Conteúdos

Grafia de palavras

Objetivos

Dominar regularidades ortográficas: uso da letra M antes de P e B;
Participar das interações em sala de aula, respondendo às questões propostas pelo professor ou professora, expondo opiniões na defesa de ideias, respeitando as ideias dos demais.

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Instrodução ao tema

Apresente as seguintes palavras para a turma:





 

Pergunte-lhes o que essas palavras têm em comum. Deixe que comentem o que lhes vier à cabeça. Dê tempo para que eles percebam os sons om, em e  am, e a grafia da letra M antes da P.

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Organize os alunos em duplas para a resolução de desafios relacionados à observação de regularidades ortográficas.

Na sala de informática ou em outro espaço com computadores ou netbooks, peça que os alunos acessem a atividade interativa “Grafia de Palavras com Arte”, disponível no Portal Net Educação. Os alunos terão desafios relacionados ao uso da letra M antes das letras P e B. As palavras utilizadas no inicio da aula estão, entre outras, nessa atividade.

Em cada dupla, indique quem fará a escrita e quem soletrará as letras. Recomendamos que a tecla “Caps Lock” do teclado seja acionada, de modo que os alunos digitem as palavras utilizando letras maiúsculas.

Oriente as duplas, de modo que, caso o aluno que estiver escrevendo discorde da letra indicada pelo seu parceiro, argumente sobre qual letra acredita ser a correta, para chegando a um acordo.

É importante que você circule entre as duplas, problematizando alguns erros, no decorrer do processo.

Quando as duplas chegarem ao final do jogo, retome a atividade coletivamente, promovendo a leitura das palavras que foram escritas. Faça a discussão sobre as situações onde M e N tinham o mesmo som, destacando em quais palavras eles usaram a letra M e provocando a observação da regularidade (uso da letra M antes de P e B).

Peça que aos alunos registrem a atividade em seus cadernos, organizando a lista de palavras com M antes de P, M antes de B e N antes das demais consoantes.

 

3ª Etapa: Atividade Final

Por fim, proponha um jogo de Stop diferente, combinando que, para marcarem pontos, os alunos devem usar palavras que apresentem os sons an/am, en/em, in/im, on/om e un/um. Mas esses sons precisam estar no meio da palavra, e não no fim.



Como jogar: 

  • Combinem com quais grupos de palavras jogarão, por exemplo: lista de nomes de pessoas, animais, cidades, etc.
  • Ao sinal, todos devem preencher suas listas com o máximo de palavras que puderem, lembrando que, nesse caso, só marcará pontos quem escrever palavras com an/am, en/em, in/im, on/om e un/um.
  • Após um tempo combinado, diga Stop e todos devem parar a escrita das palavras.
  • Em seguida todos ditarão suas palavras para que você faça uma lista única na lousa. Para cada palavra com os sons an/am, en/em, in/im, on/om e un/um que tenha sido escrita corretamente o aluno deve marcar um ponto em sua folha de registros.


Peça que somem seus acertos.



Durante as atividades, observe se os alunos se apropriaram da regularidade ortográfica, usando a letra M antes das letras P e B.



Procure observar se em outras situações de escrita que forem propostas, os alunos utilizam o que aprenderam e não cometem erros ao escrever palavras com esta regularidade ortográfica.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar a aula é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema e também conheça alguns sites que poderá indicar aos alunos no decorrer das atividades. Leia o conteúdo, disponível nos links abaixo:

Regras para escrever corretamente
Como Ensinar Ortografia 
 

Realização Instituto Paramitas

Arquivos anexados

  1. Grafia de palavras

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