Conteúdos

Este plano de aula tem como objetivo introduzir o conceito do gênero textual carta, conduzindo os/as estudantes a potencial pesquisa teórica – e prática – a respeito do tema, com foco na carta pessoal.

● Gênero textual: carta;
● Carta pessoal;
● Produção de escrita; e
● Socioemocional.

Objetivos

● Conhecer o gênero textual carta;
● Apresentar os tipos de carta e as suas características;
● Compreender a estrutura de uma carta;
● Escrever uma carta pessoal; e
● Desenvolver habilidades socioemocionais.

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Carta. Gênero textual. Carta pessoal.

Ano:

Anos finais do Ensino Fundamental.

Previsão para aplicação:

2 ou 3 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: (Re)conhecendo cartas e seus tipos

Inicie a aula mostrando aos estudantes diferentes tipos de carta (digitais ou impressas) – sem mencionar o nome. Incentive a participação dos estudantes e lance perguntas disparadoras – é provável que eles identifiquem os textos como cartas.

– O que é uma carta? São todas iguais?
– Já escreveram uma carta para alguém?
– Qual a função de uma carta?

Anote no quadro as informações que forem surgindo. Em seguida, peça aos estudantes que anotem o conteúdo que segue, de forma que possam utilizar para futuras consultas.

Gênero textual: carta

Carta é um gênero textual que tem como objetivo estabelecer comunicação entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.

As cartas podem ser divididas em:
● Carta pessoal;
● Carta comercial; e
● Carta oficial.

Disponível em (adaptado): Brasil Escola.
Acesso em: 18.01.2023.

Tipos de carta

Existem diversos tipos de cartas, que servem para diferentes propósitos sociocomunicativos. Analisando o grau de proximidade entre os interlocutores, a carta pode ser pessoal, empresarial ou comercial, e oficial ou pública. Essa divisão determina o tipo de linguagem que se estabelece entre remetente e destinatário.

● Carta pessoal: estabelece comunicação entre pessoas próximas ou com vínculo individual. Isso favorece o uso de uma linguagem coloquial e a aplicação de expressões populares e gírias, além de assuntos subjetivos e/ou íntimos. A estrutura da carta pessoal também é aberta, tendo em vista que o autor pode escolher como deseja organizar as informações compartilhadas.

● Carta empresarial ou comercial: é aquela que circula no ambiente profissional e estabelece comunicação entre diferentes profissionais. Esse tipo de carta exige uma linguagem mais formal e impessoal. A mensagem deve ser objetiva e concisa, e toda relação pessoal deve ser evitada.

● Carta oficial ou pública: é o documento utilizado nas instituições públicas. Esse tipo de carta também exige uma linguagem impessoal, formal e acessível. Muitas vezes, a carta oficial não tem um destinatário único e, por isso, exige um distanciamento entre os interlocutores.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 18.01.2023.

2ª Etapa: Estrutura de uma carta

Professor/a, você poderá imprimir uma cópia para cada aluno – ou para cada dupla – ou, ainda, escrever uma carta no quadro, conforme modelo.

Escreva no quadro:
● Cabeçalho (local e data): a parte inicial da carta pode variar de acordo com o tipo de carta que você irá escrever. Entretanto, o mais comum é que se identifique a cidade e a data em que a carta foi escrita no canto superior do texto.

● Corpo do texto (saudação e assunto): é onde a mensagem é transmitida de fato. No caso das cartas pessoais, o tamanho e a organização dessa parte pode variar. Em cartas oficiais ou comerciais, o corpo do texto deve apresentar uma mensagem clara e concisa.

● Desfecho (despedida): é a parte final do texto, que pode estar acoplada ao corpo do texto ou destacada, abaixo dele. Nessa parte, o autor apresenta uma conclusão da sua mensagem, expressa uma mensagem cordial e se despede.

● Assinatura: as cartas são assinadas ao final da página. A assinatura é essencial, principalmente nas cartas comerciais e oficiais. Pode aparecer em um dos cantos ou centralizada.

Disponível em (adaptado): Brasil Escola.
Acesso em: 18.01.2023.

Os estudantes analisarão a carta apresentada e, individualmente ou em duplas, identificarão a linguagem apresentada no texto, bem como a sua estrutura – trata-se de uma carta pessoal. Peça que anotem suas conclusões.

3ª Etapa: Produção escrita

Finalizadas as investigações teóricas e a análise textual, cada estudante escreverá uma carta pessoal e o destinatário será um/a colega de sala – que será sorteado pelo/a professor/a, de modo que todos/as recebam uma carta. No assunto, deverá haver pelo menos uma qualidade do destinatário, ou uma situação legal vivida com aquela pessoa. Com as cartas em mãos, faça uma roda e solicite aos estudantes, um a um, que entreguem as cartas aos seus destinatários. Caso desejem, poderão ler em voz alta.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.