Conteúdos
Texto Falado e Texto Escrito
Objetivos
Ler textos conhecidos de memória, ajustando o falado ao escrito.
1ª Etapa: Início de conversa
As parlendas e cantigas de roda são textos do universo infantil e, por esse motivo, as crianças se identificam rapidamente com eles. A diversidade de ritmos, a musicalidade e as rimas presentes nestes tipos de texto, promovem um encontro diferente entre a palavra e as sensações e emoções, estimulando a imaginação e a criatividade naqueles que param para apreciá-las. Como disse, sabiamente, Ana Claudia Rocha no prefácio do livro Cantigas, adivinhas e outros versos, “a infância de todos nós se mistura com o cancioneiro da cultura popular brasileira, porque a tradição oral em nosso país se manifesta com muita naturalidade nas brincadeiras de criança, outrora tão vivenciadas na rua e hoje cada vez mais resgatadas pela escola, revelando e mantendo vivos traços sutis, mas definitivos das influências de tantos povos que nos fizeram assim”.
2ª Etapa: Apresentando a proposta
- Dica: é importante familiarizar os alunos com estes tipos de texto, para isso, o professor pode tornar a sua leitura uma atividade diária na sala, usando como as sugestões de livros ou textos da internet disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.
3ª Etapa: Selecionando as parlendas e cantigas que irão para a pasta
4ª Etapa: Lendo cantigas e parlendas em trios
Nesta proposta, divida os alunos em trios, considerando as possibilidades leitoras, para que a atividade seja desafiadora para todos. Entregue para cada trio aproximadamente 6 textos, lembrando que neste caso você poderá selecionar cantigas para os alunos que já leem com maior facilidade e as parlendas, por serem textos mais curtos, para os alunos que ainda não leem convencionalmente. Solicite aos alunos que leiam os textos entregues por você e separem os que foram escolhidos para colocar na pasta. O objetivo é que as crianças leiam por si mesmas com o propósito de localizar parlendas e cantigas escolhidas, que integrarão a pasta.
Durante a atividade, o professor pode auxiliar os alunos mostrando que a intenção não é decifrar o que está escrito ali, mas que gostaria que fizessem correspondências entre os textos selecionados, que eles já conhecem de memória, com os textos escritos que receberam. Por exemplo, o professor pode dar pistas “vocês se lembram de que escolhemos a parlenda hoje é domingo? Ela é uma parlenda um pouco mais longa que as demais e tem a palavra domingo assim como no calendário da sala” ou “Na parlenda “Santa Clara clareou” tem um pedaço do nome da Maria Clara isso ajudaria vocês a encontrarem, não acham?”. Por meio destas situações, os alunos vão selecionando o material para compor a pasta, além de irem resolvendo bons problemas de leitura.
Ao finalizarem a seleção nos trios, abra uma conversa com o grupo pedindo que contem como fizeram para encontrar o texto que procuravam, com quais problemas se depararam, como os resolveram, e o que observaram para poder ler.
5ª Etapa: Produção da pasta de leitura
Com todos os textos selecionados, prepare a confecção da pasta. Caso faça a opção de uma única pasta coletiva providencie uma cópia de cada texto, da capa e do índice. Caso faça a opção de produzir uma pasta por aluno providencie as cópias necessárias (um conjunto para cada aluno), uma capa e um índice para cada um. Depois de separar o material para a produção da pasta, explique aos alunos que farão um índice para facilitar a utilização do material de leitura quando estiver pronto. Aqui você poderá mostrar livros com índice para os alunos e pedir que observem como ele está organizado, se por ordem alfabética ou por categoria de texto, por exemplo, cantigas primeiro e depois parlendas, também poderá sugerir aos alunos organizar os textos de acordo com os preferidos do grupo.
Construa o índice junto com os alunos na lousa. Neste momento, você poderá solicitar que as crianças ditem a você o título das parlendas e das cantigas para que você escreva. Assim, você cria mais uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre o sistema de escrita, pensando em quais e quantas letras utilizar para cada palavra. Outra sugestão é trabalhar aspectos de segmentação da escrita que são comuns quando as crianças aprendem a escrever, perguntando onde você precisa dar um espaço nos títulos escritos.
Com o índice pronto na lousa, peça que as crianças copiem em sua folha caso faça a opção da pasta individual. Contudo, se fez a opção da pasta coletiva, poderá pedir que cada aluno copie um título no índice geral.
6ª Etapa: Usando a pasta de leitura
Após a finalização da construção da pasta de leitura presenteie a turma escolhida ou utilizem a pasta em diferentes momentos da rotina como momentos de leitura compartilhada, leitura pelo aluno, para auxiliar na escrita de novos textos ou palavras. Você pode, por exemplo, solicitar que procurem palavras de referência na pasta para auxiliar numa escrita que queiram fazer como “para escrever querida no cartão de dia das mães você pode olhar a palavra quebrada na música Samba lê lê”. Outra sugestão é brincar com os alunos de procurarem palavras que rimam nas cantigas ou nas parlendas e fazerem uma lista coletiva de rimas para colocar no mural da sala, por exemplo, “procurem na cantiga “Cai, cai, balão” palavras que rimem com balão – mão, não, sabão. Que outras palavras conhecem que terminam com ão e podem rimar com estas?”. Os alunos adoram brincar com rimas e, além disso, irão aprender muito sobre como escrever algumas palavras.
Materiais Relacionados
1. Para saber indicações de livros que trazem parlendas e cantigas de roda acesse os links abaixo:
Para trabalhar cantigas de roda e parlendas com os alunos você pode usar o material de áudio produzido pelo grupo Palavra Cantada. Com ótimas versões das cantigas de roda e parlendas mais conhecidas, os alunos vão adorar ouvir, dançar e cantar junto com o grupo.