Conteúdos

Este plano de aula tem como principal objetivo introduzir o conceito do gênero textual poema, conduzindo os/as estudantes a potencial pesquisa teórica — e prática — a respeito do tema. 

  • Gênero textual: poema; e
  • Produção de escrita.

Objetivos

  • Conhecer o gênero textual poema;
  • Apresentar os tipos de poema;
  • Compreender a estrutura de um poema; e 
  • Escrever um poema.

Previsão para aplicação:

2 ou 3 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Poemas e suas variações

Inicie a aula mostrando aos estudantes diferentes tipos de poema (digitais ou impressos) – sem mencionar o estilo de cada um deles (narrativo, dramático, lírico). Incentive a participação dos estudantes e lance perguntas disparadoras.

Poema narrativo

“Conta uma história, em forma de versos, e apresenta todas as características do gênero narrativo, como narrador, personagens, tempo e espaço.”

Veja mais sobre “Poema” em: Poema: o que é, exemplos, poema x poesia – Brasil Escola. Acesso em: 23.04.2023.

Poema
Disponível em: Twitter – Belas Palavras. Acesso em: 06.03.2023.

Poema dramático

“Não apresenta a voz de um narrador, pois a história se desenrola a partir das falas dos personagens, estruturadas em forma de versos.”

Veja mais sobre “Poema” em: Poema: o que é, exemplos, poema x poesia – Brasil Escola. Acesso em: 23.04.2023.

poema
Disponível em: Com base no trecho de Morte e Vida Severina.  Acesso em: 06.03.2023.

Poema lírico

“Manifesta ideias, emoções ou desejos. Não apresenta características do gênero dramático nem conta uma história.”

Veja mais sobre “Poema” em:  Poema: o que é, exemplos, poema x poesia – Brasil Escola.

poema
Disponível em: Poem: “Soneto da Fidelidade” (Vinícius de Moraes). Acesso em: 16.03.2023.
  • Qual o gênero desses textos?
  • Esses poemas possuem algo em comum?
  • O que cada um deles nos mostra?
  • Qual mensagem esses poemas querem nos passar?
  • Quais são as características mais marcantes de cada um desses poemas?

O que é um poema?

“Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

Com relação às diferenças entre poema e poesia, o poema se refere a uma estrutura textual, enquanto a poesia está relacionada ao conteúdo do texto.”

Veja mais sobre “Poema” em: Poema: o que é, exemplos, poema x poesia – Brasil Escola. Acesso em: 23.04.2023.

Características de um poema

Um poema apresenta:

  •  Versos:
    regulares: com métrica e rima;
    brancos: com métrica e sem rima;
    livres: sem métrica e sem rima.
  • Estrofes:
    dístico: dois versos;
    terceto: três versos;
    quadra ou quarteto: quatro versos;
    quinteto ou quintilha: cinco versos;
    sexteto ou sextilha: seis versos;
    sétima ou septilha: sete versos;
    oitava: oito versos;
    novena ou nona: nove versos;
    décima: dez versos.
  • O poema também pode apresentar rima:
    externa: sons semelhantes no final de diferentes versos;
    interna: rima entre a palavra final de um verso e outra do interior do verso seguinte;
    rica: entre palavras pertencentes a diferentes classes gramaticais;
    pobre: entre palavras pertencentes à mesma classe gramatical;
    emparelhada: AABB;
    alternada ou cruzada: ABAB;
    interpolada ou oposta: ABBA;
    mista: outro tipo de combinação, como ABACD;
    aguda: entre palavras oxítonas ou monossílabas tônicas;
    grave: entre palavras paroxítonas;
    esdrúxula: entre proparoxítonas;
    perfeita, soante ou consoante: correspondência completa de sons;
    imperfeita, toante ou assoante: sem correspondência completa de sons.

Veja mais sobre “Poema” em: Poema: o que é, exemplos, poema x poesia – Brasil Escola. Acesso em: 23.04.2023.

2ª Etapa: Produção de escrita

Finalizadas as investigações teóricas e a análise textual, cada estudante deverá escrever um poema. Para que a experiência seja significante para os alunos, disponibilize materiais diversos, tais como lápis de cor, revistas, tesoura, cola e papel colorido. Assim, os estudantes poderão tornar esse processo ainda mais enriquecedor.

Bom trabalho e bons estudos!

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.