Conteúdos

Este plano de aula trata das geleiras, também chamadas de glaciares, abordando a sua formação, sua importância para a manutenção do clima do planeta, o que o seu derretimento pode acarretar e as causas para esse derretimento. Traz ainda informações acerca das medidas cabíveis para evitar as mudanças climáticas e, consequentemente, o derretimento das geleiras.

Objetivos

  • Apresentar o que são geleiras, sua formação e importância para a manutenção do clima do nosso planeta.
  • Conscientizar sobre a importância de adotarmos medidas para desacelerar as mudanças climáticas decorrentes dos impactos ambientais causados pelo ser humano.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Geleiras;
  • Mudanças climáticas; e
  • Impactos ambientais.

Palavras-chave:

Geleiras. Mudanças climáticas. Impactos ambientais.

Previsão para aplicação:

      2 a 3 aulas (50 min/aula).

Professor(a), para a aplicação deste plano, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

As etapas 1 e 2 devem ser trabalhadas juntas, em duas aulas com 50 minutos de duração cada.

Sugiro que você inicie a aula questionando qual a relação do derretimento das geleiras com as mudanças climáticas, escrevendo na lousa a seguinte pergunta: “O que vem primeiro: o derretimento que irá causar a mudança climática, ou a mudança climática que irá provocar o derretimento das geleiras?”

Enquanto os alunos refletem sobre como responder, faça uma sessão de cinema na sala de aula, com um dos vídeos sugeridos anteriormente neste plano. Ao final do filme, solicite aos alunos que respondam à pergunta inicial, incluindo em suas respostas o que são geleiras, como são formadas, o que pode causar ser derretimento e como evitar tal acontecimento. Dê um tempo para que os alunos escrevam suas respostas e depois convide os alunos para uma roda de debate sobre o vídeo e os textos.

Uma tarefa interessante para fechar a aula e dar continuidade e maior relevância à temática é a criação coletiva de um plano de ação/metas para contribuir com a redução das mudanças climáticas, com atitudes individuais e coletivas da comunidade escolar, convidando todos para participarem desse plano. Se achar interessante, convide o(a) professor(a) de geografia para participar dessas aulas.

Para os exercícios da etapa 3, você pode oferecer um tempo para os alunos resolverem na sala de aula ou solicitar como lição de casa, ficando ao seu critério tal decisão. Só não esqueça de fazer a correção compartilhada, aproveitando o momento para sanar qualquer dúvida.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Geleiras: formação e importância

As geleiras, também conhecidas como glaciares, são formadas pelo acúmulo de neve, podendo levar até 30 mil anos para se formarem. A neve, ao ser depositada, é cristalizada e compactada, dando origem às camadas que formam uma extensa massa de gelo. São mais comuns nas regiões de alta latitude (polos terrestres) e nas cordilheiras.

Para que uma geleira se forme, é necessário que o degelo seja inferior ao acúmulo de neve, razão pela qual áreas em que são registradas baixas temperaturas são as mais favoráveis para a formação e a manutenção das geleiras.

A maior geleira terrestre é a Antártica, com cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, abrigando aproximadamente 90% do gelo do planeta. A Groenlândia, o Ártico e a Patagônia são outras geleiras de grande importância, porque são essenciais para a manutenção da vida na Terra, afinal nelas se concentram quase 70% da água doce disponível.

2ª Etapa: Derretimentos das geleiras e o clima

O derretimento das geleiras, ou degelo, não só pode reduzir a quantidade de água doce disponível como também pode desencadear uma série de problemas, tais como: aumento do nível e alteração da temperatura das águas dos oceanos, redução da biodiversidade e inundações de alguns lugares, entre outros. Mas, afinal, o que pode causar o degelo?

Diante da importância das geleiras para a vida na Terra, é necessária e urgente a busca por mudanças comportamentais, mudanças nos modos de produção e no padrão de consumo da sociedade, para que possamos reduzir a emissão de gases poluentes que intensificam o efeito estufa e, consequentemente, desacelerar as mudanças climáticas em nosso planeta.

