e quarta capa para o guia e compile os textos e desenhos dos alunos.

Caso ache necessário, agende uma data de lançamento do guia de brincadeiras convidando a comunidade, outros alunos, funcionários da escola e pais, para participarem desde momento.
 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais brincadeiras regionais acesse os links abaixo  http://www.labrimp.fe.usp.br/?action=brincadeira
http://mapadobrincar.folha.com.br/

2. Para saber mais sobre o projeto “Mapa do brincar” do grupo Folha acesse o link abaixo ou assista ao vídeo disponível no segundo link
http://mapadobrincar.folha.com.br/projeto/
http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/conheca-o-site-mapa-do-brincar-04020C98356CD0992326?types=A&

3. Para compartilhar com os alunos fotos e vídeos de brincadeiras de outras regiões do Brasil acesse os links abaixo:
http://mapadobrincar.folha.com.br/galerias/fotos.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/
http://mapadobrincar.folha.com.br/galerias/videos.shtml

4. Leia o livro
Meirelles, Renata. Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil. Editora Terceiro Nome, 2007.

 

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