Conteúdos

Texto Falado e Texto Escrito

Objetivos

Ler textos conhecidos de memória, ajustando o falado ao escrito.

Conhecer as características, a função e os elementos constituintes dos gêneros trabalhados.
Reconhecer e identificar palavras que rimam.
Localizar palavras em textos conhecidos.
 
Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais.
 

1ª Etapa: Início de conversa

As parlendas e cantigas de roda são textos do universo infantil e, por esse motivo, as crianças se identificam rapidamente com eles. A diversidade de ritmos, a musicalidade e as rimas presentes nestes tipos de texto, promovem um encontro diferente entre a palavra e as sensações e emoções, estimulando a imaginação e a criatividade naqueles que param para apreciá-las. Como disse, sabiamente, Ana Claudia Rocha no prefácio do livro Cantigas, adivinhas e outros versos, “a infância de todos nós se mistura com o cancioneiro da cultura popular brasileira, porque a tradição oral em nosso país se manifesta com muita naturalidade nas brincadeiras de criança, outrora tão vivenciadas na rua e hoje cada vez mais resgatadas pela escola, revelando e mantendo vivos traços sutis, mas definitivos das influências de tantos povos que nos fizeram assim”.

Dessa forma, trazer estes textos para a sala de aula e propor aos alunos que façam uma seleção de suas parlendas e cantigas preferidas para colocar em uma pasta de leitura, é uma forma de convidá-las a aprender a ler enquanto brincam, enquanto cantam, e enfim, interagem com a palavra escrita.

 

2ª Etapa: Apresentando a proposta

Inicie a aula organizando os alunos em roda, depois disso converse com eles sobre cantigas de roda e parlendas. Indague se conhecem ou se já ouviram. Você pode dar exemplos, cantar uma para ver se conhecem e mesmo explicar. Você pode anotar em uma cartolina os títulos citados, pois estes textos poderão fazer parte da pasta de leitura posteriormente. Enquanto eles vão lembrando os títulos cantem as cantigas e recitem as parlendas coletivamente, pergunte quem conhece o texto falado ou se já ouviram, mas com diferenças na letra, por exemplo, a parlenda “1, 2 feijão com arroz” pode ser recitada “1, 2 feijão com arroz. 3, 4 feijão no prato. 5, 6 falar inglês. 7, 8 comer biscoito. 9, 10 comer pastéis” ou “1, 2 feijão com arroz. 3, 4 arroz com pato. 5, 6 bolo inglês. 7, 8 café com biscoito. 9, 10 vai na bica lavar os pés". Pra comprar cinco pastéis, pra ganhar quinhentos réis, pra comer no dia dez” Explique aos alunos que é natural que as cantigas e parlendas serem conhecidas de jeitos diferentes, pois como vieram da tradição oral e estão relacionadas à cultura dos povos, cada um canta ou recita do seu jeito, e isso quer dizer que as duas formas estão corretas.

 

Após esta conversa inicial, diga aos alunos que vocês construirão uma pasta de leitura para colocar estes textos. Existem duas propostas para esta pasta: a primeira é produzir uma só e presentear uma turma da Educação Infantil ou Maternal, por exemplo. Ou produzir uma pasta para cada aluno da sala que a utilizará nos momentos de leitura individual, socializará com os familiares os textos que leem em sala de aula ou até mesmo para criar um conjunto de textos para serem utilizados no cotidiano da sala de aula e palavras que podem ser consultados pelas crianças no momento de suas escritas. 

As duas propostas são interessantes, mas a segunda proporciona mais momentos de leitura e reflexão sobre o sistema de escrita, pois será um material de uso frequente dos alunos. Para a segunda sugestão o professor precisará de uma pasta com saquinhos para cada aluno, caso não seja possível, poderá usar colchete com a finalidade de organizar os textos.

 

  • Dica: é importante familiarizar os alunos com estes tipos de texto, para isso, o professor pode tornar a sua leitura uma atividade diária na sala, usando como as sugestões de livros ou textos da internet disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

3ª Etapa: Selecionando as parlendas e cantigas que irão para a pasta

À medida que for apresentando os textos (cantigas ou parlendas) para os alunos em suas leituras diárias, pergunte ao grupo se gostariam de acrescentá-lo a pasta de leitura e crie um cartaz com a lista dos textos selecionados por eles para colocar na pasta.

Quando observar que já selecionaram um número bom de cantigas e parlendas para colocar na pasta, digite-os na íntegra para entregar aos alunos. Digite cada texto numa folha diferente e prepare conjuntos com textos escolhidos e outros não escolhidos. Cada trio receberá um conjunto completo (escolhidos e não escolhidos) para trabalhar. A ideia é desafiá-los a ler todos os textos e separar os escolhidos dos não escolhidos.

