Conteúdos

A Guerra do Vietnã ocorreu entre os anos de 1955 e 1975, tendo sido o conflito mais longo e violento do período da Guerra Fria. Após a independência do território, na Guerra da Indochina, o Norte buscava reunificar o país sob um regime socialista, contando com o apoio da União Soviética, enquanto o Sul, com apoio ocidental, lutava para manter um governo não comunista. O conflito resultou em milhões de mortes, devastação ambiental e transformações políticas e sociais. Em 1975, após a retirada dos Estados Unidos, o Vietnã foi reunificado sob o regime comunista.

Objetivos

  • Reconhecer o que foi a Guerra do Vietnã;
  • Identificar os personagens envolvidos no conflito;
  • Relacionar o conflito do Vietnã com a Guerra Fria;
  • Compreender o impacto da Guerra do Vietnã no contexto mundial; e
  • Comparar conflitos antigos com conflitos atuais.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Guerra Fria;
  • Mundo bipolar; e
  • Guerra do Vietnã.

Palavras-chave:

Guerra do Vietnã. Contracultura. Guerra Fria. Capitalismo. Comunismo. Ordem bipolar.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Contextualização

Professor/a, nesta etapa você deve introduzir o assunto que será trabalhado durante a aula, aproveitando para identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.

Observe as imagens a seguir:


Disponível em: National Geographic
Acesso em: 7 de outubro de 2024.


Disponível em: Veja
Acesso em: 7 de outubro de 2024.


Disponível em: Resumo Fotográfico
Acesso em: 7 de outubro de 2024.

As imagens apresentam diferentes pontos de vista de um mesmo fato histórico. A partir de sua observação, responda às seguintes questões:

  • Qual fato é esse? Você consegue reconhecer olhando as fotos?
  • Em qual contexto mundial esse conflito estava acontecendo?
  • Quais as semelhanças e diferenças que podemos identificar nas imagens apresentadas?

Professor(a), apresente as imagens para a turma e faça as perguntas norteadoras, auxiliando na análise e dando início ao debate sobre o tema que será desenvolvido durante a aula. Incentive os estudantes a expressarem suas percepções e a compreenderem as imagens, por meio da sua observação. Aproveite para observar quais conhecimentos a turma já possui sobre a Guerra do Vietnã.

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor/a, neste momento vamos aprofundar as discussões iniciadas na contextualização. Para isso, vamos usar essa parte da aula de maneira expositiva.

Assista com a turma ao vídeo a seguir, sobre a Guerra do Vietnã:

Acesso em: 7 de outubro de 2024.

            Após assistirem ao vídeo, faça um resumo com a turma sobre a Guerra do Vietnã:

  • Retome o contexto da Guerra Fria e a disputa política e ideológica entre capitalismo e comunismo, protagonizada pela União Soviética e os EUA;
  • A Guerra Fria leva esse nome porque não houve confronto militar direto entre as duas potências principais envolvidas, EUA e União Soviética. Entretanto, houve conflitos de maneira indireta, em guerras paralelas que envolviam disputas entre elas. Um desses conflitos foi a Guerra do Vietnã;
  • A Guerra do Vietnã foi um desdobramento da Guerra da Indochina, quando a região entrou em conflito com a França pela sua independência, o que resultou na divisão do território em Vietnã do Sul e Vietnã do Norte;
  • O objetivo da guerra era a unificação do território vietnamita, que estava em disputa;
  • A guerra se tornou símbolo da Guerra Fria, pois o Sul teve apoio dos EUA (bloco capitalista) e o Norte contou com o apoio soviético (bloco comunista);
  • A participação dos EUA na guerra se dá inicialmente de maneira logística – com o envio de armas para os soldados do Sul. Após a posse de Lyndon Jonhson, há o envio de tropas de maneira ostensiva;
  • O envio de jovens estadunidenses para a guerra motivou a ascensão de movimentos antiguerra, predominantemente pacíficos, que se somaram ao surgimento da contracultura, que envolvia política, arte e estilo de vida; e
  • Mais de 1,1 milhão de vietnamitas e 58 mil estadunidenses morreram no conflito.

3ª Etapa: Sistematização

Professor/a, esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula. Para isso, a atividade deve servir como forma de evidência daquilo que os estudantes aprenderam, tornando visíveis os objetivos de aprendizagem alcançados ao longo da aula, ainda que parcialmente.

Para a realização da atividade, organize a turma em duplas e distribua os textos a seguir, para análise de documentos:

“Os protestos contra a guerra em Gaza se expandiram em algumas das principais universidades dos Estados Unidos nas últimas semanas. Em alguns casos, as instituições recorreram à polícia e à Guarda Nacional para retirar os manifestantes, prendendo centenas deles. Estudantes protestaram contra a guerra que já matou mais de 34 mil pessoas depois dos ataques do grupo islâmico Hamas em 7 de outubro, quando 1,2 mil pessoas morreram no território israelense e mais de 200 foram sequestradas. Os estudantes pedem às suas universidades que cortem os seus laços financeiros com empresas israelenses e estrangeiras que ‘estão lucrando’ com a guerra e que parem de colaborar com instituições de ensino de Israel.”

Protestos pró-Gaza em universidades dos EUA: quais os paralelos com manifestações contra guerra no Vietnã em 1968 – BBC
Acesso em: 7 de outubro de 2024.

“No final dos anos 1960, na medida que mais jovens eram convocados para lutar no Vietnã, o movimento antiguerra se intensificava. Em 21 de outubro de 1967, cem mil manifestantes se reuniram pacificamente no Lincoln Memorial em Washington, D.C., mas uma pequena manifestação do outro lado do rio no Pentágono terminou com prisões e espancamentos de manifestantes. A cobertura de notícias enfocou o uso de drogas e a conduta desordeira; o Los Angeles Times descreveu muitos na multidão como ‘comunistas, hippies e defensores do poder das flores’. Mas uma imagem do protesto do Pentágono se tornou um ícone duradouro do movimento antiguerra: um manifestante colocando margaridas no cano da arma de um policial militar.”

Manifestações contra a Guerra do Vietnã – Circuito Ubu
Acesso em: 7 de outubro de 2024.

Oriente as duplas a realizarem a leitura atenta dos documentos. Depois, devem fazer a sua análise, respondendo aos seguintes questionamentos:

  1. A quais conflitos os documentos se referem?
  2. Qual a postura da juventude diante dos conflitos, em ambos os documentos?
  3. Em que ponto as manifestações da juventude em relação à guerra entre Israel e Palestina, em 2024, e à Guerra do Vietnã, na década de 1960, se aproximam? Explique.
  4. Em que ponto as manifestações da juventude em relação à guerra entre Israel e Palestina, em 2024, e à Guerra do Vietnã, na década de 60, se distanciam? Explique.
  5. Qual o impacto que as manifestações contra a Guerra do Vietnã tiveram na cultura e na sociedade dos EUA, à época.

Após a análise dos documentos, realize com a turma a correção coletiva, aproveitando para identificar quais aspectos do conteúdo precisam ser reforçados, bem como aqueles que já estão consolidados.

Materiais Relacionados

Plano de aula elaborado pela Professora Júlia Bittencourt.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

 Crédito da imagem: Kolbz– Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.