Conteúdos
Este plano de aula trata de gráficos e tabelas, apoiando o(a) professor(a) na tarefa de demonstrar como usá-los para representar dados de forma visual e prática. Por meio de atividades interativas, os alunos aprenderão a ler, interpretar e construir gráficos e tabelas a partir de dados do cotidiano. A proposta também incentiva o uso dessas ferramentas na rotina escolar, como forma de fortalecer o entendimento e a autonomia dos alunos na organização de informações.
Objetivos
- Compreender o que são gráficos e tabelas e sua utilidade.
- Desenvolver a capacidade de ler e interpretar gráficos e tabelas.
- Aprender a construir gráficos e tabelas a partir de dados simples.
- Incorporar gráficos e tabelas na rotina da sala de aula para promover o aprendizado interativo.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são e para que servem gráficos e tabelas?;
- Como ler gráficos e tabelas?;
- Como interpretar gráficos e tabelas?;
- Como construir gráficos e tabelas?; e
- Como utilizar gráficos e tabelas na rotina da sala de aula?
Palavras-chave:
Gráficos. Tabelas.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: O que são e para que servem gráficos e tabelas?
Dê início à aula fazendo a seguinte pergunta aos alunos: “O que vocês acham que são gráficos e tabelas? Para que servem?”.
Incentive os alunos a compartilhar suas ideias e anote-as na lousa, para que sirvam de ponto de partida para a discussão que ocorrerá na sequência, não deixando de mencionar algumas informações essenciais:
- Gráficos e tabelas são formas visuais de representar informações.
- São usados para nos ajudar a entender dados com facilidade.
Para ilustrar, mostre à turma uma tabela simples com os dias da semana e o clima correspondente (ensolarado, chuvoso, nublado) e ao lado um gráfico de barras com as mesmas informações. Discutam qual das duas formas ajuda a visualizar as informações de forma mais clara e rápida.
Também podem ser utilizados exemplos do cotidiano das crianças, como as cores preferidas da turma, para mostrar o efeito e a importância de organizar dados de forma visual.
2ª Etapa: Como ler gráficos e tabelas?
Para tratar da leitura de gráficos e tabelas, apresente aos alunos um gráfico de barras e uma tabela simples. Por exemplo, uma tabela que mostra quantas frutas diferentes foram vendidas em uma feira (maçã, banana, laranja) e um gráfico de barras com as mesmas informações.
Pergunte aos alunos: “Quantas maçãs foram vendidas? E laranjas?”
Mostre como os dados da tabela e do gráfico dizem a mesma coisa, mas de formas diferentes.
Façam coletivamente a leitura do gráfico, mostrando que, para isso, devemos primeiro olhar os títulos e os rótulos (o que cada eixo representa) e as cores ou barras que mostram os números.
Em seguida, mostre à turma que, quando se trata de ler tabelas, é necessário olhar as linhas e as colunas, demonstrando que cada linha (ou coluna) está ligada a uma informação (por exemplo, frutas e quantidades/número de unidades vendidas).
3ª Etapa: Como interpretar gráficos e tabelas?
Distribua cópias de um gráfico simples (exemplo: um gráfico de barras mostrando o número de vezes que diferentes brinquedos foram usados ao longo da semana) e uma tabela.
Pergunte: “O que esse gráfico/tabela está nos contando?”
Incentive os alunos a interpretar os dados. Por exemplo, “Se o gráfico mostra que o carrinho foi o brinquedo mais usado, o que isso significa? Por que será que as bonecas foram usadas menos vezes?”.
Estabeleçam juntos um passo a passo para interpretar gráficos e tabelas:
- Observe o título: O que ele está medindo? Exemplo: “Número de brinquedos usados durante a semana.”
- Identifique o que cada eixo/rótulo representa: O eixo vertical (números) mostra quantidades, e o horizontal (categorias) mostra brinquedos.
- Compare os valores: Qual barra é maior? Qual é menor? O que isso nos diz?
Para finalizar esta etapa, proponha aos alunos que tentem imaginar razões para os números apresentados, ajudando-os a desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de interpretação.
4ª Etapa: Como construir gráficos e tabelas?
Divida os alunos em pequenos grupos e peça para que coletem dados simples dentro da sala.
Sugestões:
- Quantas crianças têm animais de estimação e quais são os animais?
- Quantas frutas diferentes as crianças trouxeram no lanche?
Passo a passo para construção:
- Organização dos dados: ajude as crianças a criar uma tabela simples com as informações que coletaram.
- Construção do gráfico: com a tabela pronta, mostre como transformar os números em um gráfico de barras. Por exemplo, se cinco crianças têm gatos e sete têm cachorros, desenhem uma barra para cada animal e façam a altura da barra proporcional ao número de crianças.
- Materiais necessários: papel, lápis de cor, régua, e, se possível, acesso a recursos digitais (para mostrar como criar gráficos no computador).
5ª Etapa: Como utilizar gráficos e tabelas na rotina da sala de aula?
Para reforçar o aprendizado e trazer a ideia de que gráficos e tabelas são úteis em diversas situações do dia a dia, sugerimos que eles sejam integrados à rotina da sala de aula.
Para tanto, seguem abaixo algumas ideias, mas é importante que o tema escolhido seja compatível com a faixa etária e com o perfil da turma:
- Gráfico do clima: Diariamente, registre com a turma o clima (ensolarado, chuvoso, nublado) em uma tabela. Ao final de cada semana, construam juntos um gráfico com as informações coletadas.
- Tabela de dentes de leite: Quando um aluno perder um dente de leite, registre a data em uma tabela. Após algumas semanas, façam um gráfico para ver em quais períodos mais dentes caíram.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: AndrewLilley – Getty Images