3ª Etapa: Exercícios

1) Diversas pesquisas comprovam o aumento da temperatura média global, fato que caracteriza o aquecimento global. Esse fenômeno é extremamente prejudicial para todas as formas de vida na Terra, pois causa um desequilíbrio ambiental. Nesse sentido, aponte as principais consequências do aquecimento global?

GABARITO: O aquecimento global gera uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas, modificando o regime das chuvas e secas, alterando o ciclo hidrológico, promovendo a escassez de água, tempestades e furacões, afetando diretamente a vida de vários seres. Outra consequência desse fenômeno é o derretimento das geleiras, fato que aumenta o nível dos oceanos e modifica sua temperatura. Isso agride diretamente a vida aquática, além de poder inundar algumas cidades litorâneas.

2) Como se caracteriza o processo de aquecimento global e quais os principais fatores responsáveis por esse fenômeno?

GABARITO: O aquecimento global é uma das consequências das alterações climáticas ocorridas no planeta. Muitos estudos são realizados com o intuito de estabelecer os principais causadores do aquecimento global. Atualmente, duas vertentes explicam esse fenômeno. Uma parcela da comunidade científica defende a tese de que o aquecimento global é um processo natural, argumentando que a Terra está numa fase de transição natural, saindo da era glacial e entrando na era interglacial. Outra parcela da comunidade científica alega que o aquecimento global está diretamente ligado às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa. Portanto, o aquecimento global pode ser entendido como um processo natural, entretanto as atividades humanas estão intensificando drasticamente esse fenômeno. Entre os principais fatores responsáveis pelas alterações climáticas estão: queimadas de florestas, desmatamentos, utilização de combustíveis fósseis, aterros sanitários, entre outros.

3) O aquecimento global é atualmente a maior preocupação ambiental, sendo um tema responsável por reuniões promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para buscar acordos entre diferentes países no que se refere a reduzir as causas desse processo e estabelecer soluções para as consequências do aquecimento global. Aponte as principais causas e consequências do aquecimento global.

GABARITO: Entre as principais causas e consequências do aquecimento global estão: queimadas, desmatamento, queima de combustíveis fósseis, emissão de gases poluentes, modo de produção e consumo, aterros sanitários/lixões. E as principais consequências são: derretimento das calotas polares, secas, tempestades, furacões, tufões e ciclones, redução da biodiversidade, crescimento e surgimento de desertos, alterações de ecossistemas e escassez de água.

4) Cite possíveis atitudes para minimizar o processo de aquecimento global.

GABARITO: Para a minimização das alterações climáticas é de fundamental importância uma mudança comportamental no modo de produção e consumo. Entre as possíveis atitudes a serem tomadas estão: redução do desmatamento, intensificar o reflorestamento, conter a produção industrial desenfreada, optar por produtos biodegradáveis, reduzir o consumo, realizar a reciclagem de materiais, diminuir a utilização de combustíveis fósseis e utilizar fontes de energia limpas (eólica, solar, etc.).

5) Sobre as causas e consequências do aquecimento global, é incorreto afirmar que:

a) O processo de aquecimento global será o principal responsável pela extinção de várias espécies, tanto da fauna quanto da flora.

b) A queima de combustíveis fósseis é responsável pela intensificação do efeito estufa, agravando as alterações climáticas.

c) São consequências do aquecimento global: derretimento das geleiras, aumento do nível dos oceanos, alterações de ecossistemas.

d) O aquecimento global é um fenômeno natural que está sendo acelerado devido às atividades humanas.

e) Os países desenvolvidos industrializados, principalmente Estados Unidos e as nações da União Europeia, são os únicos responsáveis pelo aquecimento global.

GABARITO: E.

Exercícios disponíveis em Brasil Escola.

Acesso em 01 de novembro de 2023.

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Plano de aula elaborado pela Prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação pedagógica: Prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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