Conteúdos
Este plano de aula tem como foco o trabalho com cartazes — textos expositivos que circulam amplamente na sociedade. Promover a integração dos/as estudantes às práticas sociais de leitura e escrita implica criar condições para que tenham acesso a diferentes gêneros textuais e possam atuar como leitores/as e produtores/as de textos, cumprindo diferentes propósitos comunicativos, reconhecendo as finalidades e os contextos em que esses textos são utilizados. Além disso, o trabalho com esse gênero pode oportunizar a reflexão sobre o sistema de escrita aos/às estudantes que ainda não leem ou escrevem convencionalmente. Os/as estudantes são convidados/as a pensar sobre a escrita das palavras, a escolha adequada de letras e convenções gráficas, a relação entre imagem e texto e o uso de recursos visuais que favoreçam a comunicação. Assim, o trabalho com esse gênero contribui para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita e para o avanço na compreensão do funcionamento da língua escrita em contextos reais de uso.
Objetivos
- Ler e compreender informações em diferentes tipos de cartazes.
- Identificar as características e a função social dos cartazes.
- Planejar e produzir cartaz, considerando a situação comunicativa.
- Utilizar recursos linguísticos e visuais para comunicar uma ideia ou informação em cartaz.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Gênero textual: cartaz.
- Função social do texto.
- Elementos que compõem os cartazes.
- Planejamento, produção e revisão de cartaz.
- Leitura e compreensão de cartazes.
Palavras-chave:
Cartaz; Produção textual; Leitura e análise de cartazes; Textos expositivos.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min).
1ª Etapa: Levantando os conhecimentos
- Organize a turma em uma roda de conversa.
- Comece levantando os conhecimentos prévios, perguntando sobre os cartazes que costumam ver no cotidiano (escola, rua, mercados, eventos).
- Levantar hipóteses: “Para que servem os cartazes?”; “Quem escreve?”; “Para quem eles são escritos?”; “O que eles querem comunicar?”
- Mostre exemplos (impressos ou projetados) de cartazes diversos: informativos, de campanhas, de eventos.
2ª Etapa: Exploração do gênero
- Para essa etapa, será preciso que você, professor/a, leve alguns modelos de cartazes variados (de campanhas de conscientização, cartazes de mercados, eventos ou outros). Alguns exemplos:



- Realize a leitura coletiva dos cartazes.
- Faça uma análise com a turma de cada cartaz, levantando quais são as informações oferecidas em cada um.
- Chame atenção para:
- Palavras em destaque
- Imagens, ilustrações ou outros elementos gráficos
- Apresentação das informações
- Utilização de linguagem verbal e não verbal
- Texto curto e sugestivo, adequado ao público
- Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores).
- Pergunte: “O que esse cartaz comunica?”; “Como ele faz isso?”; “Em que contexto esse cartaz faz sentido?”; “Para quem ele foi escrito?” – a ideia é que os/as estudantes percebam aspectos desse gênero, compreendam o contexto, as informações presentes, a estrutura e a função comunicativa dos cartazes.
- Analise com a turma a linguagem escrita em cada cartaz e a relação com o assunto e o local de circulação.
- Explique a função comunicativa dos cartazes.
Professor/a, explique que o cartaz é um gênero textual informativo. Você pode usar este texto como apoio:
“A todo momento nos deparamos com algum cartaz afixado nos mais variados ambientes sociais. Tal modalidade tem como finalidade discursiva estabelecer a comunicação entre o emissor/receptor, informando acerca de um determinado evento ou instruindo sobre a organização ou localização de certos ambientes.
Outra finalidade dos cartazes está relacionada à reivindicação, como é o caso de manifestações proferidas pela sociedade em geral em decorrência de uma greve, solicitando melhorias salariais, clamando por mais segurança, saúde e outros aspectos ligados aos direitos do cidadão.
Quanto à estética que o constitui, há uma fusão entre a linguagem verbal e não verbal, pois em alguns casos, a imagem influencia de maneira decisiva no discurso proferido. No que se refere à linguagem, se trata de algo conciso e objetivo, geralmente grafado com letras maiores, com vistas a despertar a atenção do leitor.
No que se refere à finalidade discursiva, essa é norteada pela informação transmitida a um público em massa, que, por intermédio de um discurso breve, aliado à presença de imagens, estabelece uma afinidade entre os interlocutores envolvidos”.
Texto adaptado de: O cartaz – Um gênero textual informativo
3ª Etapa: Leitura e análise em grupo
- Organize a turma em pequenos grupos.
- Entregue a cada grupo alguns (entre dois e quatro) modelos de cartazes variados.
- Oriente para que leiam e conversem no grupo:
- qual é a mensagem de cada cartaz? O que cada um comunica?
- as informações são fáceis de compreender ou falta alguma informação?
- em qual local ou época faria sentido a exposição de cada cartaz?
- para quem interessa saber as informações de cada cartaz?
- Organize um momento de socialização para que os grupos compartilhem suas análises e reflexões com toda a turma.
4ª Etapa: Produção de cartaz
Proponha a escrita de um cartaz em grupos. Cada grupo deverá pensar e definir:
- Quais são os cartazes que já existem na escola?
- Qual mensagem ou informação ainda não tem na escola e que merece um cartaz?
- Que tipo de cartaz faria sentido em determinado espaço? – exemplos: um cartaz no refeitório conscientizando sobre o desperdício de comida; um cartaz no banheiro orientando sobre o uso adequado para higiene do local; um cartaz no pátio informando sobre um determinado evento.
Roteiro/planejamento da escrita:
- qual será a mensagem do cartaz?
- o que será escrito?
- quais serão as ilustrações desse cartaz?
- quais materiais serão necessários (tipo de papel/tipo de caneta)?
- quem serão as pessoas que esperamos que leiam o cartaz?
- onde o cartaz deverá ser colocado/exposto?
A partir do planejamento, oriente para que produzam juntos/as um cartaz para que possa ser exposto em local que as pessoas consigam visualizar. Explique que é preciso revisar o texto e passar a limpo antes de expor – será importante o seu apoio nessa revisão final.
Incentive para que usem diferentes materiais (lápis, canetinha, giz – ou até mesmo colagens), oriente sobre o tamanho da letra e uso de cores variadas, pois a organização estética também é importante.
Ajude para que definam qual será o papel de cada pessoa do grupo – responsável pela escrita, pela organização dos materiais, pelas imagens, pela revisão, edição etc.
5ª Etapa: Finalização
Peça que os grupos circulem pelos espaços onde os cartazes foram expostos e leiam as produções dos/as colegas.
Organize um momento de reflexão final, para que falem sobre o que acharam dos cartazes produzidos pelos grupos, o que consideram interessante e/ou o que poderiam melhorar.
Reforce os principais aprendizados.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Renata Helene Ferreira Campos.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Jacobs Stock Photography Ltd – Getty Images