Conteúdos
Este plano de aula aborda a formação de galáxias e as suas principais características.
Objetivos
- Compreender o conceito de galáxias; e
- Entender suas características e seus tipos.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Galáxias; e
- Estrelas.
Palavras-chave:
Galáxias. Estrelas. Via Láctea.
Previsão para aplicação:
1 a 2 aulas (50 min/aula).
Proposta de trabalho:
Professor(a), para a aplicação deste plano de aula, sugiro a seguinte distribuição de conteúdos:
- Para a etapa 1, faça uma pergunta norteadora inicial à turma sobre o que é galáxia e se eles sabem qual é a nossa galáxia. Depois que os alunos compartilharem os seus pensamentos, anote na lousa os pontos principais das ideias compartilhadas.
- Para a etapa 2, explique aos alunos a definição de galáxias e o que são esses sistemas compostos por estrelas, gás, poeira e matéria escura. É importante utilizar recursos audiovisuais neste momento, para que o tópico fique mais visual e palpável aos alunos. Trate, ainda, sobre a importância das galáxias no Cosmos e seu papel na formação de estrelas e sistemas planetários.
- Para a etapa 3, explique sobre a formação e a evolução de galáxias. É importante falar sobre o início do universo (estudo do Big Bang). A partir disso, é possível falar sobre a formação das primeiras estruturas e das primeiras estrelas, partindo para a evolução das galáxias e aglomerados. Para um spoiler da próxima aula, pode-se abordar sobre matéria escura. Nesta etapa, também é possível criar uma linha do tempo sobre a evolução das galáxias.
1ª Etapa: Introdução às galáxias
Professor, explore e use com os alunos os links sugeridos na seção “Materiais Relacionados”.
Uma galáxia é um vasto sistema composto por bilhões a trilhões de estrelas, além de gás, poeira e matéria escura, todos unidos pela gravidade. As galáxias são as principais unidades estruturais do universo, agrupando estrelas e outros objetos celestes em grandes sistemas organizados.
2ª Etapa: Estrutura e composição das galáxias
- Estrelas: A maioria das estrelas em uma galáxia está agrupada em diferentes regiões, como aglomerados estelares, ou espalhadas pelo espaço galáctico.
- Gás e poeira: O gás, principalmente hidrogênio e hélio, e a poeira interestelar são fundamentais para a formação de novas estrelas e sistemas planetários.
- Matéria escura: Embora não seja visível diretamente, a matéria escura é uma forma de matéria que não emite luz, mas cuja presença é detectada por meio de seus efeitos gravitacionais sobre a matéria visível.
- Buraco negro supermassivo: Muitas galáxias, incluindo a Via Láctea, possuem um buraco negro supermassivo em seu centro. Esses buracos negros têm massas milhões a bilhões de vezes maiores que a do Sol.
Atividades:
- Análise de imagens: Estudo de imagens reais de galáxias, para identificar suas partes.
- Modelo em 3D: Criar um modelo tridimensional de uma galáxia, usando softwares
Recursos:
- Utilizar imagens de telescópios espaciais (Hubble, James Webb) e software para criação de modelos 3D. (Stellarium)
3ª Etapa: Formação e evolução das galáxias
- Big Bang: O início do universo ocorreu há cerca de 13,8 bilhões de anos.
- Colapso gravitacional: Regiões de gás mais densas colapsaram devido à gravidade, formando as primeiras galáxias.
- Galáxias espirais e elípticas: Com o tempo, as galáxias evoluíram em diferentes tipos, como espirais e elípticas, dependendo de sua história e do tipo de interação que sofreram.
- Discos e núcleos: As galáxias espirais, por exemplo, desenvolveram discos de estrelas e braços espirais, enquanto as galáxias elípticas se tornaram mais esféricas ou alongadas.
- Formação estelar: A formação de novas estrelas continua ao longo da vida de uma galáxia, embora a taxa de formação estelar possa diminuir com o tempo.
- Evolução do gás e poeira: O gás e a poeira dentro das galáxias são reciclados por meio de processos como a formação de estrelas e supernovas, afetando a evolução das galáxias.
Materiais Relacionados
- Galáxia: o que é, tipos, formação, evolução – Brasil Escola
- O que é uma galáxia? Elas são classificadas em 8 tipos, segundo a Nasa – National Geographic
- 5 fatos surpreendentes sobre as galáxias – Espaço do Conhecimento UFMG.
VOCÊ SABIA? Viajando pela VIA LÁCTEA – conhecendo a NOSSA galaxia.
LABINOV. UNIVERSO OBSERVÁVEL – Da Terra aos grandes aglomerados de galáxias (EM ESCALA).
Plano de aula elaborado pela Professora Gabriela Ribeiro do Prado.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: Stocktrek – Getty Images