Conteúdos

Leitura e interpretação da letra da música;
Leitura e escrita da biografia de Gilberto Gil.

Objetivos

– Ler e interpretar a letra da música Gimme Your Love;

– Ler, analisar e redigir textos do gênero biografia;

– Conhecer novo vocabulário;

– Reconhecer e utilizar corretamente o Simple Past;

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula e a lista de atividades para download.

1ª Etapa: Início de Conversa

A música Gimme Your Love é uma ótima oportunidade para trabalhar a biografia de Gilberto Gil, uma das maiores personalidades da música brasileira. Gilberto Gil abordou uma grande variedade de ritmos e temas contemporâneos em suas composições, como a desigualdade social, religião, questões raciais, entre outros. Apresentá-lo e explorar sua obra é sem dúvida uma atividade bastante interessante para a sala de aula. Por se tratar de uma biografia e, portanto, os verbos em sua maioria estarão no passado simples, está atividade é ótima para fixar ou revisar este tempo verbal.

2ª Etapa: A pesquisa

Proponha que os alunos façam como tarefa de casa uma pesquisa sobre Gilberto Gil trazendo 10 informações sobre ele. Leia o texto sobre como criar uma biografia em Para organizar o seu trabalho e saber mais para listar a informação que considera relevante que seus alunos tragam sobre o músico. Você pode projetar as perguntas geradoras, presentes no site para guiá-los na pesquisa como:



What makes this person special or interesting?

What kind of effect did he or she have on the world? On other people’s lives?

What are the adjectives you would most use to describe the person?

What examples from their life illustrate those qualities?

What events shaped or changed this person’s life?

Did he or she overcome obstacles? Take risks? Get lucky?

Would the world be better or worse if this person hadn’t lived? How and why?

Ou, se preferir, pode fazer um esquema em seu quadro com as informações importantes que eles devem buscar. Peça que escrevam frases simples em inglês que tenham as informações que você pediu.

3ª Etapa: A Biografia

Faça a correção coletiva da tarefa de casa, anotando no quadro as informações sobre a vida de Gilberto Gil. Verifique se o grupo conseguiu responder às perguntas propostas pelo site. Acrescente alguma informação se considerá-la relevante. Divida a classe em grupos de 3 alunos e peça que escrevam uma pequena biografia de Gilberto Gil. Explique aos alunos que biografias são escritas geralmente em ordem cronológica. Não é necessário que seja extensa, dois ou três parágrafos são suficientes. Para corrigir, cada grupo terá um representante encarregado da leitura da biografia para a classe.

4ª Etapa: O videoclipe

Apresente o vídeo clipe e comente sobre a influência de Bob Marley na música de Gilberto Gil. Proponha que façam a atividade 1 da folha de atividades. Toque a música mais do que uma vez, caso seja necessário, para que as lacunas sejam completas. Faça a correção coletiva e solucione dúvidas de vocabulário se houver; esta letra tem o vocabulário bastante simples.

5ª Etapa: Comparação das versões

Solicite que façam a atividade 3 em grupos de 3 alunos. Existem algumas semelhanças e algumas diferenças entre as duas versões de Gilberto Gil. Os grupos devem apresentar para a classe suas respostas, desde que justificando-as corretamente. Embora as duas letras mostrem o eu lírico apaixonado, convidando seu amor a viver esta experiência, a letra em português descreve com mais detalhes ‘o lugar’, trazendo inclusive referências como Guaporé, Marajó e Irajá. Durante a correção coletiva, você pode propor a justificativa para tal diferença – talvez tornar a canção em inglês mais universal.

Materiais Relacionados

1. Leia sobre como criar uma biografia

2. Leia sobre Gilberto Gil:
Link 1

Link 2

3. Assista ao vídeo clipe de Gimme your love

4. Veja a letra da música Gimme your love

Em inglês

Em português

Professor, prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar em suas aulas.

Arquivos anexados

  1. Gimme your love

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.