Conteúdos

Este plano de aula tem como foco o trabalho com cartazes — textos expositivos que circulam amplamente na sociedade. Promover a integração dos/as estudantes às práticas sociais de leitura e escrita implica criar condições para que tenham acesso a diferentes gêneros textuais e possam atuar como leitores/as e produtores/as de textos, cumprindo diferentes propósitos comunicativos, reconhecendo as finalidades e os contextos em que esses textos são utilizados. Além disso, o trabalho com esse gênero pode oportunizar a reflexão sobre o sistema de escrita aos/às estudantes que ainda não leem ou escrevem convencionalmente. Os/as estudantes são convidados/as a pensar sobre a escrita das palavras, a escolha adequada de letras e convenções gráficas, a relação entre imagem e texto e o uso de recursos visuais que favoreçam a comunicação. Assim, o trabalho com esse gênero contribui para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita e para o avanço na compreensão do funcionamento da língua escrita em contextos reais de uso.

Objetivos

  • Ler e compreender informações em diferentes tipos de cartazes.
  • Identificar as características e a função social dos cartazes.
  • Planejar e produzir cartaz, considerando a situação comunicativa.
  • Utilizar recursos linguísticos e visuais para comunicar uma ideia ou informação em cartaz.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Gênero textual: cartaz.
  • Função social do texto.
  • Elementos que compõem os cartazes.
  • Planejamento, produção e revisão de cartaz.
  • Leitura e compreensão de cartazes.

Palavras-chave:

Cartaz; Produção textual; Leitura e análise de cartazes; Textos expositivos.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min).

1ª Etapa: Levantando os conhecimentos

  • Organize a turma em uma roda de conversa.
  • Comece levantando os conhecimentos prévios, perguntando sobre os cartazes que costumam ver no cotidiano (escola, rua, mercados, eventos).
  • Levantar hipóteses: “Para que servem os cartazes?”; “Quem escreve?”; “Para quem eles são escritos?”; “O que eles querem comunicar?”
  • Mostre exemplos (impressos ou projetados) de cartazes diversos: informativos, de campanhas, de eventos.

2ª Etapa: Exploração do gênero

  • Para essa etapa, será preciso que você, professor/a, leve alguns modelos de cartazes variados (de campanhas de conscientização, cartazes de mercados, eventos ou outros). Alguns exemplos:

  • Realize a leitura coletiva dos cartazes.
  • Faça uma análise com a turma de cada cartaz, levantando quais são as informações oferecidas em cada um.
  • Chame atenção para:
    • Palavras em destaque
    • Imagens, ilustrações ou outros elementos gráficos
    • Apresentação das informações
    • Utilização de linguagem verbal e não verbal
    • Texto curto e sugestivo, adequado ao público
    • Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores).
  • Pergunte: “O que esse cartaz comunica?”; “Como ele faz isso?”; “Em que contexto esse cartaz faz sentido?”; “Para quem ele foi escrito?” – a ideia é que os/as estudantes percebam aspectos desse gênero, compreendam o contexto, as informações presentes, a estrutura e a função comunicativa dos cartazes.
  • Analise com a turma a linguagem escrita em cada cartaz e a relação com o assunto e o local de circulação.
  • Explique a função comunicativa dos cartazes.

Professor/a, explique que o cartaz é um gênero textual informativo. Você pode usar este texto como apoio:

“A todo momento nos deparamos com algum cartaz afixado nos mais variados ambientes sociais. Tal modalidade tem como finalidade discursiva estabelecer a comunicação entre o emissor/receptor, informando acerca de um determinado evento ou instruindo sobre a organização ou localização de certos ambientes.

Outra finalidade dos cartazes está relacionada à reivindicação, como é o caso de manifestações proferidas pela sociedade em geral em decorrência de uma greve, solicitando melhorias salariais, clamando por mais segurança, saúde e outros aspectos ligados aos direitos do cidadão.

Quanto à estética que o constitui, há uma fusão entre a linguagem verbal e não verbal, pois em alguns casos, a imagem influencia de maneira decisiva no discurso proferido. No que se refere à linguagem, se trata de algo conciso e objetivo, geralmente grafado com letras maiores, com vistas a despertar a atenção do leitor.

No que se refere à finalidade discursiva, essa é norteada pela informação transmitida a um público em massa, que, por intermédio de um discurso breve, aliado à presença de imagens, estabelece uma afinidade entre os interlocutores envolvidos”.

Texto adaptado de: O cartaz – Um gênero textual informativo

3ª Etapa: Leitura e análise em grupo

  • Organize a turma em pequenos grupos.
  • Entregue a cada grupo alguns (entre dois e quatro) modelos de cartazes variados.
  • Oriente para que leiam e conversem no grupo:
    • qual é a mensagem de cada cartaz? O que cada um comunica?
    • as informações são fáceis de compreender ou falta alguma informação?
    • em qual local ou época faria sentido a exposição de cada cartaz?
    • para quem interessa saber as informações de cada cartaz?
  • Organize um momento de socialização para que os grupos compartilhem suas análises e reflexões com toda a turma.

4ª Etapa: Produção de cartaz

Proponha a escrita de um cartaz em grupos. Cada grupo deverá pensar e definir:

  • Quais são os cartazes que já existem na escola?
  • Qual mensagem ou informação ainda não tem na escola e que merece um cartaz?
  • Que tipo de cartaz faria sentido em determinado espaço? – exemplos: um cartaz no refeitório conscientizando sobre o desperdício de comida; um cartaz no banheiro orientando sobre o uso adequado para higiene do local; um cartaz no pátio informando sobre um determinado evento.

Roteiro/planejamento da escrita:

  • qual será a mensagem do cartaz?
  • o que será escrito?
  • quais serão as ilustrações desse cartaz?
  • quais materiais serão necessários (tipo de papel/tipo de caneta)?
  • quem serão as pessoas que esperamos que leiam o cartaz?
  • onde o cartaz deverá ser colocado/exposto?

A partir do planejamento, oriente para que produzam juntos/as um cartaz para que possa ser exposto em local que as pessoas consigam visualizar. Explique que é preciso revisar o texto e passar a limpo antes de expor – será importante o seu apoio nessa revisão final.

Incentive para que usem diferentes materiais (lápis, canetinha, giz – ou até mesmo colagens), oriente sobre o tamanho da letra e uso de cores variadas, pois a organização estética também é importante.

Ajude para que definam qual será o papel de cada pessoa do grupo – responsável pela escrita, pela organização dos materiais, pelas imagens, pela revisão, edição etc.

5ª Etapa: Finalização

Peça que os grupos circulem pelos espaços onde os cartazes foram expostos e leiam as produções dos/as colegas.

Organize um momento de reflexão final, para que falem sobre o que acharam dos cartazes produzidos pelos grupos, o que consideram interessante e/ou o que poderiam melhorar.

Reforce os principais aprendizados.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Renata Helene Ferreira Campos.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: Jacobs Stock Photography Ltd – Getty Images

 

Tags relacionadas

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.