 

4ª Etapa: Lendo cantigas e parlendas em trios

 Nesta proposta, divida os alunos em trios, considerando as possibilidades leitoras, para que a atividade seja desafiadora para todos. Entregue para cada trio aproximadamente 6 textos, lembrando que neste caso você poderá selecionar cantigas para os alunos que já leem com maior facilidade e as parlendas, por serem textos mais curtos, para os alunos que ainda não leem convencionalmente. Solicite aos alunos que leiam os textos entregues por você e separem os que foram escolhidos para colocar na pasta.  O objetivo é que as crianças leiam por si mesmas com o propósito de localizar parlendas e cantigas escolhidas, que integrarão a pasta.

Durante a atividade, o professor pode auxiliar os alunos mostrando que a intenção não é decifrar o que está escrito ali, mas que gostaria que fizessem correspondências entre os textos selecionados, que eles já conhecem de memória, com os textos escritos que receberam. Por exemplo, o professor pode dar pistas “vocês se lembram de que escolhemos a parlenda hoje é domingo? Ela é uma parlenda um pouco mais longa que as demais e tem a palavra domingo assim como no calendário da sala” ou “Na parlenda “Santa Clara clareou” tem um pedaço do nome da Maria Clara isso ajudaria vocês a encontrarem, não acham?”. Por meio destas situações, os alunos vão selecionando o material para compor a pasta, além de irem resolvendo bons problemas de leitura.

Ao finalizarem a seleção nos trios, abra uma conversa com o grupo pedindo que contem como fizeram para encontrar o texto que procuravam, com quais problemas se depararam, como os resolveram, e o que observaram para poder ler.

5ª Etapa: Produção da pasta de leitura

Com todos os textos selecionados, prepare a confecção da pasta. Caso faça a opção de uma única pasta coletiva providencie uma cópia de cada texto, da capa e do índice. Caso faça a opção de produzir uma pasta por aluno providencie as cópias necessárias (um conjunto para cada aluno), uma capa e um índice para cada um. Depois de separar o material para a produção da pasta, explique aos alunos que farão um índice para facilitar a utilização do material de leitura quando estiver pronto. Aqui você poderá mostrar livros com índice para os alunos e pedir que observem como ele está organizado, se por ordem alfabética ou por categoria de texto, por exemplo, cantigas primeiro e depois parlendas, também poderá sugerir aos alunos organizar os textos de acordo com os preferidos do grupo.

Construa o índice junto com os alunos na lousa. Neste momento, você poderá solicitar que as crianças ditem a você o título das parlendas e das cantigas para que você escreva. Assim, você cria mais uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre o sistema de escrita, pensando em quais e quantas letras utilizar para cada palavra. Outra sugestão é trabalhar aspectos de segmentação da escrita que são comuns quando as crianças aprendem a escrever, perguntando onde você precisa dar um espaço nos títulos escritos.

Com o índice pronto na lousa, peça que as crianças copiem em sua folha caso faça a opção da pasta individual. Contudo, se fez a opção da pasta coletiva, poderá pedir que cada aluno copie um título no índice geral.

6ª Etapa: Usando a pasta de leitura

Após a finalização da construção da pasta de leitura presenteie a turma escolhida ou utilizem a pasta em diferentes momentos da rotina como momentos de leitura compartilhada, leitura pelo aluno, para auxiliar na escrita de novos textos ou palavras. Você pode, por exemplo, solicitar que procurem palavras de referência na pasta para auxiliar numa escrita que queiram fazer como “para escrever querida no cartão de dia das mães você pode olhar a palavra quebrada na música Samba lê lê”. Outra sugestão é brincar com os alunos de procurarem palavras que rimam nas cantigas ou nas parlendas e fazerem uma lista coletiva de rimas para colocar no mural da sala, por exemplo, “procurem na cantiga “Cai, cai, balão” palavras que rimem com balão – mão, não, sabão. Que outras palavras conhecem que terminam com ão e podem rimar com estas?”. Os alunos adoram brincar com rimas e, além disso, irão aprender muito sobre como escrever algumas palavras.

Materiais Relacionados

1. Para saber indicações de livros que trazem parlendas e cantigas de roda acesse os links abaixo:

http://livraria.folha.com.br/catalogo/1170837/cantigas-advinhas-e-outros-versos
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1170839/cantigas-advinhas-e-outros-versos
http://www.carameloed.com.br/info-livro.asp?obra=5183
http://www.carameloed.com.br/info-livro.asp?obra=5182
http://www.carameloed.com.br/info-livro.asp?obra=18639
 
2. Para saber mais sobre cantigas de roda e parlendas acesse os links abaixo:
http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php
http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/
http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/000503
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21
http://www.abckids.com.br/parlendas.php
3. Indicação: 
Para trabalhar cantigas de roda e parlendas com os alunos você pode usar o material de áudio produzido pelo grupo Palavra Cantada. Com ótimas versões das cantigas de roda e parlendas mais conhecidas, os alunos vão adorar ouvir, dançar e cantar junto com o grupo. 
Cantigas de roda são cantadas nas brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. 
Parlendas são textos de tradição oral com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Por exemplo: ‘Lá em cima do piano’ ou ‘Hoje é domingo’.
4. Livro:
“Cantigas, adivinhas e outros versos – volume 1”. Ed. Melhoramentos.
 

Arquivos anexados

  1. Gêneros

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.