Conteúdos
Fuso Horário – Explicações sobre a diferença de horários entre os países.
Objetivos
Compreender a relação entre os fusos horários, rotação e revolução da Terra;
Entender as coordenadas geográficas e identificar a sua importância para o estudo dos fusos horários;
Indicar o horário em diferentes pontos do globo terrestre a partir da análise do fuso horário.
Antes de dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais.
1ª Etapa: Introdução ao tema
Professor, antes dos alunos iniciarem a atividade interativa, sugerimos que realize com eles um levantamento prévio do conhecimento de cada um de como se formam os dias e noites. Questione também se eles imaginam o que causa a diferença de horários entre alguns países. A partir das respostas, retome o que eles lembram sobre rotação e revolução da Terra, bem como do movimento aparente do Sol, e indique sua importância para a determinação dos diferentes fusos horários.
2ª Etapa: Exploração da atividade interativa
Solicite que os alunos acessem a atividade interativa “Fuso Horário”, disponível no NET Educação (material de apoio). Em seguida, oriente que observem a importância de saber como foram estabelecidas as coordenadas geográficas e como elas auxiliaram na criação das regiões de fusos horários.
Uma vez terminada a atividade interativa, proponha questões sobre o fuso horário, para que os alunos calculem o horário em diferentes locais (estabeleça uma determinada hora no Brasil e peça para que, contando os fusos horários, estimem que horas seriam em Pequim, por exemplo; desafie-os a descobrir o horário local de chegada de um voo, etc). Nesse momento, é importante ressaltar que a hora é aproximada, porque muitos países, como o Brasil, EUA, China e Rússia, podem decidir por não respeitar a divisão de 15 graus por fuso horário para não haver grandes discrepâncias de horário em relação ao da capital do país.
3ª Etapa: A Agenda do Secretário-Geral da ONU
Professor, as competências que serão aqui trabalhadas dizem respeito a localizar e situar eventos num quadro de referências espacializadas, cujo alcance será intermediado por saber utilizar um mapa de fusos horários e estabelecer ligações entre tempo e espaço.
Os alunos devem ser divididos em grupos que organizarão a agenda de Ban-Ki Moon, secretário geral da ONU. Você pode escolher com os alunos outras personalidades que viajam com muita frequência – presidente, cantor, corredor de Formula 1 – e montar outras missões a partir das escolhas.
Após a divisão dos grupos, os alunos deverão receber sua ficha de missão (disponível no final) em que estarão descritas as atividades a serem realizadas de forma organizar a agenda da semana, levando em conta uma série de limitações específicas.
Cada grupo terá em mãos um mapa físico do mundo, ao menos com os nomes dos países. Os resultados do trabalho devem ser anotados em dois documentos: um mapa do mundo com os trajetos e datas e uma planilha da viagem;
4ª Etapa: Encerramento
Para encerrar a atividade, proponha que os alunos apresentem a atividade realizada, as opções feitas. (há várias possibilidades de resolução). Peça que discutam sobre de quais conhecimentos aprendidos no estudo dos fusos horários eles se utilizaram na atividade proposta – os fusos horários, a rotação e revolução terrestre para detrminar as estações do ano em cada local visitado, as diferenças de horários entre os lugares, a utilização de coordenadas geográficas, latitudes e longitudes.
FICHAS DE TAREFAS
Materiais Relacionados
Para tomar contato com o tema, ou mesmo utilizar como recurso em sala de aula, sugerimos os conteúdos disponíveis nos seguintes links:
Explicação básica sobre a origem dos Fusos Horários e sua aplicação: http://www.brasilescola.com/geografia/fuso-horario.htm
Sobre a importância do entedimento das coordenadas geográficas para o estudo dos fusos horários: http://educacao.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.jhtm
Horário de Verão: http://www.aneel.gov.br/65.htm
Blog com mapas de Fuso Horários
http://geografiauesc.blogspot.com/2007/08/fusos-horrios.html
Consulte e oriente a utilização do programa Google Earth (http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html) para melhor visualizar a passagem do dia para a noite e programas de previsão do tempo www.climatempo.com.br e br.weather.com
Prepare, com antecedências as FICHAS de MISSÃO disponíveis no final deste documento e cópias do mapa-mundi com países e capitais.