Conteúdos
Gêneros das palavras.
Objetivos
• Identificar palavras femininas e masculinas;
• Analisar o gênero da palavra;
• Fazer uso correto da língua escrita
Antes dar inicio às Etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: Retomada Conceitual.
Ao término da atividade, reorganize a sala nos mesmos grupos do início da atividade e peça para que retomem a relação das palavras que elaboraram na primeira etapa.
Com o auxílio das dicas da atividade interativa, oriente-os na elaboração de um jogo de memória com os substantivos que retiraram do texto que leram.
Peça-lhes que copiem no caderno a lista relativa ao texto lido pelo grupo, registrada antes na lousa.
Em seguida, oriente cada grupo a escrever ao lado de cada substantivo o seu feminino ou masculino correspondente (lembrando que nem todos os que integram a lista admitem os dois gêneros). Em seguida, solicite que produzam cartas com os pares formados pelos substantivos no masculino e no feminino.
Depois de pronto o jogo, oriente que, antes de começar a jogar, os grupos troquem os jogos entre si para que cada um explore o máximo de palavras possível.
Você pode variar a estratégia, misturando os jogos de dois ou mais grupos, ampliando, assim, o número de situações a serem resolvidas pelos alunos.
Outra possibilidade é criar uma carta curinga com um substantivo que não pode ser flexionado em gênero, como a palavra lápis, por exemplo, e realizar uma espécie de Jogo de Mico. Disponha os alunos em roda. Distribua as cartas entre eles. O objetivo do jogo é juntar os pares de substantivos no masculino e no feminino. Para isso, caso o aluno tenha em mãos cartas que formam pares, deverá uni-las e mostrá-las ao restante do grupo. O jogo se inicia com o primeiro jogador escolhendo uma dentre as cartas do colega ao seu lado (as cartas ficam viradas para o seu possuidor). Essa mesma ação se repete ao longo de todo o jogo, fazendo com que os jogadores usem esse mecanismo para encontrar pares para suas cartas. Perde o jogo quem fica com o curinga no final.
2ª Etapa: Introdução ao tema.
Inicie a atividade dividindo a turma em pequenos grupos de dois a três alunos. Disponibilize para cada grupo um texto curto (textos diversos para cada grupo). A fábula é um gênero bastante propício para a atividade, por se tratar de um gênero textual, em geral, conhecido dos alunos.
Faça uma primeira leitura em voz alta de cada um dos textos. Depois, peça para que os alunos releiam seus textos e procurem identificar nele as palavras que são nomes de coisas, animais, pessoas ou lugares.
Prepare na lousa uma lista dos substantivos selecionados pelos grupos. Se necessário, corrija eventuais enganos de classificação. Reforce que tais palavras são chamadas substantivos e que esse tipo de palavra nomeia coisas, pessoas, animais, lugares etc.
A partir das palavras registradas na lousa, proponha as seguintes questões aos alunos:
• Quais dos substantivos estão no masculino e quais estão no feminino?
• Como sabem que um substantivo está no feminino ou no masculino?
• Todas as palavras da lousa têm variação de gênero?
3ª Etapa: Exploração da atividade interativa
Posteriormente, organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática.
Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “Gênero das palavras”, disponível no site NET Educação (material de apoio).
Nesta atividade, por meio da resolução de desafios referentes ao tema, os alunos serão convidados a refletir sobre as particularidades da utilização de palavras no feminino e no masculino.
É importante que você circule entre as duplas problematizando as dúvidas.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade, é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema.
Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
Flexão do substantivo em gênero, número e grau.
Explicação sobre o gênero das palavras.
Texto que apresenta importante discussão sobre flexão de gênero.
Idealização NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.